quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nós vimos: O enigma da pirâmide



Em 1870, na Londres vitoriana, pessoas são acometidas de alucinações em virtude de serem atingidas por um dardo, com as visões as levando à morte. É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam em uma escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona seu primeiro caso.

O enigma da pirâmide é um daqueles filmes clássicos da Sessão da Tarde nos anos 80/90. Assisti diversas vezes e, quando encontrei o DVD a venda, não pensei duas vezes e comprei para presentear a minha mãe que é grande fã da história.
Essa aventura não é baseada em nenhum livro de Sir Arthur Conan Doyle, que é o criador de Sherlock Holmes. Nesse filme, conhecemos Sherlock e Watson quando ainda são jovens. Watson é matriculado em um internato para estudar medicina e a primeira pessoa a quem conhece é um jovem um tanto peculiar chamado Sherlock Holmes. Notavelmente perspicaz, Sherlock é um jovem de grande inteligência e apaixonado pela jovem e bela Elizabeth Hardy.


Enquanto Holmes vai solucionando pequenos desafios na escola, uma onda de mortes misteriosas vai tomando conta da cidade de Londres. Alguns homens, do mesmo círculo de amizades, começam a morrer por de causas desconhecidas. O assassino, sempre vestido com uma longa capa, usa uma zarabatana para aplicar um veneno em sua vítima, o que faz com que elas tenham fortes alucinações, e some sem deixar rastros.
Quando as mortes chegam ao campo da escola, Holmes, ajudado por Watson e Elizabeth, começa uma investigação e se depara com uma seita egípcia, que venera o deus Osíris e que é responsável pela morte de algumas jovens tidas como desaparecidas.  Isso os levará a uma aventura de tirar o fôlego, onde todos são suspeitos.


Apesar de ser um filme antigo (1985), os efeitos especiais são bem bacanas para a época. O enredo é muito bom e consegue prender o espectador. Perdi as contas de quantas vezes assisti o filme e todas as vezes sentia a mesma emoção. Esse foi o meu primeiro contato com Sherlock e, possivelmente, um dos responsáveis por minha afeição a ele e às histórias cheias de mistério e suspense.
Holmes, apesar da pouca idade, já apresenta às suas características marcantes: sagacidade e uma inteligência incrível, o que o torna uma pequena celebridade na escola. Watson, por sua vez, não tem o mesmo brilhantismo do colega, mas é leal e um bom amigo, assim como conhecemos nos livros. 
Sem sombra de dúvidas, recomendo o filme. Quem ainda não assistiu, assista que vale muito a pena. Apesar de não ser baseado nos livros, não deixa nada a desejar e nem desmerece a obra de Doyle. 


Confesso a vocês que quando era pequena sentia um pouco de medo de algumas cenas (eu era criança, né gente, dá um desconto - rs), mas nem por isso deixava de assistir e de torcer para que eles conseguissem solucionar o grande mistério. Impossível não cair de amores por Holmes e Watson, que juntos formam uma dupla incrível e muito fofa.
Uma aventura que você, com certeza, não pode deixar de assistir.

13 comentários:

  1. Olá Neyla,

    Você tirou esse do fundo do baú hein....não assisti ele, mas fiquei curioso, realmente parece ser ótimo...boa dica...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amo quando deixa sua alegria e simpatia "X" em suas resenhas e dicas, torna a receptividade do que quer que seja mais fácil para quem lê o texto. É um calor tão gostoso que dá vontade de ler/assistir também. Parabéns gatona!

    Ace Barros
    Colunista do blog Coisas de Meninas
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Um filme que eu certamente adoraria, um filme antigo, clássico e muito fofo, daqueles que nos conquistam na primeira cena assistida. VocÊ descreveu bem o filme, principalmente na parte em qe antigamente tinha medo. kkkkk


    Beijos, fofa.

    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  4. Acho que nunca vi esse filme, e ele parece ser muito bom!!!! Fiquei curiosa... Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Aiiii, eu amo as histórias do SH. Tenho livros, filmes e jogo até aquele jogo da Scotland Yard, hehe. Eu vi esse filme passando na TV, mas peguei só o finalzinho. E não me lembrava o nome dele.... Adorei achá-lo aqui. Vou ficar de olho pra assistir da próxima vez que passar!!!!

    Bjnhs!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  6. Não assisti esse filme, mas fiquei curiosa. sou fã do Holmes e apesar de ele não ser baseado em livros fiquei com vontade de assistir. Achei interessante ser um Holmes teen..rsrs

    Vou procurar assistir, com certeza

    ResponderExcluir
  7. Oi Neyla.
    Nossa esse é bem antigo, mas ainda não assisti.
    Gostei da dica.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Neyla!
    Não conheço o filme e ele é antigo. Adoro filmes antigos e mais ainda no estilo "Sessão da Tarde". Geralmente são filmes agradáveis.
    Anotada a dica! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Interessante! Tem uma nova serie de livros agora que tambem trata de Holmes quando adolescente! Será que a ideia veio desse filme?

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito melhor que o atual Sherlock Holmes que tem deixado muito a desejar

    ResponderExcluir
  11. Estou me sentindo muito idosa agora, kkkkk.
    Esse foi o primeiro filme que assistimos em casa quando meu pai comprou o primeiro vídeo cassete, quando o controle remoto tinha fio.
    Esse filme era lançamento em vhs. Caraca.
    Mas é um dos meu preferidos até hoje!!

    Amei relembrar os bons tempos!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Eu amava esse filme. Assisti umas 10 vezes. Comecei a gostar do Sherlock por causa do filme. Eu tinha medo também heheheheh

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que legal, nunca tinha ouvido falar desse filme! =D
    Adoro as histórias de Sherlock Holmes, e toda série/filme baseados sempre são ótimos também! *-*
    Adorei a dica, vou procurar na internet (será que encontro? rs)
    Beijão!
    http://elastemalgumestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir