quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Em Busca de WondLa



"Eva Nove nunca conheceu outro ser vivo - sua única companhia é a robô azul-clara Mater -, mas sabe que existem outros humanos no mundo porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto da estranha palavra "WondLa". Quando a menina é obrigada a fugir de seu abrigo subterrâneo ultratecnológico para se proteger do ataque de um caçador, ela descobre um planeta fantástico e muito perigoso, povoado por criaturas estranhas.Na companhia de um simpático cerúleo chamado Andrílio e de Otto, um urso-d'água com quem mantém uma comunicação telepática, ela vive uma jornada surpreendente, divertida e emocionante. 
Título: Em Busca de WondLa
Autor: Tony Diterlizzi
Editora: Intrínseca
Páginas:  400


"Nunca julgue um livro pela capa" diz o velho ditado. Que me desculpe o ditado, mas fiz isso mesmo: julguei o livro pela capa. E digo mais: comprei o livro porque tinha uma linda capa, um bom preço e uma sinopse interessante. Resultado da questão: Ditado 0 X Ace 1 (Ou 2 se contar que comprei também a continuação). Em Busca de Wondla foi um dos meus achados na Bienal do Livro da Bahia... Aqueles 10 reais valeram a pena.
Escrito e ilustrado pelo autor Tony DiTerlizzi, co-criador da série As Crônicas de Spiderwick, o livro Em Busca de Wondla conta a aventura de Eva Nove, uma garota criada dentro um tecnológico abrigo subterrâneo por sua mãe-robô (Mater), ao se deparar com um mundo totalmente diferente do qual vinha sendo preparada para conhecer. Eva ansiava por conhecer a superfície, mas não esperava que sua exploração começasse com um caçador em seu encalço. Sozinha e perdida a garota precisa se virar para manter-se a salvo e buscar sinais de existência de outro ser humano como ela naquele estranho planeta chamado Orbona. Para a sorte dela nem todos habitantes são hostis, amizades são firmadas e de grande ajuda na busca por respostas.
Aqui voltamos ao lance do julgamento pela capa, mas não como o meu caso: há quem olhe a capa, goste, mas espere uma história infantil e bobinha. O livro é sim leve, mas sempre sério, sem tom de brincadeira, mesmo Eva sendo uma garota ingênua graças a seu isolamento. Descobrimos com as personagens os segredos de Orbona e seus habitantes, e também juntamos aos pouco os pedaços que levarão a solução do mistério principal do livro.
O livro é dividido em capítulos curtos organizados em pequenos arcos que facilitam a absorção da leitura, pequenas pausas que podem ser encaradas como livros menores. Uma boa opção para que faz leitura pausada e/ou lê para uma criança (que por sinal indico para que tenha filhos tentar a experiência). A narrativa é simples e ágil, sem firulas e enfeites, feita para atingir os diferentes tipos de leitores e agradá-los.
Em Busca de Wondla foi não só um dos livros mais gostosos que li no ano como também um dos mais bonitos. Todo trabalho gráfico da versão nacional e o respeito ao trabalho de arte de DiTerlizzi é louvável e merece parabéns. O homem mostrou que é tão habilidoso com as linhas na ilustração que preenchem o livro quanto na escrita.
Esta aí um livro que não estava na minha lista e que se tornou uma das mais gratas aquisições de 2013. Tenho outros livros que preciso cumprir o prazo de leitura, mas não vejo a hora de voltar e desbravar Um Héroi para WondLa.

Ilustrações internas:

5 comentários:

  1. Sou doida para comprar esse livro e sempre fico adiando.
    Ele estava num precinho bacana na Saraiva, mas o frete era ridículo.
    Adoro os desenhos desse livro também!!
    Ownnn, eu quero!!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Ace,

    Esse livro e a continuação estão na minha lista de desejados e pela sua resenha vejo que irei gostar demais...também olho o livro primeiro pela capa....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ace! Oi Neyla! Eu sempre olho para este livro e acabo não comprando, não imaginava que fosse uma história tão fofa. Eu também vou primeiro pela capa, mas nem sempre me saio bem. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Tô igual a Cida aí em cima. Olho, olho e não compro.
    Mas já que você tá dizendo que é tudo isso, vou comprar.
    Adorei a resenha!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Oi gostei da capa e das ilustração!!! o livro deve ser muito legal!
    Bjs, me segue se ja segue ignora! E comenta por favor nesse post ajudaria muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/12/parcerias.html

    ResponderExcluir