terça-feira, 10 de julho de 2012

Um toque masculino - O Espetacular Homem-Aranha


O Espetacular Homem-Aranha... Ou não.

  Vi o filme, voltei e estou aqui pra falar! Vocês pediram e hoje vou falar sobre O regular Homem-Aranha. Sim, eu falei regular, eles decidiram deixar o Espetacular só no título, e fizeram um filme bom, desperdiçando o potencial que tinha para ser. Tá, isso só sou eu frustrado pela expectativa, mas serei o mais imparcial possível na resenha. Lance a sua teia e vamos lá.
  Bem, em primeiro lugar, como filme, O Espetacular Homem-Aranha não faz feio. Como filme de super-herói, é uma boa diversão. Como a retratação de um dos heróis mais queridos da Marvel, o filme pisa na bola. Prefiro falar primeiro dos defeitos, pra gente já se livrar da parte mais desagradável. O Espetacular Homem-Aranha falha em duas coisas básicas: a primeira delas é a tentativa de explorar a história dos pais do Peter, algo que nunca deu certo nos quadrinhos e que voltou a falhar no filme por em certo momento do filme ele se esquecer dessa busca. A segunda falha está em não aproveitar todos os elementos inseridos na trama. Muita coisa no filme tem começo e não tem fim, a história se acelera e muito do material bom apresentado ali é mal utilizado.
  Enfim, Marc Webb tinha todos os ingredientes para fazer um filme à altura dos Vingadores e não usou. O elenco consegue dar vida aos personagens de forma crível e bem parecida com os quadrinhos, apesar das mudanças, e não consegue explorar bem as relações entre eles, deixando-as rasas.
  Agora, vamos falar de coisa boa, dos acertos do filme. O Peter Parker desse filme, é melhor que o Peter Parker de Tobey Maguire, apesar de ainda ter uma distância pro Peter dos quadrinhos. Garfield faz um ótimo trabalho interpretando o cabeça de teia, com direito as piadinhas, a inteligência e a falta de traquejo social. A inteligência de Peter é bastante explorada, mostrando o quão genial é o personagem, em contraste com o brincalhão alterego. Além de Peter, outras duas personagens dividem as atenções: o vilão Dr. Connors e a mocinha Gwen 
Stacy . O Lagarto, apesar das suas expressões faciais, agrada bastante como uma espécie de releitura do clássico O Médico e o Monstro. Connors é aquele cientista bem intencionado na sua forma humana, mas perde o controle quando se transforma no Lagarto. Emma Stone, por sua vez, é a Gwen Stacy. A personagem dos quadrinhos, tão brilhantemente desenhada por Steve Ditko, ganha vida nas telas dos cinemas de uma forma bastante interessante.
  Para concluir, O Espetacular Homem-Aranha é o mais próximo do Cabeça de Teia dos quadrinhos até o momento. Um universo foi criado para o herói e há pedaços da sua mitologia por todo o lado. A ação é boa, a trilha sonora é fantástica e os coadjuvantes mandam bem. A falha está na exploração de relações e no aproveitamento de bons personagens, como a Tia May.
  O que posso dizer a vocês é que: Fã ou não, vale a pena dar uma olhada nos cinemas. Mesmo se você não gostar do filme, por ser um filme do Homem-Aranha já vale o ingresso. A coisa boa é saber que ainda vão ter mais dois filmes, e esperar que aprendam com as falhas e façam finalmente algo espetacular. Vejo vocês na próxima, deixem seus comentários, se quiserem alguma dica é só comentar na nossa pagina do facebook. Nos vemos por aí balançando na web.

Ace Barros

6 comentários:

  1. Todo mundo falando bem do livro é bom ter algo diferente para variar, eu estou curiosa para ver esse filme por causa do Peter novo, então...


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Eu não estou muito ansiosa para assistir esse filme, mas fiquei curiosa sobre a transformação do Dr. Connors, espero que ele seja um vilão melhor que os dos outros filmes.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  3. Eu estou bem ansioso para ver esse filme, e como vou sair para o shopping amanhã vou aproveitar e ve-lo de uma vez. Eu amo a trilogia estrelada pelo tobey Maguire então fiquei com um pé atras quando esse remake foi anunciado, mas depois de ver a escolha dos atores e o fato deles estarem seguindo a história do Aranha mais fielmente eu comecei a simpatizar mais com o filme.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Fui assistir ao filme ontem e para mim foi espetacular, muito melhor do que eu esperava.
    Não conheço os quadrinhos, por isso não vou compará-los, mas a essência deste novo filme se sobrepõe aos outros!
    As atuações foram sensacionais, adorei o Homem-Aranha que o Andrew trouxe para as telas!
    Concordo com você que a questão dos pais dele foi esquecida, mas ao todo, achei o filme excelente!
    Ótima resenha!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha – Caminhos de Sangue
    Beijos,
    Nathi
    Books in Wonderland / @bookswonderland

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao vi, só quando vier pra DVD mesmo haha
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não estou muito animado para assistir esse filme. Gosto do atores, mas o filme já tinha a cara do Tobey.
    Gostei do seu ponto de vista.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir