quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nós Vimos... - Meu Namorado é um Zumbi



Hoje estreamos uma nova sessão especial aqui no blog para falarmos e recomendarmos (ou não) filmes  e séries que vimos e gostamos (ou não), algumas vezes relacionando com o livro que deu origem caso haja. Para a primeira postagem eu tive a brilhante ideia de assistir ao filme Meu Namorado é um Zumbi para combinar com a semana de postagem da resenha do livro que deu origem a ele, Sangue Quente (clica no nome para ver a resenha). Só que isso me causou uma dor enorme. Pela PRIMEIRA vez no blog serei obrigado a não ser totalmente sincero em uma postagem ou serei muito agressivo. XD É sério. Vocês entenderão a causa nos parágrafos a seguir. 

O filme:

Em um cenário pós-apocalíptico, o zumbi R (Nicholas Hoult) passa por uma crise existencial e criando laços de amizade com uma humana chamada Julie (Teresa Palmer), uma de suas vítimas por quem acaba se interessando amorosamente. O problema é que este relacionamento acaba causando uma reação em cadeia em outros mortos-vivos, mas o general Grigio (John Malkovich) não está interessado neste tipo de mudança e sim no total extermínio da ameaça zumbi. 

A história segue a mesma trama do livro (como já falei dele não vou falar novamente), mas de forma mais rápida e leve. Com uma boa carga de humor e sátira o filme é leve e divertido, embora eu não tivesse com clima para aproveitá-lo. O romance não é bem explicado, mas tem tudo para conquistar as (os) fãs do gênero, algo que pode-se chamar de fofo. A trilha sonora é o melhor do filme na minha opinião, já que a caracterização, maquiagem e cenários não são muito ricos.


As Comparações com o livro:

O filme tenta recontar a história narrada em Sangue Quente e para isso algumas mudanças são feitas. A começar pelo foco que se torna o romance de R e Julie, e não mais a confusa transformação na vida morta de R. Para que a trama passe a ser corrida muito do monólogo interno de R é perdido, e a comédia e as piadas tomam o lugar da crítica, tornando o filme mais ágil porém mais raso. Com a retirada dos palavrões e críticas o filme se torna uma versão comédia romântica juvenil  do livro que não se resume a isso.
Personagens são alterados e limitados para dar mais velocidade, inclusive aumentando a importância de alguns e evitando sua morte. A caracterização dos zumbis tornam difícil de acreditar que R é o mais conservado deles, todos parecem ser mortos recentes. Já M, melhor amigo de R, é descaracterizado totalmente, seu psicológico meio doentio e seu físico grande são substituídos por um homem de meia idade.
As mudanças são feitas de uma forma tão grande que livro e filme rompem a barreira que os liga e se tornam obras totalmente independentes, assim como Percy Jackson e O Ladrão de Raios foi distante para o seu livro.


Conclusão:

Enfim, o filme não exige muito do espectador e segue um padrão visto em muitas comédias românticas  e caso seja essa formula que o(a) agrade vá em frente e aproveite o filme a vontade. Mas caso você tenha lido o livro antes de ver o filme, meus pêsames. Se ainda se quer assistir, vá sem expectativa  talvez assim aproveite melhor o clima de romance juvenil da história e não se incomode tanto com as mudanças em relação ao original.
Caso queiram a minha opinião sincera, se é que ela serve para algo, aconselho a lerem o livro e deixarem o filme de lado ao menos por um tempo, depois assista sem esperar muito. Para quem já viu o filme e gostou(???) e/ou quem viu e não gostou aconselho ler o livro o mais rápido que puder e conhecer melhor a história que não teve espaço para ser contada naquele espaço tão curto.
Bem, foi longo, mas enfim cheguei ao fim.

Ace Barros

12 comentários:

  1. Oie, não li o livro, mas gostei do filme, é engraçado, mas realmente não tem muito o que esperar dele, pelo que você comentou o livro é bem diferente.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho um selinho pra você lá no blog.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/2013/03/selinho.html

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, e gostei muito do filme. Já sabia a história e tals, mas fui sabendo que o filme era uma comédia, então não me decepcionei. Uma amiga minha assitiu e não gostou pois ela é super fã de zumbis e esperava um The Walking Dead o que não é nem parecido.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii...
    Não li o livro, mas via de regra, sempre comentamos que o livro é melhor né... a gente se envolve mais. E olha que sou produtora audiovisual... mas não defendo a raça....kkkkkkkk
    Vou ler o livro...

    Beijinhoss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depende muito da adaptação. Existem adaptações que são muito bem feitas e você gosta dela tanto quanto dos livros. Por exemplo: A trilogia do Anel, o filme do Hobbit, Harry Potter, Código da Vinci e Anjos e Dêmonios. Ambas as mídias me agradaram muito e não sei dizer qual "melhor". No caso desse filme o que me chateou foi limar tudo que me agradou no livro em prol de um filme que atraísse mais público, principalmente feminino.

      Excluir
  5. Olá!
    Ainda não li o livro Sangue Quente e nem assisti o filme mais acho que não vou gostar porque não é o tipo de livro/filme que eu assisto/leio.

    Beijos!
    @blogscl
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Não assisto filmes e esse com certeza não faria o meu estilo...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ace!
    Não li o livro nem vi o filme por enquanto, mas as outras críticas não estão diferentes da sua! Cara, ODEIO quando descaracterizam uma história só para serem mais comerciais! Tem coisa pior? Acaba com toda a graça da obra!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Oi gente! Para evitar a decepção vou assistir o filme primeiro, depois leio o livro, pois se fizer ao contrário vou colocar vários defeitos no filme. Gostei da coluna, qual será o próximo filme??? Posso pedir?

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode pedir sim e vemos o que podemos fazer para atender! O próximo filme/série é da Neyla, mas depois volta pra mim.

      Abs.
      Ace

      Excluir
  9. Oi Neyla, oi Ace!
    Bom, eu adoro comédia romântica, então vou fazer igual a Cida, ver o filme e depois ler o livro, que também me interessou bastante pela temática diferenciada. Com a troca do nome do livro no filme já imaginei que o longa seria suavizado e romantizado.
    Adorei a coluna, beijos!!!
    Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Ainda não li “Sangue Quente”, mas talvez eu assista ao filme por curiosidade.
    Gostei da coluna *-*

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir