terça-feira, 1 de outubro de 2013

Um Toque Masculino - Revista Bang! Brasil



A Saída de Emergência chegou ao Brasil com tudo e isso todo mundo que ama um livro já sabe (E quem ama fantasia como eu deu pulos de alegria). O grupo editorial deu inicio um novo projeto, a Saída de Emergência Brasil, em parceria com a editora Sextante. Assim como em Portugal, a nova editora é dedicada a livros de fantasia e romances históricos. A Coleção Bang! publicará títulos de horror, ficção científica e fantasia com previsão de publicar um novo livro por mês em 2014, processo bem-sucedido em Portugal.

A parceria também trouxe para cá uma revista quadrimestral que leva o nome da coleção: Bang!. A publicação é dedicada à cultura da fantasia, da literatura ao cinema, passando pelas histórias em quadrinhos. (Como não fico feliz com isso?) A revista é distribuída gratuitamente e além das matérias traz entrevistas, ensaios e ficção. Por enquanto ainda não se encontra nas livrarias, mas logo logo estará disponível nas maiores redes do país. Mas ninguém vai ficar sem porque a Bang! Nº 0 já se encontra disponível para todos no formato PDF clicando aqui: REVISTA BANG! BRASIL nº 0.

Mas se acha que esse post é pra falar apenas o que todo mundo já sabe a algum tempo se enganou. Como já devorei a revista vou é falar dela e dar motivos para você não perder essa ou nenhuma das edições futuras da Bang! Vamos ao conteúdo!

As primeiras páginas da revista nos recebem muito bem: Um editorial aconchegante e bem escrito nos dá boas vindas e para logo depois, após conhecermos a artista da capa, sermos apresentados a Saída de Emergência - Coleção Bang! e conhecermos os lançamentos que estão preparando para nós do Brasil nas palavras do editor Luís Corte Real. Pela primeira vez em tempos vejo uma publicação que valorize os ilustradores, é algo muito raro de se ver. Tente lembrar de outra que faz o mesmo e verá o quanto é difícil.
Nessa edição temos três especiais sobre os primeiros lançamentos da editora: Mago: Aprediz, Tigana e A Corte do Ar. Esses especiais são formados por conjuntos de matérias que apresentam os livros e os autores dos mesmos cada um a sua maneira com um mergulho profundo em cada obra. Mago: Aprediz com certeza é a que mais me prendeu a atenção e vale a pena você também conferir.
Temos também duas entrevistas esclarecedoras com dois nomes muito repetidos por que admira o gênero fantástico: George R.R. Martin e o brasileiro Eduardo Spohr. Como estamos mais próximos de Spohr e o autor ser muito disponível nas redes sociais, minha atenção foi maior no caso de Martin.
Além disso existem algumas sessões menores, nem por isso menos importantes, tratando de uma gama de assuntos relacionados ao nosso prazeroso hobby, incluindo uma dica especial sobre o quadrinho Locke & Key com roteiro do escritor Joe Hill, filho do também escritor Stephen King. Como se fosse pouco há também materiais ficcionais, dois contos muito bons. O destaque fica para O Senhor dos Ventos de Gabriel Réquiem com a recriação de uma lenda do nosso folclore com um tom sombrio e desfecho surpreendente. Gravem bem esse nome pois o rapaz está escrevendo o primeiro livro dele e logo o veremos em ação.
O maior defeito da revista Bang! é ser apenas quadrimestral, quero mais e mais publicações como essa no Brasil.


Ace Barros

9 comentários:

  1. Oie,
    confesso que não curto mto revistas, depois que li acabo nunca mais tocando nela, por isso evito de comprar rsrsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah moça, deixe de desculpas, a Bang! é gratuita. Deixe de preguiça e dê ao menos uma conferida!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi essa revista essa semana!!!
    Claro que vou conferir.
    Adorei sua indicação.

    Bjkasssss

    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro revistas!
    Vou passar a dica para meu irmão!

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oie, adorei a revista e olha que não sou muito fã hein?
    Um beijo
    http://abcddolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu também recebi esta revista, gostei bastante...

    Beijokss, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. achei bem interessante a inovação de ser uma revista gratuita, sendo bem acessível e com um conteúdo bem bacana!
    vai fazer sucesso!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ace e Neyla,

    Acabei de ler a revista e gostei demais, logo farei um post também....abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo comentário! Fico Feliz que tenha gostado de " O senhor do vento". Grande abraços!

    ResponderExcluir