terça-feira, 9 de julho de 2013

Um Toque Masculino - Crônicas dos Senhores de Castelo: Efeito Manticore






Título: Efeito Manticore
Autor: G. Brasman e G. Norris
Série: Crônicas dos Senhores de Castelo
Editora: Verus
Páginas: 396
Onde Comprar: TRAVESSA, FNACSARAIVA






Pouca gente sabe, mas não faço parte do blog desde o inicio. Entrei um pouco depois, quase um ano e meio atrás, com a resenha de um excelente livro nacional: Crônicas dos Senhores de Castelo - Poder Verdadeiro (Resenha: AQUI). Na época um dos autores do livro deixou um comentário avisando que o segundo livro seria melhor que o primeiro. Poderia ser apenas papo de autor para convencer o leitor se ele não estivesse incrivelmente correto e vou dizer a razão...

"Antigos heróis retornam, novos Senhores de Castelo surgem. E, em um planeta desconhecido, o inimigo finalmente se revela. Na segunda parte das Crônicas dos Senhores de Castelo, Kullat, Thagir, Laryssa e Azio, acompanhados de três novos Senhores de Castelo, unem-se ao rei de Agas´B para celebrar a liberdade, a paz e a prosperidade no reino. Mas, comandado pelo misterioso feiticeiro Volgo, um grupo de vilões ataca inesperadamente e sequestra um de nossos heróis.
Este é o início de uma empolgante jornada de resgate, repleta de desafios e perigos, partindo do reino de Agas´B, passando pelos Mares Boreais e chegando a um planeta totalmente desconhecido. Criaturas mágicas nunca vistas, uma batalha naval violenta e a fúria da natureza são pequenos desafios se comparados ao que os amigos terão de enfrentar: o ninho das temíveis criaturas chamadas manticores."

Três anos se passaram após o primeiro livro e nossos heróis  ainda colhem os louros da vitória, mas o vilão Volgo planeja usar um dele como peça para ter acesso a mais poder. A Sinopse já dá informações suficientes para entender o que se passou até então sem dar Spoilers do livro anterior e eu também não farei isso. Não tem graça tirar a diversão de outra pessoa e diversão não falta nas Crônicas de Senhores de Castelo.
Retornar ao multiverso criado G. Brasman e G. Norris é algo extremamente prazeroso e a diversidade criada pelos autores é um deleite aos fã de fantasia e ficção científica  Sim, se você não sabe, o livro tem elementos de ambas vertentes, com referências a vários clássicos de ambas as realidades. Tecnologia, magia, raças e planetas variados dão origem a uma mitologia própria e extremamente rica em detalhes que te prendem e conquistam pela originalidade e criatividade.
Há uma evolução nos personagens provenientes do primeiro livro, tanto na parte física quanto no modo de pensar, o destaque fica novamente com o autômato Azio, cada vez mais "humano" e menos mecânico, e também com o Castelar Thagir e as complicações que o levam a uma difícil decisão ao fim do livro. 
Os autores optam novamente por uma narração dinâmica, dando agilidade aos acontecimentos e impedindo que a trama se torne maçante nos pontos de menor intensidade de ação. Mais uma vez essa agilidade se torna um inimigo dos que desejam conhecer mais a fundo os personagens, que apesar únicos e carismáticos, se apresentam de forma rasa. Contudo isso não atrapalha a leitura de forma alguma, pois o enredo equilibra a balança. 
Crônicas de Senhores de Castelo: Efeito Manticore é um livro bacana e muito divertido, recomendado para quem está a procura de uma leitura ágil, leve e sem compromisso, ideal para encarar aquela ressaca deixada por uma leitura mais dura. 





Ps. Além de tudo isso o livro registra o primeiro encontro entre realidades da literatura brasileira, com partição direta da criação do autor Estus Daheri durante a trama.

8 comentários:

  1. Que interessante esse livro, não conhecia e gostei de ficar sabendo sobre ele.
    Valeu a dica
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. E VOU DIZER UMA COISA..O LIVRO 3 QUE SE´RA LANÇADO ESTE ANO NO BRASIL,,SERÁ O MELHOR DE TODOS..AGUARDEMMMMM

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada que tivesse ficção científica em seu conteúdo. Não faz muito o meu estilo, mas achei interessante essa trama. Vou procurar saber mais a respeito dessa série.... Valeu pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não me empolguei muito com a história, talvez seja menininha demais pra ele, mesmo assim vou ler a resenha do primeiro livro e ver se acho mais interessante.

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    menina não me lembro nem de conhecer a série, muito menos o livro uahauhaua

    mas parece ser divertido.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa que diferente! Fiquei curiosa de verdade agora :D

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas não é o tipo de leitura que me chama atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já sei o que dar de presente para o meu marido, ele vai adorar.

    ResponderExcluir