sábado, 10 de dezembro de 2011

Resenha #6: Depois daquela viagem



Título: Depois daquela viagem
Autora: Valéria Piassa Polizzi
Editora: Ática
Número de páginas: 259

Sinopse: Num tom coloquial próprio dos jovens, Valéria relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas outras coisas que atormentam qualquer adolescente.Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença:Valéria contraiu AIDS aos 16 anos porque, segundo ela mesma, " transei sem camisinha". Neste livro, ela mostra como, de repente, por causa "desse detalhe", sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com seus sentimentos.Terminada a leitura, fica clara sua resolução de preservar sua condição de ser humano a toda custo,ao mesmo tempo que se esforça para humanizar a todos os que cruzam seu caminho. Depois daquela viagem é um livro triste e alegre, tocante e verdadeiro, um testemunho da coragem e da determinação de levar adiante a vida, apesar da AIDS.


Minha opinião: Valéria tinha 18 anos quando descobriu que tinha o vírus da AIDS. Ela foi contaminada pelo ex-namorado, numa época em que a AIDS era tida como doença de homossexuais e prostitutas e sinônimo de morte.
A autora nos conta nesse livro a história da sua vida após a descoberta da doença, seus pensamentos, seu modo de encarar o futuro. E como é o futuro aos olhos de uma pessoa soropositiva?  Quais suas expectativas, medos e frustrações?


Citação: " No final senti uma enorme desesperança e pena, muita pena de todos ali. Do professor, pela sua tentativa inútil de conscientizar os jovens através do medo e de lições de moral; dos jovens, pela certeza de que nada daquilo faria com que se protegessem; e de mim, por que não tive coragem de me levantar bem no meio da palestra e contestar tudo. Pra começar, dizendo e mostrando que pessoas com AIDS ou com o vírus da AIDS não são nenhum monstro. Que só ter medo e comportamento moralista nunca havia salvado ninguém. E que as pessoas têm é que encarar tudo de frente, sem tabus e preconceitos."


Ela tenta levar uma vida normal, viaja para os EUA para fazer um curso de inglês, faz amigos, conhece lugares lindos...mas o fantasma da AIDS sempre a atormentar. A não aceitação da doença e a teimosia em não tomar o medicamento é uma das coisas que mais me irritavam nela. Segundo a Valéria, o medicamento não curava nada, só ajudava a prolongar a vida da pessoa e ela não queria prolongar vida alguma.
Li esse livro a muito tempo e é uma das histórias mais tocantes que li até hoje. Eu ri, me diverti com as viagens que ela fez e sofri com seus momentos mais difíceis.Uma história linda que vale a pena ser lida. Recomendo!!!


Beijos amores ;*

9 comentários:

  1. Parece ser uma grande lição de vida esse livro... Vai pra minha listinha com certezaa!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Adorei seu blog e já e tornei seguidora!! Também te convido para conhecer o meu cantinho, vou adorar receber a sua visita!! Beijão ♥

    www.todacharmosa.com
    @pathyamorinha

    ResponderExcluir
  3. Oie amiga!
    Tenho esse livro e tbm adorei!
    Preciso reler. ^.^
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  4. Também gostei muito de ler esse livro. Ótima resenha!!!! Esse livro foi uma das primeiras resenhas lá no blog.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. EU tava na duvida se comprava esse livro (achei num sebo baratinho) e vc me ajudou a escolher!
    Adoro o jeito que vc relata sua experiencia com o livro, é bem direta e signficativa!
    beiju =)

    ResponderExcluir
  6. Que bom Nik, fico muito feliz por vc gostar da maneira como escrevo :)
    Esse livro é MUITO bom, vale a pena ler. Já reli várias vezes e não me canso.
    Bjoo meninas ;* E obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Nossa esse livro é lindo, um dos melhores cara. Acho muito triste e morro de chorar com ele, mas é MUITO legal. Livros que tratam sobre AIDS nunca me interessaram, achava meio chato, mas mudei de ideia depois de ler esse e outro: "Soul love - A noite o céu é perfeito"

    Obrigada pela visita lá no blog (http://mydearshelf.blogspot.com)
    Beijo linda ;*

    ResponderExcluir
  8. gostei muito da sinopse. parace um livro do qual gostaria bastante.
    anotei aqui
    beijos
    boa sexta

    aym - http://thislovebug.net/macchiato

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse livro, li quando tinha 13 anos, isso quer dizer, faz tempo haha
    Então, encontrei seu link em um grupo do skoob e já estou te seguindo tá?!
    Beijinhos :**

    http://londondreamylondon.blogspot.com/

    ResponderExcluir