quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Um Toque Masculino - O Clã dos Magos






Título: O Clã dos MagosSérie: Trilogia do Mago Negro
Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito - Páginas: 448
Lançamento: 2012 - ISBN: 
9788581630007







"Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos."

O Clã dos Magos é o primeiro livro da Trilogia do Mago Negro escrito pela Australiana Trudi Canavan, mas a impressão que passa é que se tratam de dois livros. Durante a primeira parte conhecemos Sonea e a dura realidade da periferia de Imardin. Junto com ela conhecemos os magos e os "perigos" que eles representam . E é durante a Purificação que uma confusão acontece. Sonea encontra alguns amigos de longa data em confronto direto com os magos e, no meio de tudo isso os poderes mágicos da jovem despertam ao atirar uma pedra imbuída de raiva contra um mago. Os magos revidam por instinto e acabam matando um jovem, mas alguns perceberam que não fora ele o responsável pela magia.
A partir desse ponto o livro se foca em mostrar a fuga de Sonea, pois o Clã dos Magos não aceitam que exista um mago fora dele, com o apoio dos amigos, em especial Ceryni, um jovem secretamente apaixonado por ela. Em contra ponto a isso vemos também a visão dos magos e sua busca, e descobrimos que eles não são tão malvados quanto a jovem pensava. Essa primeira etapa do livro tende a se arrastar e tropeçar em um esquema de introduzir com consistência o enredo, o que acaba sendo dificil de ultrapassar. Mas as coisas mudam na segunda etapa do livro.
Sonea passa a aprender e controlar os poderes durante a segunda parte por conta da ajuda que recebe, não posso e não vou entrar nos detalhes dessa parte sem estragara leitura de quem se interessar. Contudo posso garantir que a segunda etapa vale a lentidão da primeira. O aprendizado e os detalhes sobre o tão falado Clã  dos Magos são descritos de forma com que surja em você o mesmo interesse que surge na jovem Sonea.
O livro é todo narrado em terceira pessoa e mostra as duas faces da moeda daquela realidade fantástica. Os personagens são bem construídos e conseguem sua simpatia. A inclusão e repetição de gírias, além de alguns erros de revisão as vezes incomodam, mas não prejudicam a leitura de forma alguma. É importante não desistir durante a lenta primeira parte para poder aproveitar o livro como um todo. 
O Clã dos Magos está longe de ser um livro perfeito, mas ainda sim é um livro muito bom de se ler ao passar os obstáculos  A trama promete muita coisa boa pela frente e já estou curioso para saber o que acontece no livro seguinte, A Aprendiz, também já lançado pela Novo Conceito. Mas por enquanto aguardarei tentando descobrir o que põe medo no sábio, assim que descobrir volto para contar para vocês. Até lá!



10 comentários:

  1. Oie fofa,
    nossa estou doida para ler esse liro e sua resenha só me deu ainda mais vontade!!!

    Ahhh hj é black friday, o meu livrinho esta em promoção no blog. Se conhecer alguém que quer comprar avisa a pessoa, please!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. cara eu nao sei se leria esse livro sabe, a capa eu ja nao acho tao boa ai nao ajuda muito
    sauhauh sim a capa as veezes me ajuda a comprar um livro e tals.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá eu concordo as capas dessa série não são muito legais não.

      Excluir
  3. Oi
    Parece ser um livro legal, ele me lembrou (um pouco) o livro "Estudos sobre Veneno - As Lendas de Yelena Zaltana"
    Parabéns pela resenha ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  4. Livros com esse tipo de tema me encantam!
    Sou apaixonada por magia e queria muito ter comprado na Bienal, mas estava muito caro. ;(
    Adorei a resenha.
    X Bienal Internacional do Livro do Ceará.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu li este livro logo que foi lançado, gostei bastante, principalmente por trazer a magia de uma forma diferente. Não vejo a hora de ler o segundo e saber mais sobre o Mago Negro.

    Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei bastante....recomendo...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ace!
    Será que eu aguento passar pela 1ª parte? Acho que vou esperar o lançamento dos demais livros e dependendo da positividade das resenhas, comprá-los todos juntos. Boa leitura do livrão!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  8. Olá Ace, boa noite!
    Bem tenho visto comentários a cerca desse livro, e assim como você muito ressaltam como um livro que está longe de ser perfeito, mas eu particularmente achei ele muito interessante, apesar de tudo, gosto muito da capa, gosto do lado sobrenatural e gostei muito de Sonea, achei ela forte e determinada.
    Ótima dica, gostei muito mesmo da resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ace, boa tarde!

    Bom, sinceramente eu tenho ouvido criticas parciais em relação a essa trilogia, mas necessariamente a ao primeiro livro. Uns considera a trilogia "épica", outros reclamam da forma arrastada como a autora desenvolve a narrativa do livro. Mas conviemos que a primícia da trilogia é muito interessante, e chama bastante atenção para quem gosta de livros fantasiosas como eu. Não li o livro ainda, porém estou com muita vontade ler. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir