quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Um Toque Masculino: Trilha Sonora e Leitura


A Trilha Sonora e a Leitura

Nessa semana durante a leitura de um livro de fantasia desses grossos e repletos de detalhes e coisa e tal, que particularmente eu adoro, notei que devorei mais páginas que o habitual. Foram três horas de leitura seguida ao som de uma única música tocando em looping. Foi aí que tive o sinal: Será que todos notam a importância da trilha sonora em nossas vidas?
 Pensem comigo que coisa triste seria o seu filme favorito sem a trilha sonora para completar o pacote. Já imaginou a perda de dramaticidade que as cenas de novelas teriam sem os efeitos ao fundo. Uma boa trilha sonora é importante para qualquer produção visual, afinal até cinema mudo utiliza-se desse recurso para aproximar espectador do produto. E é bom deixar claro que a trilha sonora é todo o conjunto sonoro de um filme, incluindo além da música, os efeitos sonoros e os diálogos. Então canções, trilhas originais, musicas exclusivas cantadas por personagens, diálogos e até explosões contam.
Mas por que, você está falando essa bobagem toda Ace? Nada, apenas um surto. A verdade é que eu queria falar sobre a inserção que uma boa trilha sonora pode conseguir também durante a leitura. Uma trilha bem casada pode tornar a experiência de uma leitura muitas vezes melhor. Como disse no inicio eu fiquei durante três horas ouvindo a mesma musica sem enjoar. No entanto não disse que a musica tem sete versos, pouco mais de um minuto e é cantada apenas no trailer de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada.
A breve canção dos anões tornou-me uma pedra para afundar com vontade nas paginas do livro.  Aquela emoção me fez fazer esse post totalmente diferente do que faço sempre e querer saber de vocês quais são as trilhas que embalam suas leituras. Falem nos comentários, façam à conversa render no Facebook já que lá a interação a mais fácil, o importante é compartilhar.
Eu costumo ouvir bandas com musicas com a temática fantástica como Blind Guardian, Rhapsody of Fire e Sonata Arctica quando leio fantasia. Algo mais soturno quando leio mistério ou a própria Trilha Original do filme Sherlock Holmes. Há tanta coisa que ouço ao ler quadrinhos que nem vou citar nenhuma XD.
E você, o que ouve?
Ace Barros
Ps. Essa foi a musica que ouvi durante horas em looping. Confere aí!

8 comentários:

  1. Acho muito importante encontrar a trilha perfeita para o livro, adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Tem coisa mais gostosa do que ler ao som da chuva? Uso muito um site chamado Rainymood (http://www.rainymood.com/ ) Que me acompanha em toda leitura :3 , além dele ouço muita música clássica e solos de piano. E dependendo do livro ouço qualquer tipo de música! Trilha sonora de leitura é o que há! Falando nisso vi um livro chamado : apocalipse zumbi, que vinha com uma trilha sonora! fiquei interessadíssimo, pretendo comprar em breve :)

    ResponderExcluir
  3. Que música!
    Se o trailer está com uma música tão boa assim, imagina o filme *-*
    Vai ser show!!
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a música, dá um belo filme mesmo!

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tenho uma trilha sonora preferida para ler. Geralmente coloco algo no mp4 e vou ouvindo. Confesso que quando estou empolgada na leitura fico meio "surda", acabo esquecendo que tem música de tanto que fico envolvida. rsrs
    As músicas que costumo ouvir para relaxar antes da leitura são: Lea (Toto) e I can dream about you (Dan Hartman). Ambas ficam em sequência e me ajudam bastante a relaxar antes da leitura. Quem quiser conhecer, coloca no youtube que vale muito a pena :)
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Cara, acho que se eu escutasse essa música 3 horas seguidas ia parar nas minas de Moria, adorei!!
    Não costumo escutar música durante minhas leituras, mas é um caso a se pensar...
    Acho que você iria adorar o livro OLAM, dá uma olhadinha na resenha que a Rosem fez no Passional depois...
    Abraços Ace, beijos Neyla!
    Elis Culceag. www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  7. Eu li em algum lugar que estudar/ler com uma música que você sabe a letra ajuda muito na concentração. Eu geralmente escuto Who Let In The Rain da Cyndi Lauper, Orinoco Flow ou China Roses da Enya. Engraçado que eu não tinha prestado atenção que faço exatamente isso que você disse, escuto a música em looping rs

    ResponderExcluir
  8. Enquanto leio tambem escuto muito Blind Guardians e Rhapsody, adooro por demais.Escuto tambem 'Alestorm' é uma banda de metal folk muito legal e tem músicas com tema de "Piratas" e tal, pra quem gosta, recomendo!. Quando estou em uma leitura mais calma, escuto Enya, músicas instrumentais um reggae bom... e ultimamente estou escutando muito Alpha Shallows da Laura Marling. É isso! ~risos~

    Beejos!

    ResponderExcluir