terça-feira, 29 de abril de 2014

Um Toque Masculino: Os Assassinos do Cartão-Postal







Título: Os Assassinos do Cartão-Postal
Editora: Arqueiro
Autor (a): James Patterson e Liza Marklund
I.S.B.N.: 978-85-8041-271-0
Número de Páginas: 304 






Sinopse: Jacob Kanon, um detetive da divisão de homicídios do Departamento de Polícia de Nova York, está muito longe de casa. Em sua longa viagem, já conheceu as mais belas cidades da Europa. No entanto, não é a paisagem que o atrai. Para ele, cada café, catedral ou museu é uma pista dos assassinos de sua filha. 
A filha de Jacob, Kimmy, é apenas uma peça de um doentio e intricado quebra-cabeças. Amsterdã, Copenhague, Madri, Paris... Em toda a Europa, jovens casais são encontrados mortos com a garganta cortada. Os assassinatos não parecem ter qualquer conexão, além de cartões-postais enviados para os jornais locais dias antes da descoberta de cada crime. 
Numa tentativa de salvar as próximas vítimas, Jacob vai se unir à jornalista Dessie Larsson, que acaba de receber um cartão-postal em Estocolmo. O que eles não imaginam é que os crimes têm um propósito bem diferente do que pensavam. 

James Patterson, o responsável por eu usar seguidas vezes o termo "figurinha carimbada" está novamente aqui no Coisas de Meninas, dessa vez em uma parceria que deu super certo com a escritora sueca Liza Marklund. Os outros parceiros de Patterson que me desculpem, mas a química entre esses dois resultou em um thriller de primeira.
Dois assassinos sedutores escolhendo suas vitimas pela Europa, e mandando cartões postais e fotos de seus "trabalhos" para a imprensa. Um pai à beira do abismo, buscando os assassinos de sua filha antes de ser vencido pela vontade de se juntar a ela. Uma repórter pega no olho do furacão em um mundo de mortes brutais e mentes doentias. Até onde um pai deve ir para fazer justiça? Até onde uma repórter pode se envolver com a notícia? Quão doentia a mente de um assassino pode ser? São várias perguntas a serem respondidas em meio a uma caçada frenética onde as respostas estão nos lugares menos prováveis.
Com uma trama de fácil compreensão, ágil e repleta de elementos excitantes (ação, sedução, sexo, perseguições e violência) Os Assassinos do Cartão-Postal é uma grande caçada com elementos de investigação. Desde os primeiros momentos conhecemos as identidades dos criminosos e aos poucos vamos nos aprofundando em seu comportamento e motivações: o grande mistério está no porque e não no quem. Enquanto isso Jacob Kanon e Dessie Larsson se unem numa parceria para desmascarar e provar a identidade dos assassinos, além de ter que lidar com uma tensão sexual arrebatadora entre eles.
A narrativa empregada segue o padrão dos romances policiais de James Patterson: capítulos curtos (as vezes uma única página), diálogos ágeis, linguagem facilitadora e envolvente. Fora o "estrangeirismo", os termos e nomes em línguas diversas que são utilizados para localização geográfica da história, tudo no texto colabora para uma imersão rápida e profunda. Os personagens são bem aproveitados e aprofundados na medida certa para não serem apenas corpos vazios e também não atrapalhar o andamento da história com viagens ao passado demoradas. O livro pode ser lido em uma tarde, ou se lido pausadamente de 2 a 3 dias no máximo, tão ágil e empolgante a leitura é.
Sem sombras de dúvidas esse foi o trabalho de Patterson que mais gostei. Espero que a parceria com Liza Marklund se repita e nos traga outros livros com a mesma qualidade, quem sabe novas histórias avulsas como essa que nos apresente boas tramas, bons personagens, sem a necessidade de uma série longa.

10 comentários:

  1. Pois é, eu também sou muito fã de James Patterson. Tudo o que leio dele entra para a minha lista de favoritos. Esta capa está me deixando muito curiosa e ansiosa pela leitura, não pude solicitá-lo para resenha, mas acho que vou comprar em seguida para ler logo.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. olha, já tentei uma vez ler James Patterson e não rolou... achei arrastado, demorou pra acontecer alguma coisa. Mas nesse a curiosidade bateu instantaneamente: capa linda e resumo instigante. E tem Liza Marklund, autora que conheci há pouco tempo, mas que já me cativou.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã do James, mas infelizmente ainda não li essa obra. Suas palavras só instigaram ainda mais a minha vontade de leitura.

    James é um dos melhores escritores da atualidade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  4. Até agora só li um livro do autor, que foi “O Diário se Suzana para Nicolas”, que apesar de ser um gênero diferente serve como incentivo para ler outras obras dele. Não sei se irei começar por esse livro, mas achei a trama dele muito interessante e o mistério bem instigante.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga
    Estou lendo esse livro, estou mais ou menos pelo meio e estou gostando bastante.
    Vamos ver como vai ser o final...

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Estou TÃO curiosa a respeito desse livro. Deve ser porque eu adoro o James Patterson. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. não é um livro que me atraia de cara, mas é bom sabre que James atingiu os pontos necessários para fazer de sua história marcante
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ace,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e agora com a sua bela resenha fiquei ainda mais curioso, espero ler em breve, gosto demais da escrita do autor e saber que é uma das melhores parcerias dele me empolgou muito...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ace!!!

    Esse livro ta aqui na pilha de maio!!! Comecei a ler James Patterson com O Diário de Suzana para Nicolas e desde então nunca mais parei!
    Tenho quase todos os publicados da "serie dos números". hehehe
    Meu Deeeus mas esse assassino é muito aparecido!
    Quer dizer que mata e ainda manda cartão postal pra imprensa!!!

    Estou looouca para le-lo logo!!!! \o/

    Beijokinhas da Giii
    Aaah.. Manda Beijokinha pra Neylinha! s2
    http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ace"
    Que bom esse livro te empolgou, o troca-troca de parceiros do Patterson está deixando os leitores confusos e frustrados porque não sabemos o que esperar da narrativa de cada história "dele". Gostei do detalhe que "o grande mistério está no porque e não no quem", li "Lua de Mel" do James (com outra parceria) que possui essa mesma característica e curti bastante, se quiser conferir tem a resenha lá no blog.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir