terça-feira, 29 de maio de 2012

Um Toque Masculino: Um Agatha Christie diferente





Moças e rapazes, vejam como é estranha a vida. Neste fim de semana estava eu assistindo ao desenho Avatar: A lenda de Aang, e a minha irmã surge à porta do meu quarto com uma pergunta:
- Agatha Christie não é aquela escritora lá que Neyla gosta?
Sem entender respondi: É sim por quê?
- Eu acabei de ver um anime que leva o nome dela alí.
Minha reação na mesma hora foi pensar o que Agatha Christie tinha a ver com desenhos japoneses. Decidi conferir para saber do que se tratava aquilo, e eis que descubro: Os grandes detetives de Agatha Christie: Poirot e Marple e me surpreendi.


Agatha Christie no Meitantei Poirot to Marple, titulo original da animação, é uma adaptação em anime das histórias de Agatha Christie que usa seus personagens Hercule Poirot e Miss Marple. Uma nova personagem chamada Maybelle West, sobrinha-neta de Miss Marple, que se torna assistente junior de Poirot, e é usada para ligar os dois detetives. Maybelle é filha de Raymond West, um conhecido escritor inglês, que queria dar a filha uma educação tradicional. A garota, no entanto, sonhava em construir o próprio futuro e lutava contra as imposições do pai, mesmo sabendo o quanto ele o ama. A série, adaptando várias das mais conhecidas histórias de Poirot e Marple, foi transmitida entre 2004 e 2005. A série de mangá sob o mesmo título foi lançada em 2005. 
A série de TV é uma adaptação fiel às histórias originais e tive a sorte de comprovar isso logo no primeiro episodio, o qual era um conto que eu já havia lido dentro do livro Poirot Investiga. Geralmente são apenas um episódio de 25 minutos para uma história curta e quatro episódios para um romance. Apesar de ser uma moderna adaptação japonesa, o cenário e o espaço temporal original são mantidos. A mudança mais óbvia é a adição de Maybelle West e seu patinho de estimação, Oliver. Entretanto a presença dela não altera substancialmente o desenvolvimento do enredo. Outras mudanças são em geral de menos importância, como por exemplo, o Inspetor Japp se torna "Inspetor Sharpe" - embora ainda seja traduzido com o nome original. O significado de alguns detalhes ligados ao idioma inglês é adaptado (entretanto a pista ainda leva ao mesmo fim). 
Agatha Christie no Meitantei Poirot to Marple, é a minha dica para os amantes de literatura apreciarem um bom anime, e para os fãs de anime conheceram depois a literatura. O desenho é facilmente encontrado na internet, bastando apenas uma busca e é possível ser assistido online. O lado ruim é que está no idioma original(japonês) e legendado, mas isso é fácil abstrair quando a diversão é posta em primeiro lugar. Espero que aproveitem a dica e investiguem a fundo mais esse caso.

Ace Barros

5 comentários:

  1. Ah cara, eu lembro de ter assistido uns episódios desse anime em um fansub faz um tempinho já (na mesma época que eu peguei Red Garden pra assistir, então eu deixei esse anime de lado por Red Garden <3) e eu gostei bastante da adaptação.
    Também existe um anime sobre Sherlock Holmes em que, apesar da aparência do Sherlock ser quase a de uma Paquita, a adaptação também é bem bacana. :3

    Dica pra quem quer assistir esse (e outros, ne) animes online sem passar por nenhum problema: www.anitube.jp
    Eu sempre assisto meus animes lá (desculpa aí, já passei da fase de baixar anime (Y) ) e nunca tive problemas de nenhum tipo. (:

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Assisti 3 episódios e gostei bastante. É realmente bem fiel.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Um anime que conta as histórias da Agatha, deve ser no minímo interessante! Pena que eu tenha tanta coisa atrasada(séries e outros animes)..

    :D

    ResponderExcluir
  4. Estou bem ansiosa para ver o anime! Miss Marple é minha personagem preferida e eu a acho cativante *----*

    ResponderExcluir
  5. Não sou fã de anime(nunca cheguei a assistir), mas amoo Agatha Christie e adorei saber que as histórias dela foram, divulgadas dessa forma !
    É bacana para atrair pessoas que gostam de anime a se interessarem pelos seus livros.

    ResponderExcluir