quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nós Vimos... - Agents of S.H.I.E.L.D.


O ano de 2013 parece ser um bom ano para série estreantes. Além de Sleepy Hollow (série da qual falei na semana passada) outras séries começam a garantir contratos de renovação e ampliação como é o caso de Agents of SHIELD. A série da Marvel Studios em conjunto com a ABC conseguiu uma boa estreia nos Estados Unidos marcando 4.6 pontos na audiência com um público de pouco mais de 11 milhões de telespectadores. Se isso se deve a qualidade técnica ou à expectativa dos fãs dos filmes e quadrinhos da Marvel vamos ver mais pra frente. 

"Em sequência ao campeão das bilheterias Os Vingadores, o agente Phil Coulson retorna para a S.H.I.E.L.D., a organização de execução da lei. Ali, ele monta um pequeno e altamente treinado grupo de agentes para lidar com o estranho e o desconhecido, em casos que ainda não foram classificados.
O time é formado pelo focado agente Grant Ward, um especialista em combate e espionagem; a agente Melinda May, uma piloto e perita em artes marciais; o agente Leo Fitz, um cientista brilhante, porém um pouco deslocado socialmente; e a agente Jemma Simmons. Eles serão auxiliados pela nova recruta civil Skye, conhecida por sua especialidade como hacker de computadores.
Prepare-se para uma aventura épica que destaca a esperança e o milagre que é o espírito humano. Este é um mundo de super-heróis e alienígenas, pontuado pelo incomum em ações espetaculares e histórias que se expandem pelo mundo."

Agents of Shield começou com uma difícil missão: superar a enorme expectativa gerada o público desde seu anúncio. Ter antecessores de peso no cinema é ao mesmo tempo algo bom e ruim. Os fã dos quadrinhos e aqueles que passaram a conhecer todo o universo passaram a esperar muito dá série, os das HQs principalmente por conhecerem os mais de 50 anos da Marvel e saber todo potencial ainda oculto. Com tanta cobrança como se sair bem? Apostando no que deu certo.
A série não aposta alto e tenta se manter em um ponto entre o tangível e o fantástico, como nos curtas da Marvel já vinha fazendo, algo que foi um banho de água fria na audiência. A expectativa criada fez o público ansiar por mais heróis e ação desenfreada, mas o clima morno não vem agradando. Trazer de volta o Agente Coulson  mantendo sob mistério como ele sobreviveu ao encontro com Loki em Os Vingadores foi uma jogada fundamental para gerar suposições e discussões entre os fãs. O personagem carismático agradou o público no cinema e tende a fazer o mesmo na série como líder de equipe. Porém isso não é o suficiente, os expectadores querem mais. 
Como já estou preparado para todo tipo de adaptação de mídia isso não aconteceu comigo. Contanto que não seja tecnicamente ruim (atuação, roteiro, fotografia, direção, etç) não vou me decepcionar. E até agora ruim é algo que ela não vem mostrando ser.
Os detalhes técnicos são muito bons, não há como negar. O elenco é bom, as atuações estão boas, os efeitos estão indo muito bem e até o roteiro é bom. Porém todo esse tempero garante "apenas" uma boa série, não que isso seja ruim, mas está abaixo do esperado pelo público. Em todos os episódios exibidos até a data deste post, o clima manteve divertido e bem familiar, característica presente em todos os trabalho de Joss Whedon, idealizador  de Agents of SHIELD e outros sucessos como Buffy, Angel e Firefly. A diversão é garantida isso é fato, mas não espere nada surpreendente, apenas sente e aproveite despretensiosamente.
Além de tudo isso a série tem um papel secundário: expandir o universo criado nos filmes que o antecedem introduzindo fatos que não tem tempo de serem apresentados no limitado tempo de um longa metragem. E vem fazendo isso muito bem, trazendo várias referências clássicas como o carro voador da SHIELD, que já havia aparecido junto com Howard Stark, o pai do Homem de Ferro no filme do Capitão América.
Eu recomendo acompanhar a série, ao menos para a primeira temporada, para ficar por dentro do universo do qual ela faz parte, já que algo pode ser usado nas telonas depois. Eu confesso que gostei do que vi, e já adicionei a minha lista, não como prioridade, mas para ser vista para descontração e diversão, sem muitas cobranças.
Se você já viu a série deixa sua opinião também. E se você tiver uma série para indicar, fala aí também nos comentários que a gente promete aproveitara dica.



7 comentários:

  1. Achei legal a série, só uns efeitos especiais bem bizarros kkkkk, assim como alguns jogos de câmera. Além disso achei aqueles cientistas (fitz-Simmons) muito "forçados"

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi, mas já está na lista!
    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa gente estou viajando nas séries.
    Nunca nem tinha uvido falar dessa, muito menos assistido rsrsr

    vou dar uma olhada para ver se assisto o primeiro episódio pelo menos.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oioi, tudo bem?
    Apesar de amar séries, e estar sempre em busca de novidades pra assistir, Agents of S.h.i.e.l.d não me atraiu.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Eu já li alguns comentários, só que eu ainda não assisti, mas vou tentar assistir ao piloto para ver se eu gosto.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A série tem um premissa legal, porém achei muito ...boba. Assisti um episódio onde o cara falava que apanhava do irmão por comer bolo de aniversário, tipo, ridículo, e ainda tocava uma música meio que tentando comover o telespectador.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Ace e Neyla,

    Não conhecia essa série, mas pela sua resenha parece bem legal...boa dica...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir