quinta-feira, 1 de maio de 2014

Nós Vimos - The 100






Sinopse: Noventa e sete anos antes, um apocalipse nuclear dizimou o planeta Terra e destruiu a civilização. Os únicos sobreviventes foram os 400 habitantes de 12 estações espaciais que estavam em órbita durante o acontecimento. Depois de tantos anos, a população das aeronaves aumentou e os recursos estão quase acabando, o que pode significar o fim dos seres humanos. 
Por isso, os comandantes enviam para a Terra cem jovens prisioneiros, na tentativa de testar a situação no nosso planeta e descobrir se existe a possibilidade de retorno ao local. Além de lidarem com as próprias diferenças, o grupo precisa se unir para enfrentar os perigos que os aguardam por causa da radiação. Para complicar, tudo indica que eles não estão sozinhos.

The 100 (The Hundred/Os Cem) é uma série de televisão estadunidense baseada em um livro de mesmo nome, o primeiro de uma série escrita pela autora Kass Morgan, desenvolvida por Jason Rothenberg e transmitida pelo canal CW, braço televisivo da Warner. Estreou nos Estados Unidos em 19 de março de 2014, e foram lançados até agora sete episódios. A série se passa 97 anos após uma guerra nuclear devastadora. Os únicos sobreviventes eram residentes de estações espaciais em órbita da Terra. As estações espaciais se uniram para formar uma enorme chamada de A Arca. Os recursos são escassos e todos os crimes são puníveis com a morte caso o criminoso seja maior de idade, e com detenção caso seja menor. Cem desses juvenis condenados são agora considerados "dispensáveis​​" e enviados em uma missão para testar se a superfície da Terra se tornou novamente habitável. E a partir daí nossa história se desenrola.
A série já começa no ponto em que os jovens são levados para a nave e pouco a pouco vamos conhecendo os personagens, suas motivações e comportamento. Apesar da presença de jovens e seus conflitos costumeiros (disputas amorosas, intrigas, ralações conturbadas, etc) o clima de tensão está sempre presente. Segredos são escondidos por quem menos esperamos, mortes nos surpreendem e o mundo é uma grande ameaça. Ninguém é isento, ou totalmente bonzinho, a sobrevivência é o principal e as vezes é preciso ultrapassar limites morais para evitar a morte.
Como não li o livro, procurei por outros meios saber o quão fiel ou adaptada a série estava sendo. Sem medo de spoilers (que não irei repassar aqui, podem ficar tranquilos) descobri pelo site The Hundred Brasil que tomarão caminhos diferentes: o livro norteará a série, mas a mesma não tem a intenção de ser fiel, tendo sua própria personalidade. E isso afeta diretamente o histórico e o destino de alguns personagens, além de detalhes da trama, incluindo novos personagens e mortes inesperadas.



A qualidade técnica da série é bastante alta. A CW e cia, investiu bastante nos efeitos, na escolha das locações, na cenografia e figurino para dar a série um clima pós-apocalíptico e de renovação ao mesmo tempo. Os atores porém ainda precisam melhorar. Sem grandes nomes no elenco, um ou outro ator conhecido, e com boa parte deles sendo jovens em sua primeira aparição as atuações ficam no nível mediano, ninguém péssimo, mas no nível canastrão de algumas séries tipicas da Warner. Contudo nada que chegue a atrapalhar, já que ritmo e roteiro compensam essa questão.
Eu já decidi que irá demorar um bom tempo até que eu leia o livro, se é que algum dia lerei, mas até lá vou continuar vendo a série pelo potencial que ela tem a explorar. O fato de dos produtos finais serem diferentes só me faz mais tranquilo, poderei aproveitar de ambos quando for a hora certa e ser surpreendido pelos acontecimentos. Vou ficar torcendo para que que não aconteça o mesmo que aconteceu com Terra Nova da Netflix (série que eu gostava bastante): uma não renovação que impeça o avançar da história. Gostaria muito de saber onde a humanidade vai parar dessa vez.

                                                                  TRAILER                                                                    



7 comentários:

  1. se eu estava pensando em ler o livro e assistir a serie,,, agora tomei a decisao que vou.

    ResponderExcluir
  2. Oie Ace,
    Não li o livro nem conhecia a série rsrsrs
    Mas gostei do enredo.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah eu já conheço a serie e tipo: sou viciado, fica bom a cada episodio, é um incrivel trabalho!
    Infelizmente comecei a assistir a serie antes de saber do livro, mas de qualquer forma acho que nem queria ler mesmo, não consigo pensar em nada mais perfeito para essa historia do que simplesmente apenas a série.

    terradecarol.blogspot.com.br
    Abraço,
    Matheus

    ResponderExcluir
  4. Oi Ace! Eu li o livro e há muitas diferenças mesmo, eu vi primeiro a série e não tinha gostado de alguns personagens, no livro eles são diferentes e tive que respirar e começar do zero com cada um, pois acabei gostando dos mesmos na leitura. Então, comparando,tenho sentimentos distintos em relação à história em cada um dos formatos que é apresentada.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Olá Ace,

    Essa série parece ser boa mesmo, mais o livro deve ser mais interessante ainda e apesar de não gostar da capa fiquei curioso em relação a ele, dica anotada...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hum, eu vou ler o livro. Não pretendo assistir a série, rsrsrs. Só porque eu não ando assistindo nada mesmo, rsrs.
    Com as coisas que estão acontecendo aqui em casa, você sabe quais são: mudança, loja... não tenho assistido absolutamente nada. Mas ler é sempre possível, afinal leio no ônibus, metrô, banheiro, deitada pra dormir, ler é sempre mais fácil pra mim.

    Contudo, gostei do trailler e de tudo que você disse. Se um dia for ler, faça de conta que é um livro independente, que não tenha nada a ver com a série, tipo outra história. Porque pelas resenha que já li, já percebi que não tem muito em comum com o que passa na tv.

    Adorei tudo de novo!!

    Bjkas


    ResponderExcluir
  7. Série badaladíssima do momento e ainda tem o livro sendo lançado simultaneamente. Quero muito acompanhar a série, mas, antes, preciso que algumas que acompanho entre em hiatus, e assim posso assistir tranquilamente. Não tenho interesso no livros.

    ResponderExcluir