quarta-feira, 29 de maio de 2013

Nós Vimos... - Elementary/Sherlock



Hoje o Nós Vimos... vai falar de duas séries imperdíveis: Elementary e Sherlock. Ambas possuem a mesma origem e plot inicial retratar o maior detetive da literatura Sherlock Holmes, nos tempos modernos, cada qual a sua maneira. Esse não é uma postagem para comparar e dizer qual série é melhor, muito pelo contrario, quem vai dizer isso é você após assistir às duas. Mas para matar a curiosidade de vocês assumo que tenho por Sherlock um carinho maior. Um feriadão desses  ter opções bacanudas para se divertir é imprescindível.


Sherlock (Jonny Lee Miller) é um ex-consultor da Scotland Yard que chega em Nova Iorque após passar um período em um centro de reabilitação. Forçado por seu abastado pai a dividir seu apartamento com a Dra. Joan Watson, uma cirurgiã que perdeu a licença há três anos quando um de seus pacientes morreu, ele precisa se manter sóbrio e longe das drogas. Assim, Watson passa a acompanhá-lo em seu trabalho como consultor da polícia de Nova Iorque. O contato de Sherlock no departamento é o Capitão Tobias Gregson (Aidan Quinn), que o conheceu em Londres.

Elementary não é apenas uma adaptação. A série americana se propõe a criar uma releitura do clássico criado por Sir. Arthur Conan Doyle trazendo todos os elementos clássicos não apenas para a atualidade, mas para um novo continente. Muitos detalhes foram atualizados e modificados para criar uma série original e se esquivar das comparações com a série da BBC. A principal mudança está em Watson, agora Joan Watson, interpretada por Lucy Liu. Mas essa não é a única, diversas outras mudanças aparecem.
A série americana tem como foco os casos, aproveitando a extensão da temporada, deixando a relação entre os personagens em um plano secundário, principalmente no inicio. A estrutura dos episódios é semelhante a outras séries policiais americanas como Bones, Monk e até CSI. Apesar do inicio um tanto fraco, as atuações e o roteiro que mantém um ritmo bacana, fazem de Elementary uma série bastante divertida de se acompanhar. E a estranha relação entre a Dra. Watson e Sherlock é um elemento que vale a pena acompanhar de perto.


Sherlock Holmes sempre foi um homem moderno, o mundo é que envelheceu. Agora ele está de volta como sempre foi: nervoso, contemporâneo, difícil e perigoso. 
Sherlock Holmes trabalha como consultor e detetive em Londres onde divide um apartamento localizado no 221B na Baker Street com o Dr. Watson, recentemente recuperado de seu ferimento recebido servindo no Afeganistão. Juntos, eles colaboram para resolver os mistérios trazidos pela polícia ou clientes que apenas as habilidades dedutivas de Holmes pode dar a resposta correta.

Anterior a adaptação americana, Sherlock foi pensada pela BBC como uma minissérie de 3 capítulos, mas fez tanto sucesso entro o público que voltou com mais uma temporada e pode ganhar uma terceira. A produção da BBC britânica mantém-se mais fiel ao conceitos do que é Sherlock Holmes. A história é adaptada da melhor maneira possível, mantendo uma relação próxima ao livros, tanto que seu primeiro episódio Um Estudo em Rosa, faz referência direta ao primeiro livro do personagem onde ele e Watson se conhecem e passam a morar juntos: Um Estudo em Vermelho.

Os personagens mantém-se o mais tradicionais o possível, e se adaptam perfeitamente ao mundo tecnológico de hoje em dia, com Holmes tirando proveito de celulares e outros aparelhos, e Watson escrevendo suas aventuras um blog em vez de seu famoso diário. O elenco é muito bom e não há um ator que eu possa fazer uma queixa, especialmente Dr. "Bilbo" Watson e Sherlock Holmes. A relação deles é cômica e emocionante, uma estranha amizade e companheirismo fraternal. O maior defeito de Sherlock é ser uma série tão curta. Mas o bom é que você pode começar e terminá-la em um fim de semana, ou feriadão como esse.

Então, não fica aí perdendo tempo e escolhe logo por qual vai começar. Uma dica dessas não se vê todo dias, são duas séries maravilhosas que você não vai se arrepender de ver.

Ace Barros

7 comentários:

  1. Curti muito o post. Muito bem estruturado, o que eu acho até dificil, pra falar de uma série e seus tantos episodios rs
    Nunca tive a oportunidade de ver série policiais, mas acho que essa pode ser uma boa pedida. E ainda tem a Lucy Liu no elenco, e eu adoro o trabalho dela. Mais uma vez, parabéns pelo post :D Ta ótimo!
    Beijos meninas!
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    eu não conhecia, mas acho que seria legal assistir. Nunca assisti séries policiais, geralmente gosto das de comédia, mas quem sabe assistir uns episodios para ver como é.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Gente! Elementary eu ainda não assisti, mas Sherlock é a melhor adaptação do detetive que já vi, nem tanto em questões de cenário, pois as histórias dos livros são mais antigas e a série tem bastante tecnologia, mas eu virei fá porque a personalidade do detetive está perfeita, ele foi muito bem caracterizado, vejo nele o Holmes dos livros. Sem dúvidas é melhor que os filmes, este ator incorporou o personagem. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu acho que justamente, conseguir ser fiel mesmo com a mudança temporal, é o grande ponto da série. Uma adaptação não precisa ser fidedigna ao original, ainda mais quando a premissa não é essa. Essa nova roupagem serviu até para mostrar como o personagem é eterno e usual em qualquer era.

      Excluir
  4. Eu amo o Johnny Lee Miller mas acho Elementary um tanto quanto forçada, comecei a assistir e acabei abandonando. Já Sherlock, adorei desde o primeiro episódio e tô sofrendo aqui enquanto a terceira temporada não volta!

    Ah, já estou te seguindo, pode seguir de volta?

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Ace e Neyla!

    Eu adoro Sherlock Holmes, já li todos os romances e contos. <3
    Já ouvi falar de ambas as séries, mas ainda não tive oportunidade de assistir - só cheguei a ver um trecho de Elementary e gostei bastante. Achei as propostas fantásticas e diferentes! E agora que você elogiou ambas, estou aqui morrendo de curiosidade! *-*
    Amei as dicas!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Conheço ambas as séries, mas nunca as assisti.
    Acredito que gostaria mais de "Sherlock". A maneira como tudo é produzido e adaptado me convence mais. E eu tenho uma amiga super fã do Benedict! >.<
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir