terça-feira, 28 de agosto de 2012

Resenha: Conselho de amiga


Título: Conselho de amiga
Editora: Novo Conceito
Autor (a): Siobhan Vivian
Número de páginas: 223 páginas


Sinopse: Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Conselho de amiga foi um os livros mais aguardados por mim. Tanto é que, quando ele chegou, fiz questão de avançar um pouco o lugar dele na minha fila de leitura para poder ler logo.
Antes de iniciar a leitura, li algumas resenhas do livro e algumas não foram muito favoráveis. Eu não sou uma pessoa que se deixar impressionar com resenhas negativas, sempre dou a minha cara a tapa, afinal o que é ruim para um, pode ser bom para outro.
O livro foi uma surpresa total. Primeiro por que, pela sinopse, eu esperava a história de um jeito e ela se mostrou totalmente diferente. Segundo, por que não consegui me envolver com os personagens e isso conta muito na minha avaliação final de um livro.
Ruby é uma garota como tantas outras por aí. Mora com sua mãe e está sempre com as amigas, em especial Beth, que é a sua melhor amiga há muito tempo. No dia de seu aniversário de 16 anos, ela recebe a inesperada visita do pai, que a abandonou quando ainda era criança. O encontro não é muito positivo e ela fica sem saber qual a intenção dele em, depois de todos esses anos sem dar notícias, aparecer do nada. E justamente no dia do seu aniversário, para estragar toda a comemoração com suas amigas.
A história, basicamente, se resume aos pensamentos de Ruby com relação a seu pai, suas conversas com as amigas e a relação um tanto estranha com a mãe. No meio de tudo isso, Ruby conhece Charlie, um garoto que vai fazer com que ela consiga esquecer um pouco dos seus problemas e descobrir o amor. O romance entre eles é muito fofo e é a válvula de escape de Ruby.
As amigas, que eu imaginava que teriam um papel mais significante na vida da personagem, são um tanto apagadas. Não achei Maria fofoqueira e nem Katherine perigosa ( ela pode ser um tanto confusa e desestruturada emocionalmente, mas perigosa não). Beth é quem tem um papel mais ativo como amiga, dando seus conselhos e sempre "querendo o melhor" para Ruby.
A leitura do livro foi bem rápida e a história é leve, feita para adolescentes. Siobhan Vivian aborda temas como amizade, primeiro beijo, dramas familiares, com muita delicadeza. Apesar do nome inocente, a história possui uma pitada de drama e é uma boa pedida para o público jovem que, com certeza, irá se identificar com os problemas e anseios de Ruby. Recomendo!

15 comentários:

  1. adorei a resenha!
    estou com esse livro aqui para ler, e gosto desse tipo de história.

    tem novidades no meu blog:

    veja a minha caixa de correio especial da bienal
    em 2 partes

    caixa de correio da bienal parte 1
    http://www.lostgirlygirl.com/2012/08/caixa-de-correio-17-especial-bienal-de.html

    e parte 2
    http://www.lostgirlygirl.com/2012/08/caixa-de-correio-18-especial-bienal-de.html

    e as fotos da bienal
    http://www.lostgirlygirl.com/2012/08/fui-na-bienal-de-sp.html

    passa lá

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pela visita a meu blog... linkei o seu lá!!!:o)

    ResponderExcluir
  3. Oi Neyla! Lendo sua resenha tenho mais certeza que não quero ler esse livro, tb li várias resenhas negativas e destesto quando temos muitas expectativas e elas vão por agua abaixo na leitura...e ainda romances juvenis não me animam muito, a não ser que tenha muita estória, suspense, paixão esse tipo de coisa...que tornam a leitura excitante!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse é um livro totalmente binario.
    Estou com vontade de ler, apesar dos 1 :p

    beijos
    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  5. Louca para ler esse livro...comprei na Bienal e já está na minha listinha de leitura kkk...ansiosaaa

    bjooooks

    Lanny
    leituraeoutrostantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já li este livro e ele é super leve
    Mas não gostei da personagem principal, Ruby
    Que sempre é a vitima e nunca se impõe

    Beijos
    @pocketlibro

    ResponderExcluir
  7. Ahh fiquei com vontade de ler. Já tinha ouvido falar, mas não sabia exatamente do que se tratava. Sua resenha me deixou com vontade de ler. Muito boa! ^^
    É muito bom ler livros adolescentes de vez em quando né! :)
    Adorei o blog! Sinta-se à vontade para visitar o meu também. ;)

    Beijos,

    Lú.

    ResponderExcluir
  8. Oi Neyla, tudo bem?
    Eu também me surpreendi com esse livro, me envolvi com a história pelo fato da autora descrever tão bem os problemas da nossa fase como "jovens adultos". Achei o romance tão fofo *0*

    Beijokas

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler esse livro, apenas por curiosidade.
    Ótima resenha!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  10. Já li tanto resenhas negativas como positivas tenho vontade de ler só para saber qual seria minha opinião sobre o livro e as pesonagens, mas sinto que não vai ser um que irei gostar muito não.

    Beijos Bruna.
    Sweet Shyness

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito mais da sua resenha do que do próprio livro, rs

    Ficou ótima e você escreve muito bem!!

    Um belo jeito de descrever uma história. Parabéns!!

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ganhei um livro dessa autora e me apaixonei, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  13. Oi Neyla!
    Também vi várias resenha negativas do livro, ,as sou como você, tenho que tirar minhas conclusões, tenho lido muitos livros ultimamente por curiosidade, e este será um deles.
    Espero curtir a leitura.
    Parabéns pela resenha, me animou mais.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. O título, a capa e a sinopse me levavam a crer que a presença das amigas seria mais significativa e causaria um conflito na vida dela, mas se isso não ocorreu, então meio que perdi o interesse.
    Ótima resenha.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  15. OI Neyla!
    Eu também esperei mais deste livro.Poh conselho de amigas, não vi nada disso, só a Beth que dava uns e olhe lá, parecia mais ordem rs, como você disse, amigas apagadas. Eu gostei tanto de Não sou esse tipo de garota que achei que gostaria desse. Mas como vc disse, resenhas negativa não deve ser motivo para não se ler um livro, pois cada pessoa assimila coisas a sua maneira, mas eu não gostei tanto. Não me arrependo sabe, mas também não o lerei novamente.

    beijos :D

    ResponderExcluir