quinta-feira, 23 de maio de 2013

Nós Vimos... - Reino Escondido



Reino Escondido
Título Original: Epic
EUA , 2013 - 102 min. - Animação / Aventura
Direção: Chris Wedge
Roteiro: Tom J. Astle, Matt Ember, James V. Hart, William Joyce, Daniel Shere
Elenco: Amanda Seyfried, Colin Farrell, Beyoncé Knowles, Josh Hutcherson, Christoph Waltz, Aziz Ansari, Chris O'Dowd, Jason Sudeikis, Steven Tyler
Elenco Nacional: Luisa Palomanes, Daniel Boaventura, Miriam Ficher, Sérgio Cantú, Mauro Ramos, Phellipe Maia, Marco Ribeiro, Murilo Benício. 
Cópias em 2D e em 3D


-
Uma sentença define para mim este filme:
"Por que a versão não só traduziu o título original? Épico é o que esse filme é."

A Fox Film do Brasil trouxe para nossos cinemas na última sexta-feira, 17 de Maio (meu aniversário \o/) um filme que é épico desde sua produção até o título (no caso o original: Epic). Reino Escondido é a nova animação da Blue Sky, o mesmo estúdio responsável pelos sucessos A Era do Gelo e Rio, e tem como base o livro The Leaf Men and the Brave Good Bugs (ainda não lançado do Brasil) escrito por William Joyce, autor do livro e do filme A Origem dos Guardiões. Como se não fosse bastante, a equipe de animação do brasileiro Carlos Saldanha conta com grandes nomes no elenco de dubladores, como participação dos cantores Steve Tyler e Beyoncé Knowles. E a versão nacional não fica para trás e além de grandes nomes da dublagem nacional como Marco Ribeiro ( Tony Stark em Homem de Ferro 1, 2 e 3), conta com as vozes de Murilo Benício e do meu conterrâneo Daniel Boaventura.

Reino Escondido conta a história de uma batalha entre o verde, os Homens-Folha, as forças do bem que mantêm o mundo natural vivo, e o podre, os Boggans, liderados por Mandrake, as forças do mal que querem destrui-lo. Essa batalha sempre existiu apesar do ser humano nunca ter percebido, embora um homem acredite com todas as forças na existencia desses seres. O Prof. Bomba, e sem ele saber as forças do bem e do mal, se preparam para o grande dia do solticio, onde algo especial vai acontecer. O homem só não contava que sua filha, recém orfã de mãe, fosse chegar naquele mesmo dia. Maria Catarina, ou M. C., mal chega e relação com o pai se revela fragil. Quando a adolescente voltar para a cidade se vê transportada pela magia da Rainha Dara para esse universo secreto, ela se alia a uma equipe de soldados de elite e algumas figuras exóticas para salvar o mundo deles... e o nosso."


A história do filme pode não ser tão original, mas execução do roteiro o torna uma peça rara de um trabalho bacanudo mesmo usando clichês. Apesar de manter a disputa entre o bem e o mal, e falar sobre a natureza, a história não é enfadonha e não bate na tecla da ecologia como poderia bem fazer. O roteiro de Joyce sob a batuta de Chris Wedge resulta em uma das melhores animações dos últimos tempo, em pé de igualdade com a última animação com roteiro de Joyce: A Origem dos Guardiões. 
Os personagens são muito divertidos e a relação entre eles é superbacana, e acabam um ajudando o outro a superar suas perdas. Nod é o garoto irresponsável que quer se divertir, mas encontra seu lugar no meio da jornada. M.C. é uma garota deslocada que precisa reaprender a viver com o pai, um cientista focado em seu trabalho. As lesmas são o alivio cômico do filme, e Ronin o herói inspirador. E isso é só o inicio. A versão dublada surpreendeu pela qualidade da dublagem dos atores famosos, que geralmente é esquisita, ou tosca no caso de Luciano Huck. Murilo Benício e Daniel Boaventura se encaixam perfeitamente nos papéis do Prof. Bomba e Ronin, a voz de bobo atrapalhado e a do sério guerreiro. Um encaixe tão bacana que parecem feitos para esses atores.


Além de divertido o filme é um espetáculo para os olhos. Não pouparei elogios a parte visual de Reino Escondido, pois o filme é merecedor de TODO elogio que você puder lembrar. A animação é muito bem construída: ambiente, personagens, objetos e cenários, TUDO é parte de um delicado trabalho que causa um encanto tão grande que é difícil tirar os olhos da tela um segundo. E essa sensação é ampliada quando visto em 3D. Os efeitos não são aqueles que saltam na sua cara o tempo todo, mas sim do tipo que amplia a  imersão no filme através de efeitos de profundidade, tornando a experiência única. Tudo tão hipnotizante que foi uma luta para a Neyla me dar um beijinho no meio do filme.



Deixando de lado o lado técnico e chato de jornalista, eu recomendo que você vá o mais rápido possível aos cinemas curtir esse filme ÉPICO. Leve seus filhos, sobrinhos, amigos, namorados e quem mais quiser. Ninguém vai se arrepender do espetáculo. E se por um acaso sua criança interior não tenha gritado ainda, assiste o trailer aí embaixo e deixe-a brincar. 



Ace Barros

11 comentários:

  1. Eu vi o trailer desse filme e achei muito legal, gosto de filmes de animação e aventura *-*
    A sua resenha foi a primeira que eu li e adorei *-*

    ps: tem resenha nova lá no Escuta Essa
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2013/05/resenha-o-orfanato-da-srta-peregrine.html

    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  2. Ohhh eu vi o trailer desse filme a achei mto fofo. Estou querendo assistir, mas acho que vai demorar um pouco rs

    Amo filmes de animação!!

    bjos

    http://blog.vanessasuerox.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ace e Neyla,

    Eu adoro animações! <3 Quero muito assistir esta, parece tão fofa e cheia de aventuras - duas coisas que eu gosto muito.
    Realmente, eu também fico muito brava quando a tradução muda tanto assim. Épico parece fazer muito mais sentido do que Reino Escondido. =/
    Excelente dica!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amo animação!
    O trailer é muito bom!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oi Neyla.
    Adoro indicações de filmes, ainda mais sendo animação.
    Dica anotada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Essa animação parece ser legal. Estou querendo assisti-la no cinema.
    E pelo sua opinião, percebi que você curtiu bastante.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Que animação legal, eu não conhecia e como sou fã quero ver com certeza !

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha visto o trailer dessa animação, mas curti bastante.. Vou tentar assistir em breve.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Aaaah *------------*
    Sou fã de animações, to muito ansioso pra pra ver esse filme, já vi o trailer umas duzentas vezes, kkkk

    ResponderExcluir
  10. Nada melhor que um bom filme de animação, já salvei o link aqui... Vou assistir online (vergonha).
    Ótima indicação, sucesso no seu blog.
    Bjs, http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a indicação! Achei o filme não fosse tão bom, mas pelo visto me enganei, rsrs. Pelo trailer dá para ver o quão bonito esta os efeitos *-*

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir