sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Um Toque Masculino: Caminhos Fantásticos







Caminhos Fantásticos
Organizador(a): Tiago Lobo
Editora: Jambô - Páginas: 232
Lançamento: 2012 - ISBN: 9788589134729
Fala pessoal. Cá estou de novo para falar de fantasia, com o diferencial que hoje vou falar sobre um livro diferente do que falo costumeiramente. Diferente por que não se trata de uma história única como a maioria está acostumada a ler, mas sim de pequenas histórias contadas através de contos. Isso é o livro Caminhos Fantásticos.

Fruto de um concurso homônimo ao livro, realizado pela Jambô Editora ao longo dos anos de 2009 e 2010, o concurso visava selecionar contos de autores iniciantes ou experientes de todo o Brasil, para a publicação de uma antologia com esse material. Organizado por Thiago Lobo, o concurso tinha como proposta revelar novos autores e levar ao público o bom material que existe escondido ou engavetado por aí, apenas à espera de uma chance para ser contemplado. Com organização de Tiago Lobo, Caminhos Fantásticos é uma antologia sobre a Idade Média, alguns sobre a nossa própria Idade Media, outros usando de conceitos um pouco além do real (ou será que não?), e reúne contos de quatorze autores. São eles:
  • Alícia Azevedo
  • Andrio J.R. dos Santos
  • Antônio Augusto Fonseca Jr.
  • Bruno Schlatter
  • Christian David
  • Daniel L. Werneck
  • Fernando Salvaterra
  • Helena Gomes
  • Khatia Brienza
  • Marco Rigobelli
  • Madô Martins
  • Maria Apparecida S. Coquemala
  • Marlon Teske
  • Raphael Draccon
Caminhos Fantásticos me foi uma grata surpresa pois eu não tinha visto-o ainda pessoalmente. Para começar, o seu tamanho compacto favorece aquele que quer levar uma leitura consigo e não tem espaço, acreditem se quiserem eu andei com meu exemplar no bolso da bermuda. Por se tratar de um livro de contos, lê-lo enquanto espera na sala do dentista, ponto de ônibus ou onde estiver, não se torna uma agonia, pois os contos são curtos e você não ficará na curiosidade caso algo te force a parar a leitura. 
O formato de antologia pode ser algo que desagrade alguns, pois ter vários autores, estilos e abordagens diferentes do fantástico, pode dar uma quebra de ritmo e até uma esfriada na leitura por conta das diferenças entre eles. Mas isso não estraga o prazer de ler contos maravilhosos como Elegan do Andrio J.R. dos Santos, um dos melhores na minha humilde opinião. Ou ver novamente os conceitos bem bolados de Raphael Draccon no conto Aldeia dos Sopros, continuo com minha cisma dele, mas admito que é um excelente autor.
Por esses e outros motivos esse belo livro já vale a dica. E se você quiser aproveitar mais uma vai correndo na loja Jambô AQUI, e adquire o seu exemplar que da última vez que olhei estava custando apenas 10 Reais e com frete grátis para todo Brasil.
Até a próxima dica/resenha do Toque Masculino, quem sabe não nos esbarramos em um desses Caminhos Fantásticos por aí!


3 comentários:

  1. Oi Ace! Oi Neyla!
    Eu não tenho o costume de ler livros de contos, e nunca li uma antologia. Acredito que seja uma oportunidade de conhecer novos autores, e caso goste muito de algum conto em específico, procurar outras obras do mesmo autor. Então, caso eu esbarre com esse livro em um sorteio, por exemplo, trilharei esse Caminho sem medo ;)
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas =D
    Eu acho que eu vou ser minoria aqui hehe mas estou sempre acompanhando o blog. Eu adoro livro de contos, esse livro com ctz é a cara de meu irmão (que tbm gosta hehe);
    Beijão
    http://rotinadeboneca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sempre encontro novidades por aqui, não costumo ler contos, até porque as experiências que tive não foram muito boas, como este aqui está muito bem recomendado, eu daria uma chance sim.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir