terça-feira, 19 de março de 2013

Um Toque Masculino: Os Goonies - O Livro


Capa da Edição Simples de Os Goonies
Onde Comprar:
Edição Simples - SARAIVA 
Edição Limitada - Disponivel na Fanpage da DARKSIDE BOOKS

Os mais novos mal se lembram desse nome, talvez nem mesmo saibam do que se trata. Já os mais velhos se recordarão facilmente (ou não) de um clássico filme que alegrava a sessão da tarde no final da década de 80 e no inicio de 90. (Velho é a sua avó, tenho 22 anos, mas me respeite.) Lembro dos bons tempos de aventura e diversão com aquela turminha do barulho aprontando altas confusões atrás de um tesouro. Mas Os Goonies é mais que isso, é uma história de amizade. Sobre o filme falaremos outra hora, pois agora é a hora do livro os Goonies. 

"O clássico filme infanto-juvenil, “Os Goonies”, volta direto dos anos 80, adaptado para livro. Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças – os Goonies – encontram um mapa do tesouro no sótão de sua casa, Mickey, Brand, Bocão, Dado e Gordo partem em busca do tesouro de Willy Caolho e continuarem juntos. Juntam-se a eles nessa aventura Andy e Stef mas, além das armadilhas deixadas por Willy Caolho por entre as cavernas e trilhas subterrâneas, os garotos terão de enfrentar também uma família de bandidos italianos, Os Fratelli."

Baseado no roteiro original de Steven Spielberg e Chris Columbus (aquele mesmo que deu vida a Harry Potter nos cinemas) o livro de James Khan trás a história de um grupo de amigos vivendo seu último dia juntos, pois suas famílias serão despejadas das Docas Goon (por isso o apelido Goonies) para a construção de um campo de golfe. A única salvação para aquele grupo de amigos que não deseja se separar é que por milagre o valor exorbitante da hipoteca seja pago. Desolados e sem muito o que fazer naquele dia chuvoso, os Goonies resolvem bisbilhotar no sótão algumas peças do museu que o Sr. Walsh, pai de Mickey e Brand, guarda em casa por falta de espaço no trabalho. Nessa brincadeira o grupo acaba encontrando um mapa que supostamente indicaria onde está localizado o tesouro do famoso pirata Willy Caolho, uma quantia em ouro em jóias que poderia manter os Goonies unidos para sempre, sem se preocupar com o medo da mudança. E é nisso que os garotos apostam.
-
O livro, exceto pelos boletins policiais no inicio e fim do livro, é todo narrado pelo sonhador Mikey Walsh. O garoto asmático e frágil, fã das grandes aventuras do cinema e da literatura, é o "líder" dos Goonies. É dele que parte a ideia para a aventura e é ele o que mais tem fé que aquele tesouro é real. A narrativa é agradável e bem juvenil, afinal, o que esperar de um livro narrado por um adolescente de 13 anos? Sei que existem outros livros narrados por personagens jovens como é o caso de Percy Jackson, mas neste caso a narrativa é sincera, ela não te deixa em dúvida sobre a idade do narrador. Até os diálogos são narrados por Mikey, tornando o livro um grande relato de uma aventura vivida na adolescência, com direito ao linguajar e uma série de emoções e confusões que apenas essa fase é capaz de carregar.
-
Existem várias referências à filmes, produtos, seriados e livros antigos. Nas notas de rodapé estão sempre presentes para esclarecer e contextualizar sempre que possível cada uma delas. Mesmo contando com uma narrativa de um narrador personagem, os demais personagens são totalmente participativos e importantes para a trama. Brandon Walsh, ou Brand, é o irmão mais velho atleta, um tanto ogro, mas super-protetor, que adora pegar no pé do irmão menor e só quer ter um dia de paz. Clarkie "Bocão" Devereaux é o piadista e brincalhão do grupo, embora nem sempre sejam tão engraçadas assim. É o bully do grupo e faz de Gordo a sua principal vítima. Lawrence, ou Gordo, é o medroso e comilão do grupo, conta tantos causos e estórias que ninguém dá crédito quando fala a verdade. Dado, o estereótipo do asiático inteligente, é o inventor do grupo, é fã de James Bond e criou vários apetrechos de espião para si, embora a maioria não funcione tão bem quanto planejado.
-
Como se todos esses detalhes não fossem suficientes, a leitura é rápida e agradável,  o livro possui apenas 226 páginas, que podem ser lidas em um dia tranquilamente. Além disso para aqueles que gostam daquele detalhe a mais, foi lançada uma edição limitada para colecionadores com apenas 1000 exemplares. Eu que não sou bobo adquiri o exemplar de número 199 em capa dura e acabamento impecável, tanto externo quanto interno com ilustrações muito bacanas.
-
Capa da Os Goonies Edição Limitada de Luxo
O maior "super poder" do livro talvez seja a capacidade de atingir um público de faixa etária variada, apresentando uma aventura totalmente nova para as "novinhas" e os "novinhos" quanto despertando aquela lembrança gostosa do adulto. Espero que todo mundo aproveite o máximo que puder dessa história sobre aventura, tesouros, adolescência e amizades. Agora se me dão licença juntarei minha tripulação de amigos, hastearei a Jolly Roger e ganharei os mares em busca de tesouros e aventura. Yo-ho-ho!

Ace Barros

6 comentários:

  1. estou louca para ler, parece ser mesmo maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiie, ainda bem que não julguei o livro pela capa, adorei a resenha e me interessei muito pelo livro.
    Vou adicionar a minha listinha de desejados !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAAAH Os Goonies em livro, os Goonies mesmo?
    Nem acrediteeeeei quando eu lii! Que fofoo! Preciso compraar! Meu namorado é doido pelo filme, desde criancinha!

    Adorei a resenha! *-*

    Passa lá no meu blog, se puder ;)
    http://loveloversblog.blogspot.com
    Beeeeijo ;*

    ResponderExcluir
  4. Oi Ace e Neyla!

    Ah, achei o nome familiar, mas só lembrei mesmo do filme depois de ler a resenha. Rs :)
    Não sabia que tinha o livro, agora estou com vontade de lê-lo! Deve ser tão legal quanto ao filme.
    Adorei a capa da edição limitada, é linda!
    Ótima resenha, Ace.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse filme!!

    Meu, que capa maravilhosa!! Amei. E os detalhes que você falou, OMG!!!

    Adoro o Bocão, kkkkkkkkkkkk

    Tô em choque!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Demorei em lembrar do enredo de Os Goonies, mas gostei de saber da existência do livro. Ótima resenha!!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir