terça-feira, 1 de abril de 2014

Um Toque Masculino - Feliz Natal, Alex Cross





FOGO CRUZADO
Autor: James Patterson
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2014
Número de páginas: 171
Gênero: Policial





Figura carimbada aqui no Coisas de Meninas, o detive e psicólogo Alex Cross tem mais uma de suas desventuras trazida até nós por James Patterson e a Editora Arqueiro. Sim, desventura. Qualquer pessoa que saiba o que é trabalhar no Natal e ficar longe de sua família chamaria assim, mas vamos ao que houve...

Sinopse: Ex-advogado bem-sucedido, Henry Fowler é agora um lunático viciado em metanfetamina que viu sua vida ruir após o divórcio. No fundo do poço e fora de si, ele promete assassinar os culpados por sua atual situação: a família. E decide fazer isso na véspera de Natal. Usando suas habilidades de psicologia, Cross negocia diretamente com Fowler, tentando convencê-lo a libertar os reféns. Numa atitude ousada e altamente perigosa, o detetive arriscará a própria vida para salvar os inocentes. Perto dali, a terrorista Hala Al Dossari, sua antagonista em Ameaça mortal, é identificada pela imagem de uma das câmeras de segurança da Union Station. Convocado pelo FBI, Alex corre para a estação e começa uma perigosa caçada para detê-la e descobrir sua real motivação. Acontece que alguns dos métodos do FBI levam Cross ao seu limite moral. Um limite que, se ultrapassado, poderá afetá-lo para sempre. 

Nem mesmo na véspera de Natal Alex Cross tem descanso. Após resolver um caso menor logo no iniciar do dia, o detetive só pensa em uma coisa: se reunir com sua família e celebrar como bons cristãos. Porém suas habilidades como psicólogo e policial são requisitadas para impedir uma tragédia: um viciado faz a própria família refém e ameça destruir a vida de todos, assim a sua está destruída. Como se fosse pouco Cross tem que deixar a família após uma convocação urgente do FBI e um aviso sobre o retorno de uma antiga ameça que põe em risco mais que apenas o Natal. Se a terrorista Hala Al Dossari tiver sucesso o mundo inteiro conhecerá o perigo que representa sua instituição terrorista.
James Patterson novamente nos envolve com dois casos complexos e tão diferentes entre si. Não há um mistério ou um grade caso a desvendar, são suas habilidades como psicólogo e negociador que tem maior destaque. No primeiro caso de uma maneira mais obvia, mas no segundo caso a aplicação é um pouco diferente: para deter o inimigo é preciso entender sua mente, prever seus movimentos e dominá-lo. Com sua costumeira escrita fluente e ágil Patterson consegue fugir da monotonia e da obviedade.
Por ser o livro mais fino da série até agora, esse também consegue ser o mais ágil se comparado aos outros. Apesar do drama psicológico vivido por Alex Cross, estar longe da família em pleno Natal, achei essa parte pouco explorada. Não sei se não estou acompanhando a série na ordem correta, mas não conhecia a filha adotiva de Cross e nem de onde havia saído. Porém é apenas um contratempo menor e, assim como tantos outros livros de detetive, são os casos que realmente importam e os de Cross são sempre empolgantes.
Mantendo a tradição, o livro pode ser lido em uma sentada e transformar aquela tarde parada em uma tarde emocionante. Seu tamanho e número de páginas favorecem o leitor, além do fato de ser um livro muito bom. Vale a pena ser conferido assim que possível.

8 comentários:

  1. Oi Ace,
    geralmente não curto muito livro assim, mas você falou tão bem que vou anotar a dica aqui.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da resenha
    Mas esse gênero não me atrai

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee :)
    Assim que vi a capa do livro eu quis. E por sabe que é do Patterson quis mais ainda. Contudo ainda não tive oportunidade de ler, mas sei que quando fizer isso irá ser uma leitura rápida e ao estilo di escritor. Acredito que me sentirei como vc.
    Beliscões da Máh♥

    BlogInstagram

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro.
    Estou com ele em casa , mas ainda não consegui ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Sou super fã do James e do Alex, claro. O autor criou um personagem fantástico e as obras dele são um sucesso.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que não leio livros desse autor, pelo menos não esses policiais.
    Tô querendo muito começar essa série, esse monte de livros policiais me anima!!
    Adorei a resenha, principalmente por saber que ele é rapidinho!! <3

    Bjkas

    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Policial dele só li Lua de Mel e gostei bastante, mas quero conferir logo algum com Alex Cross, o bom é que mesmo sendo muitos livros podem ser lidos fora de ordem, por isso amo essas séries policiais.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Olá Ace,

    Gostei bastante desse livro, mas achei bem mais curto que os demais e mais fraco também, mas é um bom livro, a filha adotiva aparece no livro Ameaça mortal se não estou enganado.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir