quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Um Toque Masculino: Línguas de Fogo


Esse post faz parte de um combo especial Literaturando e Um Toque Masculino. Então se estiver lendo este não deixe de ler o outro, afinal porque conhecer só o livro ou a autora se pode conhecer um pouco dos dois? Siga em frente e boa leitura!

"Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade. Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome.
Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.
Até aonde você iria para ajudar um amigo? Línguas de Fogo é uma história de desafios, amadurecimento, e, sobretudo, amizade."


Há um bom tempo vi esse livro e me apaixonei pela capa, mas dei um tempo antes de comprá-lo. Tempos depois fui apresentado ao E-Book A Rainha da Primavera no mesmo universo e fiz a resenha AQUI. A resenha me abriu contato com a pessoa fofa da autora, que inclusive me ajudou a fazer uma surpresinha para a Neyla. (Se quizer conferir o que foi veja o Na Caixnha do Correio #8) Comprei o livro Línguas de Fogo com ela e não me arrependi do negócio. 
Línguas de Fogo é um livro infanto-juvenil que narra a aventura de Aisling, uma garota inocente, e as vezes ingenua, criada em uma pequena cidade do interior de Vulcannus. Toda a aventura da garota é baseada em um sentimento, a amizade que mantem desde a infância com Dharon, fiel companheiro e defensor da vila em que viviam apesar de jovem. Quando o amigo é ferido e envenenado em combate com uma Salamandra, Aisiling move mundos e fundos para salva-lo, mas o mundo não é tão puro quanto ela. Durante a jornada a jovem passa a descobrir verdades sobre a guerra presente naquele mundo, sobre a vida e suas origens.
A narrativa é simples e de fácil entendimento, apesar de alguns nomes diferentes comumente encontrados em livros de fantasia, e bastante cativante, apesar de achar um pouco rápida em algumas partes. O livro nos apresenta um universo totalmente novo, Myríade, repleto de fantasia em um cenário com um toque medieval. O mundo, apesar de mostrado no mapa no inicio é pouco explorado, mas isso se deve ao fato desse ser apenas o primeiro livro de uma série. Os personagens são bem apresentados, apesar desta apresentação ser rasa em alguns casos, mas deixa claro que o mistério poderá ser usado como gancho em algum caso futuro.
Enfim, Línguas de Fogo é um livro leve e jovial, ideal para se ler sem compromisso ou obrigação pois a diversão é garantida. É aquela pedida boa para se descansar e sair de um livro mais pesado, ou ler junto com seu filho(a)/irmãozinho(a)/aluno(a). Se eu tiver que apontar algo que me incomodou, diria que a agilidade da narrativa em alguns momentos faz com que detalhes se percam e isso inclui as batalhas que tanto agradam uma parcela do público de fantasia. Apesar disso confio no talento da Karen e no potencial da série, afinal esse é apenas o primeiro livro das Crônicas de Myríade, garanto que vou acompanhar essa evolução de perto.
Aproveitem vocês também para conhecerem essa saga, aos mais receosos recomendo que comecem pelo E-book - A Rainha da Primavera e se gostarem (e vão gostar) busquem seu exemplar de Línguas de Fogo. Nos vemos Furiosamente na próxima semana onde a fantasia nos deixar.



2 comentários:

  1. eu estou terminando de ler esse livro
    é bem tranquilo mesmo :) estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ace!
    Muito fofa essa capa e adorei a surpresa que você fez pra Neyla =)
    Parece realmente um ótimo livro para ler para as crianças, ou com elas, sempre fiz isso com minha filhota, que agora tem o hábito de leitura enraizado dentro de si.
    Acho que os filhinhos de Neyla e Ace vão aprender a ler rapidinho!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir