quinta-feira, 28 de junho de 2012

Um toque masculino: Uma chance para um novo Homem-Aranha

Uma chance para um novo Homem-Aranha 


Com o filme do cabeça de teia se aproximando, resolvi montar um resumo sobre o personagem como fiz com os vingadores. Vocês podem se perguntar: “Por quê fazer um resumo sobre o personagem se já vimos a origem do homem aranha tantas e tantas vezes?” E eu te respondo facilmente: Por que muitas pessoas focam tanto em uma única fonte que fecham a mente para uma nova experiência.
Eu (pretensiosamente, talvez) quero ajudar você a ficar menos confuso ao ver o filme, ou ao menos aceitá-lo mais facilmente. Então lance sua teia e balance através dos detalhes do herói mais carismático de todos.

Herói nascido por acidente

Acho que muita gente conhece o básico da história de Peter Benjamin Parker. Nosso herói fica órfão quando pequeno, e vai morar junto com seus tios Benjamin e May Parker no Queens, na cidade de Nova York. O menino cresceu e se tornou um adolescente tímido, muito estabanado com as garotas e com poucos amigos, mas extremamente inteligente.
Aos 15 anos, durante uma demonstração de equipamentos que manipulavam radiação, Parker foi picado por uma aranha de uma espécie cujo veneno, em situações normais, é inofensivo ao ser humano. Porém, ela havia sido exposta à radioatividade do aparelho e por isso a picada provocou impressionantes mutações na genética, metabolismo e biologia do organismo do jovem Peter. Sim, a primeira origem contada do herói não passava da mais esquisita coincidência de todas. A origem que a maioria conhece aconteceu na versão Ultimate, e no filme de 2002, e novamente no novo filme, em que Peter é picado por uma aranha geneticamente alterada com propósitos científicos.
Peter por acaso quando é quase atropelado por um carro. Seu sentido de aranha o alerta do perigo e por puro reflexo ele salta e se fixa na parede de um prédio. Ainda assustado, ele escala esse prédio e amassa uma chaminé de aço como se fosse de papel por causa da força aumentada que adquirira. Peter então fica muito empolgado com seus novos poderes e, no início, pensa somente em como ganhar dinheiro com eles como qualquer pessoa comum faria (QUALQUER um, não negue). Cheio de si e ignorando seu potencial, não faz o mínimo esforço para impedir a fuga de um ladrão, que logo depois viria a matar seu tio Ben. Quando descobre que o assassino do tio é o bandido que poderia ter detido sem dificuldades, se vê tomado por um sentimento de culpa que traz uma dura lição: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". A partir de então, começa a utilizar seus poderes para combater o crime na cidade de Nova York, criando seu próprio disfarce e fazendo suas próprias roupas. Pouca gente sabe é claro que logo nas edições iniciais o cabeça de teia tentou entrar para o Quarteto Fantástico, mas foi orientado a encontrar seu caminho pois o quarteto era mais que uma equipe, era uma família.
Logo no início das suas histórias, Peter apaixonou-se por Betty Brant, secretária de seu chefe, J. Jonah Jameson. Mas não demorou muito tempo para o herói iniciar um romance com a jovem Gwen Stacy, que foi a sua grande paixão e teria sido a srª. Parker, se não fosse a sua trágica morte pelas mãos do Duende Verde (Norman Osborn).
Tempos depois, influenciado pela tia, Peter conhece a pessoa que viria a se tornar sua esposa: Mary Jane Watson, sua vizinha. Por muito tempo, ele ficou com o seu coração dividido entre as duas moças e, concomitantemente, fez o que pôde para não levantarem suspeitas acerca de sua identidade secreta.

O teioso das outras mídias e The Amazing Spider-Man

Essas explicações todas nós já conhecemos por partes, afinal, o Homem-Aranha é um dos mais famosos heróis de todos. Presente da mente de varias pessoas, o herói já está em atividade nas telinhas desde 1967 quando estreou seu primeiro desenho animado, e hoje já está na 7ª animação, Ultimate Spider-man, versão baseada no universo dos filmes dos Vingadores.
O fato de o personagem nos acompanhar desde a infância está diretamente ligado à importância dele em nossas vidas. A proximidade da antiga trilogia também é um dos responsáveis por deixar o teioso tão forte na nossa memória e gerar ainda uma pergunta: Esse novo filme é necessário?
Talvez seja realmente cedo para um recomeço da franquia, mas o homem aranha que estamos prestes a ver é totalmente diferente do que vimos no anterior. Teremos um Peter Parker mais sombrio, um adolescente mais atual do que o típico nerd de antigamente, mas um gênio como só ele pode ser. No outro lado da balança, teremos um Homem-Aranha inexperientes e totalmente debochado, como nos quadrinhos e desenhos que nos acostumamos a ver. Talvez esteja enganado, mas a presença de espírito forte dos quadrinhos deve tornar o filme muito melhor em relação ao lançado em 2002. Espero que não esteja.
Guardei muitos dos meus comentários para fazer algumas comparações depois que ver o novo filme. Que tiver alguma duvida comente, estou aqui para ajudar como puder. Vejo vocês na próxima balançando pelos prédios da vizinhança.

Ace Barros

7 comentários:

  1. Você viu que estão planejando um sidekick para o Homem Aranha nos quadrinhos? Achei meio bizarra a ideia, mas vai que dá certo né?

    Eu particularmente amei a ideia do reboot nos cinemas e não acho que seja cedo demais não. Eu acredito que um filme dele não poderia ter saído em hora melhor, pelo sucesso que teve Vingadores e pelo fechamento da trilogia do Batman do Nolan. O público tá empolgado e pedindo³ por mais filmes de heróis, e existem muitas questões sobre Homem Aranha nos Vingadores que precisam ser "apressadas" se forem realmente acontecer.

    A origem e alguns fatos da vida do Peter estão finalmente sendo contados direito (tipo OI a Mary Jane não foi a primeira namorada do Parker ok?) e os atores entraram com mais gás do que os antigos.
    Na verdade eu sempre achei a atuação da Kirsten Dunst nesse filme de extrema má vontade, então fiquei animada por saber que o novo elenco contava com a Emma Stone.

    E finalmente vão explicar o motivo do ódio do Homem Aranha pelo Duende Verde e toda a rivalidade dos dois no final desse "arco", eu espero. Nem que conte com mais uns dois filmes pra fechar a história né?

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Peter só vá treinar o rapaz, não vai demorar muito essa de Sidekick. Ele se sente responsavel pelo acidente e vai ensinar ao garoto que com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Ele nunca fica com um parceiro fixo, não deve ser agora que irá ficar.

      Eu tambem não acho cedo o reboot, mas para a maioria da spessoas os outros filmes ainda continuam fresco na mente, e só fãs de quadrinhos conseguem ver os defeitos maiores como a Mary Jane lesa ou tipo o 3º filme todo XD. Mas não torço por ele nos Vingadores, vai acabar tirando espaço para outro heroi bom.

      Vamos esperar aí pora ver o que dá.

      Excluir
  2. Eu espero mesmo que os quadrinhos tenham grande influência nessa nova adaptação. Estou bem ansiosa para ver o resultado.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Nossa Ace, eu detestava super-heróis, achava babaquices e coisa de menino, até meu namorado(hoje marido), me levar para ver o Batman, Tranformers,Homem-aranha e outros. Amei o post. Ah! Faz outro post, pós ver o filme para conversarmos mais e você dizer o que achou. Eu estou doida para assistir, pena que aqui não entrou no cinema ainda.#ansiosa.

    Ane
    http://www.diariovirtualdaane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto só tem em pré-estreia, mas assim que eu assistir é claro que volto para falar dele. Que bom quebrou um preconceito bobo, quadrinhos e heróis tem muito material bom também, procure ler algum depois. Se alguem quizer eu passo fazer um post com indicações depois.

      Excluir
  4. Oie,
    Eu gostei só do primeiro filme do antigo homem aranha e espero que esse novo realmente siga os quadrinhos e seja bem melhor que os outros.
    Parabéns pela indicação.

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não estou muito empolgada com esse novo filme do homem aranha, já que não gostei muito da ultima adaptação.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir