terça-feira, 27 de agosto de 2013

Nós Vimos...: Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos


Mais uma saga literária "adolescente" chega para atrair seus fãs aos cinemas e também alguns curiosos e amantes da sétima arte. Muitos já se perguntam até quando os cinemas estarão com essas sagas adolescentes "todas iguais" sem nem mesmo dar a chance ao filme, outros "críticos amadores" já definem como: Uma mistura de Crepúsculo com Harry Potter.(Ouvimos isso na sessão. Sério!) Neyla e eu resolvemos então nos unir para fazer um post a quatro mãos sobre o filme: A visão de leigo no assunto, mas que gosta de cinema e de alguém que já acompanha a série e conhece a história. Como será Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos  se saiu com dois públicos diferentes? Não desgruda daí e verá.

Sinopse: "Clary Fray presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com o amigo Simon e o caçador de demônios Jace Wayland, mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão."

 
Filme X Adaptação 

Primeiro a minha opinião como parte do público geral. Como muitos, tudo que eu sabia sobre o filme era que se tratava de mais uma adaptação de um livro chegando aos cinemas (alguns desinformados nem isso sabem). Quando anunciado ninguém sabia se podia confiar, ainda mais se desavisado assistiu Dezesseis Luas: um filminho bem ruim que só foi pros cinemas por conta dessa febre de adaptações por qual Hollywood está passando. Mas daí vieram a sinopse e os trailers, e a esperança começou a brotar. Talvez algo bom viesse por aí.
E Graças a Deus veio. O filme é nitidamente feito para fãs (e já já a Neyla explica isso), mas qualquer pessoa consegue compreender facilmente. A trama é simples e fluida, não há barreiras que impeçam ou compliquem seu desenrolar. O romance apesar de estar presente, não é o foco do filme, é apenas um elemento que enriquece a trama. E isso é bom pois a muito mais a se explorar naquele cenário rico, muitos elementos e personagens bacanas a ver. Ação é um elemento que não falta dentro dessa mistura.
Além de tudo isso acho que os atores se saíram muito bem nos papeis desempenhados embora não haja nenhum que se destaque. Os efeitos visuais, tanto cenografia e efeitos digitais foram milimetricamente utilizados para criar um clima perfeito para o filme sem descambar para o exagerado. Diversão na medida certa.
Neyla: Eu curti bastante o filme. Achei que foi uma boa adaptação apesar de algumas pequenas coisas que não gostei e que vou citar agora. A primeira que me deixou "desgostosa" foi o rapto de Simon pelos vampiros e o fato dele ter sido mordido. Confesso que uma cena que muito aguardei foi a de Simon transformado em um rato, mas não aconteceu e fiquei desapontada. É, eu sei que me apego a pequenos detalhes... mas não podemos esquecer que são esses pequenos detalhes que fazem toda uma diferença.
Alec foi perfeito! É o meu personagem preferido da série e achei que a caracterização foi perfeita. AMO aquele jeitão dele e achei que ele deu show em todas as cenas em que estava presente. O mesmo não posso falar de Jace. Que me perdoem quem achou ele perfeito no papel de Jace, mas faltou expressão na atuação de Jamie Campbell. Eu assisti o filme dublado, mas notei que as feições dele não mudavam hora nenhuma. Nem sinal daquele Jace cheio de ironia, que é cheio de si e não teme nada nem ninguém. Pretendo assistir legendado, mas já não vou muito cheia de expectativas.


Dois opniões, Um Veredito

Neyla: No geral, o filme é muito bom! É raro eu gostar de adaptações, mas essa me ganhou. Saí do cinema bem feliz por tudo que vi e só tenho a dizer que é um filme que vai agradar a fãs e aos que ainda não tiveram a oportunidade de ler os livros.
Ace: Serei sucinto na minha opinião: Acho que estou diante da mais promissora série de filmes de adaptação até agora. Digo isso simplesmente por ver em Instrumentos Mortais algo que não está ali para agradar apenas um público, não há só romance, não há só ação, não há um mundo vazio, o cenário é rico. Assim que acabou a sessão pedi a Neyla que me emprestasse os livros dela pois estava interessado em ler e resenhar todos. E algo assim não aconteceu com nenhuma outra série, nem mesmo Jogos Vorazes que achei um filme bem bacana (comprei a série de livros, mas só porque estava barato, nem li ainda). Pode ter certeza que estarei lá para acompanhar as continuações.
Cidade dos Ossos com certeza é a nossa dica para você que ainda não sabia o que assistir. Ainda tem dúvida? Confere aí o trailer!

           

Neyla Suzart e Ace Barros

7 comentários:

  1. Oie gente,
    estou bem curiosa para ver o filme, já intimei meu noivo para ir comigo.
    Acho que nenhuma adaptação supera o livro e todo mundo esta reclamando que o Simon não virou rato e sobre a revelação deles n serem irmãos, mas acho que de modo geral vou gostar do filme.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adorei ver as opiniões de vocês... Ainda não vi o filme, mas estou super curiosa!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito assistir, mas estou com medo de me decepcionar. Eu também fico procurando os detalhes que mais gostei no livro, no filme. Já não gostei desse ator que escolheram para fazer o Jace, mas espero gostar do filme como um todo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou aguardando a namorada terminar de ler o livro para poder assistir ao filme. Tenho muita expectativa de que este filme promete e não irá decepcionar.

    Abraços
    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já li os três primeiros livros da série, e estou bem curiosa para ver como ficou a adaptação.
    Ótima resenha a quatro mãos !!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  6. Oi gente, tudo bem?
    Eu também gostei muuuito do filme!
    Neyla, também fiquei meio desapontada porque o Simon não virou rato, mas seria bem difícil eles colocarem isso no filme rsrs
    Foram tantas emoções enquanto eu assistia CoB haha Acho que você vai entender quando ver o post que fiz lá no blog sobre a adaptação :)
    E Ace: que bom que você se interessou pela série! Espero que vire um shadowhunter também haha

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Neyla, oi Ace!!!
    Fui ver o filme um pouco receosa porque não tinha lido o livro, mas achei que o roteiro ficou bem coerente, sem furos. Acho o ator que interpreta o Jace feio de doer, mas até que ele ficou bem de preto e com a espada na mão e tal... só não gostei da vozinha fina que colocaram nele na dublagem!! Vocês acreditam que na minha cidade não tem esse filme legendado? Será que acham que o povo daqui é analfabeto??? #revoltada
    Enfim, fiquei com vontade de ler a série, só assim pra segurar a ansiedade pelos próximos filmes =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir