terça-feira, 26 de março de 2013

Um Toque Masculino: Sexto Alvo



Antes do "mês da mulher" chegar ao fim (como se um mês fosse algo suficiente para homenagear as mulheres) o Clube das Mulheres contra o Crime volta aos post do Coisas de Meninas com mais uma aventura da destemida detetive Lindsay Boxer e suas amigas.Como a sinopse é bastante autoexplicativa e não querendo das vez aos spoilers vou deixar os detalhes da trama de lado e guardar para vocês o prazer da descoberta.

"Quando um homem abre fogo contra uma balsa lotada no porto de São Francisco, a tenente Lindsay Boxer é imediatamente convocada. Ao chegar ao local, ela se depara com um cenário assustador: três pessoas estão mortas e sua amiga Claire Washburn encontra-se gravemente ferida. A tenente promete a si mesma que vai colocar o criminoso atrás das grades.
Trabalhando com o inspetor Richard Conklin, Lindsay consegue prender o assassino. Assim que o julgamento começa, outro caso desperta a atenção da polícia. Madison Tyler, de 5 anos, filha de um conhecido jornalista, desaparece perto de casa.
Enquanto Yuki Castellano tenta condenar o atirador da balsa à pena máxima, Lindsay tem que deter o sequestrador. Outras crianças foram raptadas, mas não houve pedido de resgate. Numa corrida contra o relógio, a tenente sabe que precisa encontrar os pequenos reféns antes que seja tarde."

Maxine Paetro e James Patterson voltam a dar vida a suas personagens em 6º Alvo, dando continuidade aos fatos ocorridos no livro anterior e adicionando novos casos. E, como é de costume, não há apenas uma trama no livro. Lindsay Boxer, figura central da história, tem sua vida virada de pernas para o ar quando é chamada para assumir um caso em que sua melhor amiga é uma das vitimas. Como se não fosse bastante, seu namoro com Joe não anda bem, sua promoção é revogada e uma série de crimes de desaparecimento de crianças cai em seu colo. Tudo isso seria insuportável sem suas companheiras de Clube das Mulheres Contra o Crime, a advogada Yuki Castellano e a repórter Cindy Thomas.
Mesmo Lindsay tendo o maior destaque, o livro repleto de ação e situações de tensão da espaço mais uma vez para o crescimento de Yuki e também para uma maior participação de Cindy. Ambas são cruciais para o desenvolvimento da trama geral e para a conexão de cada parte com Lindsay. Claire tem sua participação reduzida, mas não menos importante como pode ser visto na sinopse.
Apesar do turbilhão de situações que a detetive Boxer tem que passar e o livro contar com um grande numero de personagens femininas, falta uma maior sensibilidade na narrativa. A trama ganha corpo ao dar espaço para os demais personagens e construir bons casos de investigação e ação, mas peca quanto a emoção. Principalmente considerando o caso do sequestro infantil e possível envolvimento com pedofilia.
Mas não fiquem pensando que o livro é ruim, muito pelo contrário. A escrita em capítulos curtos e envolventes facilitam a leitura e dão agilidade a trama. E vários pontos são tocados antes de chegar ao final da trama. O desenvolvimento dos casos e as situações vividas pelos personagens são muito bem feitos e o final é tão significativo que você fica com vontade de ter em mãos a continuação, muito mais forte que a sensação que os anteriores deixaram.
Portanto, se você gosta de um bom livro policial e ao mesmo tempo procura um livro divertido que não te exija muito, 6º Alvo é uma ótima escolha e, assim como os outros da série, pode ser lido de maneira independente. Mas duvido que você não irá querer os outros...

Ace Barros

4 comentários:

  1. Das obras do James Patterson eu fico com o romance mesmo. rsrs
    Apesar de você mencionar os capítulos curtos (eu adoro, pois facilita a leitura), eu não sei se leria esse livro. Muita ação, ao menos desse tipo, para mim funciona apenas em filmes.
    Prefiro uma boa fantasia.

    Beijão.
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia esse livro, e acho que não é mto meu estilo de leitura, mas talvez eu leia se ele cair na minha mao rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Do autor li O dia da caça e o Diário de Suzana para Nicolas! Gostei muito do estilo do James, mas como prefiro romances, o Diário foi perfeito!

    Não que eu desgoste de suspense, apenas gosto mais de romances! E com certeza lerei este e outros livros do James Patterson!

    Gostei muito da resenha! Parabéns!

    Rejane Lenz
    rejanelenz@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. O enredo de “O Sexto Alvo”, não parece ser tão interessante, quanto os outros, mas ainda tenho bastante curiosidade de ler ele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir