quinta-feira, 21 de março de 2013

Nós Vimos...: Os Goonies - O Filme

-
Cartaz Estilizado do Filme
Onde Comprar:
DVDSARAIVA - LIVRARIA DA FOLHA - FNAC
Blu-Ray:
SARAIVA - LIVRARIA DA FOLHA - FNAC 
 
Finalmente após falar do livro (AQUI) chega a hora de falar do filme Os Goonies. Sou daqueles que acreditam que bons filmes não tem data de validade, ainda mais quando o filme marca uma época. O problema é que muitos filmes acabam caindo no esquecimento, mas graças a Deus existem os saudosos na internet que desencavam essas relíquias. E esse é o papel que assumo hoje trazendo esse tesouro aqui. 

“Da imaginação de Steven Spielberg, “Os Goonies” nos apresenta uma turma de pequenos valentes, com uma surpresa em cada canto! Seguindo um misterioso mapa do tesouro por incríveis passagens subterrâneas, traiçoeiras armadilhas e um antigo navio pirata cheio de dobrões de ouro, os garotos correm para ficar um passo a frente de uma família de caras maus… e um amável monstro com um coração de herói. Uma clássica aventura familiar do início ao fim. “Os Goonies” é um tesouro do cinema, de ação empolgante, efeitos deslumbrantes e calafrios de arrasar!

Lançado no longínquo ano de 1985, o filme conta a história de um grupo de amigos vivendo seu último dia juntos, pois suas famílias serão despejadas das Docas Goon (por isso o apelido Goonie) para a construção de um campo de golfe. Os Goonies, Mickey, Brand, Bocão, Dado e Gordo, encontram um mapa do tesouro no sótão da casa dos Woalsh e partem em busca do tesouro de Willy Caolho para continuarem juntos. Juntam-se a eles nessa aventura Andy e Stef mas, além das armadilhas deixadas por Willy Caolho por entre as cavernas e trilhas subterrâneas, os garotos terão de enfrentar também uma família de bandidos italianos, Os Fratelli.
-
Os Goonies:  Dado, Mikey (com o mapa), Brand (topo), Bocão (chapéu) e Gordo (floral)
Um aventura no melhor estilo Indiana Jones carregada de humor, emoção e aventura, com um grupo de adolescentes tão diversos e tão amigos que tornam o filme único. Mikey Walsh, o garoto asmático e frágil, fã das grandes aventuras do cinema e da literatura, é o "líder" dos Goonies. Brandon Walsh, ou Brand, é o irmão mais velho atleta, um tanto ogro, mas super-protetor, que adora pegar no pé do irmão menor e só quer ter um dia de paz. Clarkie "Bocão" Devereaux é o piadista e brincalhão do grupo, embora nem sempre sejam tão engraçadas assim. É o bully do grupo e faz de Gordo a sua principal vítima. Lawrence, ou Gordo, é o medroso e comilão do grupo, conta tantos causos e estórias que ninguém dá crédito quando fala a verdade. Dado, o estereótipo do asiático inteligente, é o inventor do grupo, é fã de James Bond e criou vários apetrechos de espião para si, embora a maioria não funcione tão bem quanto planejado. Todos muito bem interpretados pelos jovens atores.
-
Elenco reunido em 2009: Jonathan Ke Quan(Dado), Josh Brolin(Brand), Steven Spielberg, Sean Astin (Mikey), Martha Plimpton (Stef), Corey Feldman (Bocão), Richard Donner, Jeff Cohen (Gordo) e Kerri Green (Andy)
Apesar de ter uma trama aparentemente simplória, como muitos outros filmes apresentados na Sessão da Tarde, Os Goonies conta com grandes nomes do cinema e alguns jovens atores que um dia viriam a se tornar grandes conhecidos do público. O roteiro é de ninguém menos que Steven Spielberg (Tubarão, E.T., Parque dos Dinossauros, entre tantos outros) e  Chris Columbus (Esqueceram de Mim, Harry Potter e A Pedra Filosofal) e dirigido por Richard Donner (Máquina Mortifera), uma equipe para ninguém por defeito.

O elenco conta com Sean Astin que interpretou Sam em O Senhor Dos Anéis, como Mikey Walsh. Corey Feldman fez vários filmes, entre eles Garotos Perdidos,Conta Comigo e Sem Licença para Dirigir, como Bocão. Josh Brolin, de Onde os Fracos Não tem Vez e Homens de Preto 3, como Brand Walsh.  Além disso a clássica dublagem brasileira da extinta Herbert Richers conta com nomes como Danton e Selton Mello ainda bem jovens. 
-
Cartoon feito com os personagens (clique para ampliar): Andy, Gordo, Bocão, Stef, Sloth, Mikey, Brand e Dado
Este é o tipo de filme que deve ser assistido levando em consideração a sua época de produção e sem chatear com alguns defeitos que hoje conseguem ser notados. Apesar de tudo, tenho certeza que o filme vai conseguir prender os mais nostálgicos e conquistar os que ainda não conhecem este tesouro. Os Goonies é um filme que, sem sombra de dúvida, marcou a década de 80 e se tornou um clássico que nunca cairá de moda e até hoje é lembrado por adultos e jovens. Um filme Indispensável em qualquer acervo. 

Espero que tenham curtido a dica, e lembrem-se Goonies Never Say Die!

Ace Barros 

5 comentários:

  1. Oi Ace, tudo bem?
    Nossa, faz séculos que não vejo esse filme, mas gosto de mais dele. Lendo o seu post me deu até saudade de assistir.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse filme essa semana eu amo esse filme adorava quando passava na seção da tarde

    ResponderExcluir
  3. Oiee =)
    estou em dúvida se vi esse filme - quase certeza que sim - mas por via das dúvidas irei ver se consigo baixar, depois do teu comentários estou curiosa.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  4. Acho que já ouvi falar
    Mas nunca assiti

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. OLá,

    É um excelente filme, também recomendo...boa dica...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir