quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Um Toque Masculino: Lá e de volta outra vez




O Hobbit Bilbo Bolseiro do Bolsão, vive uma vida tranquila e sossegada, sem ambições. O pequenino adorador do conforto levava uma vida sossegada até que uma visita do mago Gandalf muda sua vida de vez. Junto com o mago, chega uma comitiva formada por 13 anões, são eles: Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dorin, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin Escudo de Carvalho. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão.
Título: O Hobbit
Editora: Martins Fontes
Autor (a): J. R. R. Tolkien
Número de Páginas: 320

Inspirado pelo tema do próximo encontro do Clube do Livro - Ba, os livros de J.R.R. Tolkien, resolvi fazer uma resenha sobre o meu livro favorito do autor. Ouso dizer até que um dos meus favoritos entre todos os livros que já li.
O livro O Hobbit ou Lá e de volta outra vez, narra a aventura vivida por Bilbo, um pacato cidadão do Condado que nunca se imaginaria longe de sua casinha. Bilbo é praticamente obrigado por Gandalf, Thorin e sua comitiva a ajudar a roubar o tesouro do dragão Smaug, pois o mago estava convencido de o Hobbit era um excelente ladrão. O pequenino não acreditava naquela coisa toda e desde o inicio é um aventureiro relutante, e isso o torna um personagem fantástico.
Por se tratar de um livro infantil, sua narrativa é leve, por mais detalhista que Tolkien costume a ser. A linguagem simples e fluida torna a leitura rápida e prazerosa, sendo que os mais preguiçosos levarão apenas um fim de semana (creio eu).
Como uma boa história fantástica vários perigos e confusões esperam na jornada dos heróis. Uma curta estadia entre os elfos de Valfenda, uma enrascada com três trolls imensos e uma fuga em meio a uma caverna de orcs, uma luta com wargs, o resgate pelas grandes águias, uma estada com Beorn, o homem meio urso e muita confusão na trilha pela floresta das Trevas. A estada forçada dos anões no reino dos elfos da floresta e uma fuga nada tradicional organizada por Bilbo. E em meio a tudo isso o encontro com Gollun e o Um Anel.
Mas não é só aventura e ação que o livro tem, ele é repleto de diálogos inteligentes, humor e muitos desafios que são resolvidos graças a astucia do pequeno Bilbo. Que aliais o personagem que mais evolui durante a trama, indo de um medroso reclamão à um ladrão e herói de renome. Os anões são cômicos e puxam tanto as gargalhadas quanto a ação dentro da trama, com destaque para o balofo Bombur e o líder Thorin.
Por essas e outras coisas eu recomendo a leitura de o Hobbit para ontem. Uma nova saga de filmes está vindo aí e o inicio dessa Jornada Inesperada será em Dezembro deste ano, com continuações para Dezembro de 2013 e Julho de 2014. Assistam ao trailer e fiquem tão empolgados quanto eu.
Já preparei meu balde de pipoca, meu capacete e meu machado, espero encontrá-los na próxima semana.


7 comentários:

  1. Amei, quero muito ler logo esse livro! Primeiramente queria ler só pra participar do encontro, mas adorei a história!

    ResponderExcluir
  2. Tolkien é fantástico realmente, depois de ler O Senhor dos Anéis me apaixonei por ele e passei a procurar outros livros... O Hobbit tbm é, junto com O Senhor dos Anéis, o meu preferido dentre os livros de Tolkien, e agora com a proximidade da estréia no cinema, eu vou reler!!!

    Uma leitura deliciosa!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ace, a estória parece ótima, pena que não faz bem meu estilo literário...
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uns livros aqui dele, inclusive este.
    Mas não consegui parar para ler, infelizmente!!!

    Mas vou tentar reverter isso!!!


    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro do autor
    Mas tenho tanta vontade, é tão famoso
    E esse parece ser muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ace!
    Esse livro é tudo-de-bom, eu li uma vez pra mim, depois li ele em voz alta pra minha filha dormir, 1 capítulo por dia, quando ela tinha 5 anos, uma loucura porque eu me empolgava e cantava a música dos anões, imitava as vozes deles e ela ficava mais agitada do que calma rsrsrs...
    Enfim, eu tenho uma história de amor com esse livro, e fiquei super-mega-feliz quando soube que seria adaptado para o cinema. A família aqui está ansiosa para assistir.

    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  7. Como amante do Tolkien, quero muito ver esse filme.

    ResponderExcluir