terça-feira, 2 de julho de 2013

Um Toque Masculino - Superman Terra Um - Vol. 1 & 2


Não adianta choramingar, o Coisa de Meninas abraça toda causa. E quadrinhos são responsáveis pela alfabetização de uma enorme parcela da população, incluindo a mim. Mas você pode questionar: Quadrinho é coisa de menina? Eu respondo com orgulho: Uma história bem escrita não tem sexo. E  é isso que trago hoje.
Os(as) leitores(as) mais antigos(as) estão acostumados(as) comigo falando um monte de quadrinho aqui quando um filme se aproxima. No mês passado estreou em terras americanas o novo filme  do Superman, O Homem de Aço, que ainda vai demorar umas semanas para chegar por aqui, mas não faz mal se preparar um pouco com uma boa leitura. Se você continua achando que quadrinhos não rendem boas histórias pode ir falar com a Fantasy - Casa da Palavra para tirar o livro Os Últimos Dias de Kripton das lojas já que a ficção conta a história do planeta natal do Superman.
Não se preocupe, não irei recomendar um quadrinho que você precise acompanhar mensalmente nas bancas, mas sim duas histórias fechadas encadernadas e super bonitas. Agora, para o alto e avante!

                                                                                                                    


Título: Superman - Terra UM - Vol. 1
Editora: DC Comics/ Panini Comics
Autor: J. Michael Straczynski
Arte: Shane Davis
Número de páginas: 140 páginas
Onde Comprar:  SARAIVA - LIVRARIA DA TRAVESSA

"Clark Kent é diferente. Ele pode voar, ver através das paredes e incinerar objetos com seu olhar. Ele é um deus entre os mortais. Mas está sozinho e sem um propósito. Como a maioria dos jovens de vinte e poucos anos, não sabe o que quer da vida. Pode escolher trabalhar com qualquer coisa: esportes, ciências, finanças ou dentro da mídia. O céu é o limite… se ele esconder seu poder e sua verdadeira identidade do resto do mundo!
Mas quando naves de outros planetas escurecerem nosso céu e ameaçam nossa existência na Terra, Clark precisará tomar a decisão mais importante de sua vida: revelar-se para o mundo, sacrificando sua chance de ter uma vida normal… ou deixar todo planeta a sua volta morrer."

Superman: Terra Um, Vol.1, reconta e atualiza a origem do Superman de uma forma nova e diferente. Clark Kent é um jovem rapaz recém chegado na cidade grande, aspirando fazer algo grandioso apesar das inúmeras dúvidas que cercam seu futuro. O jovem sabe de seus dons, sabe de seu potencial e pretende fazer algo com isso: conseguir destaque na profissão que escolher.
Straczynski desconstrói o mito do Superman e nos devolve uma trama mais humana, afinal Clark foi criado entre "nós" e como todos nós te dúvidas e fraquezas humanas, inclusive tirar vantagem de suas capacidades. Há também toda a questão em torno de usar essas mesmas capacidades para o bem quando uma ameaça chega ao planeta: Abdicar de uma vida normal e salvar o mundo ou deixá-lo ser destruído. Em meio a tudo isso o personagem é construido de maneira bem madura, e a trama segue um roteiro bacana e mesmo não sendo algo perfeito dá gosto de ler.
Se você nunca leu nada sobre o personagem ou não acompanha os periódicos faz bastante tempo, essa é uma excelente oportunidade para fazer isso. A arte de Shane Davis acompanha o roteiro de Straczynski de forma simbiótica e geram uma das histórias mais bacanas, emocionantes e divertidas que li nos últimos tempos. E nisso estou incluindo os livros.

                                                                                                                    

Título: Superman - Terra UM - Vol. 2 
Editora: DC Comics
Autor: J. Michael Straczynski
Arte: Shane Davis
Onde Comprar:  Ainda não disponível no Brasil - AMAZON USA

"Em Superman: Terra Um, VOL. 2, o jovem Clark Kent,  um pouco mais estável,  ainda está lutando para encontrar o equilíbrio em Metropolis, tanto como repórter quanto para seu alter-ego super-herói, Superman. Quando um vilão novo e poderoso ameaça Metropolis e drenar todos os seus poderes, Superman vai aprender pela primeira vez o que significa ser vulnerável - em outras palavras, o que significa ser verdadeiramente humano"

Dando seguimento direto ao que escreveu no primeiro volume J. Michael Straczynski retorna com uma história ainda mais humana. Clark é cobrado cada vez mais como profissional e o Superman tem que, cada vez mais, se segurar para não acabar infligindo leis para trazer a paz ao mundo. Em meio a conflitos internos e externos, um novo vilão surge e muda a vida de Clark completamente. Esse inimigo tem o poder de drenar sua energia e torná-lo humano.
Nesse emocionante volume descobrimos o quão difícil foi a vida de Clark, sem amigos, sem contato humano, solitário em uma fazenda para que, nem por acidente, mostrasse ao mundo o quanto era diferente. Era sempre mediano na escola para que ninguém reparasse em suas capacidades, nunca pode dançar, beijar e ter uma namorada. Vemos também o quanto é difícil ter poder para derrotar exércitos, matar ditadores e "monstros" para trazer a paz mundial, e não fazer para não sacrificar-se em meio a destruição.
Nunca tinha chorado me emocionado lendo um quadrinho antes até ler essa peça rara. Enquanto a maioria dos quadrinhos trabalha de forma rasa seus personagens, em Superman: Terra Um, VOL. 2, Straczynski cria um laço emocional forte entre o leitor e a trama.
Embora de forma geral essa não seja uma obra prima literária, e o próprio prólogo consegue diminuir o valor da obra, essa é uma história que vale a pena ser lida por toda a carga emocional contida nela. Apesar de ainda não estar disponível para compra no Brasil, é possível encontrá-la traduzida e gratuita para download em sites especializados nacionais, basta procurar.
Esta principalmente recomendo que leia da forma que puder, pois vale muito cada minuto de leitura.

Ace Barros

8 comentários:

  1. Não costumo acompanhar as HQ
    Mas gosto bastante dos filmes

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    eu até gosto de HQ, mas não curto nada o Super Man rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. cara eu adoro ler uma q, as ão sou uma das fãs do clark sabe

    ResponderExcluir
  4. Cara, quadrinhos são super especiais!
    Confesso que nunca fui amante deles, mas sempre achei bastante interessante. E claro, o mais importante é achar meios e métodos para fazer a garotada se apaixonar por eles.


    Beijos♥
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive muito o hábito de ler quadrinhos. Mas até que me lembro de alguns que li muito antigamente..... Atualmente, não me interesso por eles....

    ResponderExcluir
  6. Oi Ace, oi Neyla! =)

    Ah, eu gosto muito de quadrinhos! Seja de super-heroi, ou baseado em algum livro... E acho muito bacana que as pessoas estejam lendo mais ultimamente.
    Ótima dica, especialmente porque o filme do Superman vai estrear ou já estreou (agora fiquei confusa... Rs). Mas, infelizmente, ele é um dos poucos super-herois de que eu não gosto.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Um clássico, para os fãs, um prato cheio.

    ResponderExcluir
  8. Ótima materia, concordo com tudo que vc disse. Uma das melhores histórias já contadas de super heróis e tambêm me emocionei lendo o volume 2. Alem de apresentar um vilão clássico do superman, o parasita! Uma das melhores histórias do superman, A melhor recomendação para os novatos

    ResponderExcluir