quinta-feira, 18 de abril de 2013

Nós Vimos: A Sombra do Inimigo


 
Filme: A Sombra do Inimigo
Titulo Original: Alex Cross

EUA , 2012 - 101 minutos
Policial / Suspense
Direção: Rob Cohen
Roteiro: Marc Moss, Kerry Williamson, James Patterson (livro)
Elenco: Tyler Perry, Matthew Fox, Edward Burns, Rachel Nichols, Jean Reno, John C. McGinley, Carmen Ejogo, Cicely Tyson, Giancarlo Esposito, Stephanie Jacobsen, Werner Daehn




Sinopse: O detetive e psicólogo Alex Cross (Tyler Perry) se depara com seu maior desafio na figura de um cruel serial killer (Matthew Fox). À medida que Cross investiga seus tenebrosos assassinatos, o matador decide enviar uma sangrenta mensagem ao policial. Dominado pela raiva, Cross jura caçar o criminoso nem que seja a última coisa que ele faça em sua vida. No entanto, o psicopata continua a provocar seu inimigo, forçando-o perigosamente em seus limites como homem da lei e também como pai.

O famoso detetive Alex Cross saiu mais uma vez dos livros para as telas do cinemas no final do ano passado, e agora está pronto para entrar nas suas casas. Sim, você não entendeu errado, o detetive Alex Cross já foi visto em outros dois filmes: Beijos Que Matam (1997) e Na Teia da Aranha (2001). Em ambos foi interpretado por Morgan Freeman. Esta é a primeira vez que Tyler Perry interpreta o personagem e até que o rapaz manda bem.
O detetive Alex Cross é um bom policial, um bom pai e marido, um homem disposto a ajudar as pessoas e viver uma vida tranquila ao lado da família. Mas sua tranquilidade é abalada quando no meio da noite é chamado para investigar um assassinato quadruplo e um caso de tortura. Cross e sua equipe descobrem pistas  que os levam à próxima vitima do assassino a tempo de salvá-la, mas o assassino não fica feliz com a interferência de Cross, e decide se vingar...
A Sombra do Inimigo é um filme essencialmente de ação com toques de drama. Não aquela ação desenfreada, mas daquelas emocionantes que ocorrem nos momentos certos e deixa você ligado. Divertido e eletrizante, vale a pena conferir a transposição do personagem para outra mídia.
As atuações são satisfatórias, não há nenhum grande nome no elenco, mas a alucinada atuação de Mattew Fox como o assassino ganha todo o destaque pela comoção que gera no expectador (minha mãe e seu ódio mortal e repulsa por ele que o diga).
A trama em determinados momentos se leva tão a série que parece muito fantasiosa, mas não estraga a diversão. Mas um detalhe que reparei é que os filmes de detetives estão todos colocando seus personagens habilmente iguais, com grande poder de dedução e estranhas habilidades de distinguir situações e locais  através do cheiro. Isso ficou bom no caricato Sherlock Homes vivido por Robert Downey Jr, mas a repetição da fórmula com personagens mais sérios para demostrar habilidade fica estranho. Mas esses defeitos não tiram a diversão do filme.
Como não li o livro que dá origem a trama e não quero dar spoilers sobre as aventuras posteriores não farei comparação entre as mídias, embora alguns detalhes possam ser notados pelos conhecedores do personagem. E se você não o conhece gostaria de conhecer vou deixar aqui uma lista de títulos lançados pela Editora Arqueiro a preços baixos para você conhecer e se divertir. E espero que aproveite o filme!

Ameaça Mortal: Saraiva - FNAC
O Dia da Caça: Saraiva - FNAC
Eu, Alex Cross: Saraiva -  FNAC
Fogo Cruzado: Saraiva - Extra

Ace Barros

5 comentários:

  1. Adoro filmes com esse tema *u*
    Vou anotar o nome aqui porq quero ver se assisto ainda hoje :3

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não gostar muito do de filmes do tipo, me senti atraída pela trama. Vou tentar assisti-lo em breve!

    clandestina-a-bordo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não curto filmes nesse estilo. Prefiro os livros. Não li nenhum livro com o Alex Cross como protagonista, mas pretendo.
    Boa Dica!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Só assisto esses filmes quando meu namorado enche o saco, caso contrário vou assistir algum drama, filme idiotinha norte-americano... rs
    Mas gostei desse!
    Clicandolivros.blogspot.com.br
    Super Beijos

    ResponderExcluir