segunda-feira, 3 de março de 2014

Resenha: Esperando Por Você









Título: Esperando Por Você
Editora: Novo Conceito
Autor (a): Susane Colasanti
Número de páginas: 415 páginas





Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek - o amor da sua vida - a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

Marisa é uma garota sem muitos amigos, recém saída de um problema de depressão. Sua melhor amiga no mundo é Sterling, uma mocinha inquieta que faz mil coisas ao mesmo tempo. É início das aulas e elas fazem uma promessa: esse ano tudo será diferente. Ela se esforçará para fazer novos amigos, ser um pouco mais popular (o tanto que uma garota tímida pode conseguir) e, claro, arrumar um namorado!
A paixão de sua vida é Derek, um dos garotos mais populares do colégio. E, qual não é a sua surpresa quando ele começa a mostrar interesse nela e a convida para sair. Marisa mal pode acreditar em sua própria sorte. Para completar, retoma a amizade com Nash, seu amigo nerd com quem forma dupla na aula de química. Apesar de diferentes, eles se entendem bem e ele é sempre uma boa companhia.
Mas, quando sua vida afetiva e social começam a querer demonstrar melhoras, vem uma onda de acontecimentos que embaralham tudo ao seu redor. Seus pais decidem se separar e isso afeta muito sua relação com o pai (por quem tem verdadeira paixão) e com a mãe (com quem tem um relacionamento um pouco mais distante). A amizade com Sterling também fica abalada, já que Marisa a tem deixado de lado por conta de Derek. Para completar, Nash e ela brigam e os dois se afastam. Sentindo-se cada vez mais sozinha, sua válvula de escape é o podcast de Dirk. Ninguém sabe quem ele é, mas todos na escola ouvem o que ele tem a dizer, já que sempre tem algo interessante em seus programas.
Esperando Por Você é mais um daqueles romances bobinhos, bem adolescentes e que são ótimos para ler depois de um livro com uma carga mais forte. Não tem uma trama excepcional. É tudo muito morno, sem grandes acontecimentos, o que é uma característica da autora. Achei o livro bastante previsível e não me envolvi com a história, nem com o drama dos personagens.
Os personagens são jovens e passam por todos aqueles problemas que adolescentes têm que lidar. Temas como namoro pela internet, primeiro amor, lealdade e divórcio são tratados de uma forma bem sensível por parte da autora. Gostei muito de Nash, de seu jeitinho nerd todo fofo. Achei um personagem um pouco parecido comigo quando era adolescente e creio que por conta disso ele tenha sido o que eu mais me apeguei. Marisa também é uma graça, um pouco boba para a idade (mas atire a primeira pedra quem nunca foi bobo um dia), mas mesmo assim bem legal.
Não foi uma leitura ruim. É uma história leve, escrita para jovens e com temas que fazem parte do seu dia-a-dia. Esse é o segundo livro que leio da autora e, apesar de achar sua escrita ágil e suas histórias sempre terem um ritmo bacana, creio que ainda precise colocar uma boa dose de sentimento em seus livros.
É uma leitura recomendada para jovens e todos aqueles que gostam de uma história mais leve.


16 comentários:

  1. Oi Neyla! Não é um livro que muda nossa vida, mas é gostoso de ler, esta autora escreve de forma agradável sobre jovens e é aquele livro para uma tarde despretensiosa. Eu prefiro este aqui do que Tipo Destino, pelo menos neste traição entre amigos não parece algo legal. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler um livro da mesma autora e achei tudo isso ai que você falou. Acho que é bom mesmo para dar aquela quebrada depois de um livro forte ou até mesmo depois de uma ressaca literária. Mas é um livro que leria se ganhasse por que eu não gastaria dinheiro num livro assim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Neyla.
    Eu não li nada da Susane ainda, mas gostei de saber que é uma leitura leve, vou anotar a dica pra intercalar ele com uma leitura mais densa, sempre preciso de histórias assim.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Apesar do livro ter todo esse drama adolescente, que sempre encontramos nos livros YA, cheio de clichês e etc, gostei bastante da estoria. Pois essa depressão que a personagem vem enfrentando ganha um conteúdo a mais na leitura e deixa de ser somente dramas adolescentes. Não me apaixonei por todos os personagens, pois é muito difícil gostar de adolescentes... Mas entendi o ponto de vista de cada um.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Neyla,
    tb acho que não foi uma leitura ruim, mas tb não foi uma boa leitura rsrsr
    Tb achei ele bem previsível, mas ainda sim uma leitura agradável.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei!! Mas é como você disse, eu li depois de ler um bem sangrento, então ele foi ótimo. Trouxe leveza.
    Adorei a resenha florzinha!!!

    Bjkas


    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Neyla!

    Não fiquei empolgada com esse livro. =/ Mesmo sabendo que a história não tem pretensão de ser um must read ou algo do tipo, acho que poderia ter sido melhor desenvolvida.
    Enfim, sua resenha ficou ótima! :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Adorei seu blog! Estou passando para pedir pra você ir dar uma passadinha lá no meu! Sou personal trainer e falo um pouquinho sobre saúde, fitness e bem estar!
    Espero te ver por lá,

    www.snfitness.blogspot.com

    Beijos

    Seichelle Nogueira

    ResponderExcluir
  9. Oii Neyla!
    Adorei a resenha. Ela mostra tudo aquilo que o livro é. Uma leitura leve, sem grandes acontecimentos, que consegue cativar na medida. Foi exatamente isso que senti ao terminar de ler. :)

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. li apenas um da Colasanti, mas curti bastante, a forma como ela desenvolve temas me deixa nostálgica e sinto que me faz bem!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Neyla...
    Nunca li nada da Susane apesar de ter livros dela na estante.
    Gostei da resenha e da premissa do livro. Particularmente gosto de livros assim.
    Sua resenha me deixou curiosa...
    Parabéns!
    Bjo :)

    ResponderExcluir
  12. Meninas , dá uma olhadinha lá no meu blog !
    sosmeninass2.blogspot.com.br bjsss

    ResponderExcluir
  13. Me identifiquei muito com a historia da marisa, minha adolescencia aconteceram coisas bem parecidas. Nao me pareceu um livro com questionamentos profundo mas pareceu ser uma leitura bem gostosinha.

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro essa autora e leio todos os livros dela super rapido e quando chegam são os primeiros, não aguento esperar. kkkkkkkkkkk Me envolvo com o enredo e os personagens sempre me cativam e gosto do modo que ela envolve temas sério sem deixar que a leitura fique muito pesada.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  15. Não li ainda mas parece ser bacaninha, adoro romances bobinhos, adolescentes, não muda nossa vida, nem nos fazem refletir muito, mas é sempre otimo pra passar o tempo e distrair. Gostei da resenha, ja coloquei na minha listinha.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  16. Tinha gostado muito da capa e título. Mas não imaginava que era um romance adolescente, o que me desanimou bastante. Mas se puder vou ler porque ainda não li nada dessa autora e tenho vontade de ler. Acho que devemos arriscar! Boa resenha!

    ResponderExcluir