sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Drops #3 - Bienal do Livro Bahia

No terceiro drops sobre a XIª Bienal do Livro da Bahia vamos a quatro mãos falar sobre o próprio evento. O que achamos da estrutura do evento, os stands, a organização, os espaços e a programação, respondendo algumas questões. Será que está melhor que a anterior? Sim ou com certeza? Tem o que melhorar ainda? Sim ou com certeza? Calma que falaremos tudinho.
Pelo que podemos ver, a organização do evento caprichou nos detalhes e investiu bastante na cultura regional entre suas atrações: há cordel, prosa, poesia, cultura negra em destaque em alas e também em bate papos. Tanto que durante o evento teve no espaço voltado para os jovens um bate-papo com a yalorixá Mãe Stella de Oxóssi, membro da Academia Baiana de Letras (Ace: infelizmente não pude ir pq estava trabalhando). 
Como sempre acontece, temos muitos stands de livrarias e poucos de editoras. Esse ano, para a sorte e felicidade de blogueiros e leitores, tivemos a Novo Conceito aqui e é o stand mais lindo da Bienal. Sem contar que a galera que trabalha lá são uns fofos, super educados e atenciosos. *-* A Universo dos Livros e a Valentina também têm seus respectivos stands. Os preços não estão muito em conta, a maioria é preço de catálogo mesmo, que você encontra mais barato em qualquer promoção da Submarino. Mas eu achei Jogando Xadrez com Anjos, da Fabiane Ribeiro por R$15,00 e já foi um grande achado. \o/
Os melhores preços estão, sem dúvida, no stand da Distribuidora Basques e no da Nova Cultura. Livros bons, com preços abaixo da média e uma grande variedade de títulos para satisfazer todos os gostos. A Livraria Leitura também está com preços muito bons e alguns livros se encontram com desconto. Sem contar que eles estão com vários eventos bacanas, que o Ace vai falar daqui a pouquinho.
Quanto às atrações podemos dizer que foi a Bienal em que tivemos o maior número de  autores presentes, não só nos stands próprios. A programação teve um que especial para os jovens com nomes de destaque na atual boa fase da literatura nacional Raphael Draccon, Eduardo Spohr, Talita Rebouças, André Vianco. E tivemos ainda mais autores, mas não graças a eles, mas sim por causa das editoras e livrarias presentes. Nomes como: Graciela Mairink, Marina Carvalho, Tammy Luciano, Lully Trigo, Leonardo Barros, Landulfo Almeida, Marcelo Hipólito, Silvia Fernanda. De negativo podemos citar a falta de apoio aos eventos organizados pela Livraria Leitura, que não foram tratados como oficiais e que deixaram de ter público por ninguém saber da existência, já que eles nem anunciavam.
Mais fotos da Bienal em breve no FACEBOOK.

Equipe Coisas de Meninas.

8 comentários:

  1. Minha nossa que perfeito..queria tanto ter ido..tava quase certo, mas infelismente não pude... ;( ..mas, espero ir na próxima Bienal..Fico feliz com seus posts sobre a Bienal da Bahia, assim posso ter um gostinho de como foi lá. Adorei..

    ResponderExcluir
  2. A Bienal da Bahia e a Bienal do Rio precisam aprender muito com a Bienal de São Paulo,mas acho que a tendência é que as bienais cresçam de acordo com a procura do público.

    Eu amo eventos literários e espero que ano que vem a bienal da Bahia esteja muito melhor e maior,quem sabe eu não consigo visitar,

    bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  3. eita, deu saudades da bienal aqui de PE, que foi em outubro. o/
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2013/11/6-anos-de-existencia-e-pra-comemorar.html

    ResponderExcluir
  4. ai deve ter sido melhor q no rio, que foi uma confusão só aqui e achei mega desorganizado sabe!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Oiee,
    Ah queri te ido nessa Bienal da Bahia, mas não consegui, enfim eu adorei as fotos que o pessoal tá postando a organização do evento está boa, pelo que percebi.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    poxa que triste não ter muitos preços bons. A melhor coisa na bienal são os preços.

    Já vou me preparar para a de SP.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Você se acabou né?!! Bienal é vida!!

    Não vejo a hora de chegar aqui de novo. AMO. Confesso que nem li todos os livros que comprei na última daqui, mas e daí??

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me acabei inteira, Lele! Mas super valeu a pena, estou morrendo de saudades da Bienal, por mim teria ido em todos os dias <3
      Na de São Paulo eu vou, viu? Me aguarde!

      Excluir