quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Quem Conta um Conto... - Dia de Folga






Sinopse: Neste conto breve e melancólico, John Boyne (autor do best-seller O menino do pijama listrado) acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Enquanto relembra os natais da infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem irá vivenciar um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado.



Oi gente!
Hoje estréia aqui no blog mais uma coluna: Quem conta um Conto. Essa coluna será quinzenal e estaremos sempre falando sobre contos bacanas que encontramos ou de livros até 100 páginas. Hoje vamos dar o pontapé inicial com um autor que gosto muito e que, creio eu, muita gente conhece: John Boyne. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre seu conto Dia de Folga?

Meu primeiro contato com o John Boyne foi lendo O Menino do Pijama Listrado. Lembro que, na época, a história me fascinou e emocionou, fazendo com que buscasse novas obras do autor. Fiquei muito feliz quando a Cia de Letras disponibilizou gratuitamente esse conto do John e nada melhor que estrear essa nova coluna do blog falando justamente sobre ele.
Dia de Folga é uma história triste. Conta a história de Hawke, um soldado inglês servindo a pátria durante a guerra. Longe da família, cercado pelos barulhos de tiros e mortes, ele está passando mais um Natal longe da família. Seus pés estão deformados e cobertos de bolhas, as feridas sangram. Mas a maior ferida de todas não está exposta, ele a leva no coração.
É véspera de Natal, seu dia de folga. Embriagado pelas lembranças de sua família, após receber um pacote e uma carta da mãe contando as novidades, Hawke pensa em deixar tudo para trás. Ele já viu mortes demais, destruição, colegas que se foram, crueldade por todos os lados. A guerra já dura tempo demais e ele está cansado e com saudades da vida de antes. Tudo que ele queria nesse Natal era um dia de sono. Quanto tempo mais terá que suportar?
Dia de Folga, assim como todas as histórias de John Boyne, é tocante e te faz penetrar no universo de Hawke. Em meio à lembranças, vamos conhecendo a realidade da guerra. Fome, medo e o cheiro constante de suor, urina, sangue e morte fazem parte da vida de Hawke e de todo o batalhão. Não são poucos os livros com relatos de guerra pelos olhos de pessoas "comuns" e achei muito interessante ler os fatos pelo ponto de vista de um soldado.
Se você ficou interessado, pode baixá-lo gratuitamente nas opções: EPUBKINDLE e MOBI. Se não conhece o trabalho do autor, está aí a sua chance, não a deixe escapar.
Boa Leitura!

7 comentários:

  1. Não conhecia esse autor
    Mas gostei bastante da ideia do livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ace,
    nossa gente que grande parceira eu sou, nem tinha visto o novo layout. Sorry, ando trabalhando de mais rsrsr
    Eu não conhecia o livro, mas por ser triste já dispenso rrsrsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Também baixei. E estou esperando um momento pra ler, pois sei que vou chorar, ainda mais depois do que você disse.
    No momento não posso, rs.
    Amei amore!!!!
    Também li O Menino do Pijama Listrado e adorei!!

    Bjkassssss

    ResponderExcluir
  4. Que legal a coluna nova. Eu baixei esse conto, mas ainda não consegui ler. Espero gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Tenho esse conto baixado, porém ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Como gostei muito de O Menino do Pijama Listrado, imagino que também vá gostar do conto.

    ResponderExcluir
  6. Oi Neyla! Eu não li nada ainda do autor, mas este ano a editora vai trazer muitas coisas dele e pretendo conhecer seu trabalho.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Olá Neyla,

    O autor é um dos meus favoritos e livros sendo dele sabemos que a história vai ser tocante...excelente dica e muito legal a coluna...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir