quinta-feira, 8 de maio de 2014

Nós Vimos... - O Espetacular Homem-Aranha 2



Mais um filme de super-herói chega as telonas e se você achou que eu não iria falar sobre ele tem um recado para você: seja bem-vindo visitante, Ace falando de filme de herói é tradição! E o mês de maio continua com pique trazido por Capitão América 2 trazendo mais dois longas. O primeiro deles é O Espetacular Homen-Aranha 2: A Ameaça de Electro da Sony Pictures.

Peter Parker (Andrew Garfield) adora ser o Homem-Aranha, por mais que ser o herói aracnídeo o coloque em situações bem complicadas, especialmente com sua namorada Gwen Stacy (Emma Stone) e sua tia May (Sally Field). Apesar disto, ele equilibra suas várias facetas da forma que pode. No momento, Peter está mais preocupado é com o fantasma da promessa feita ao pai de Gwen, de que se afastaria dela para protegê-la. Ao mesmo tempo ele precisa lidar com o retorno de um velho amigo, Harry Osborn (Dane DeHaan), e o surgimento de um vilão poderoso: Electro (Jamie Foxx).

Começando pelas coisas boas. Pela primeira vez vemos o Homem-Aranha fielmente retratado em tela. Boa parte do filme vemos o herói salvando as pessoas, conversando com elas, sem se considerar o super-herói bonzão, e sim o cara que é amigão de todo mundo. Nesse filme, o título de “amigão da vizinhança”, realmente faz sentido. E o espirito bem-humorado do personagem? Mais vivo do que nunca, e isso gera varias cenas engraçadas no filme.
Os efeitos especiais são muito bem trabalhados, os truques de maquiagem aprendidos com a UETA foram fundamentais na composição de alguns personagens. As atuações são muito boas, mas infelizmente a caracterização dos personagens exige pouquíssimo dos atores, que se destacam apenas em alguns momentos.
Já a trama do filme e suas subtramas acabam desprendendo a atenção do que realmente importava, chegando a desperdiçar tempo em tela para explicar coisas sub-entendidas. Enfim, o ponto mais fraco, mas não ao único. Por esse excesso de informações algumas da próprias subtramas foram pouco trabalhadas e até mesmo jogada às pressas, principalmente se tratando dos vilões. Apesar de muito bacanas foram os mais prejudicados, mas conseguiram aproveitar o pouco que tem.
O filme ainda apresenta diversos outros elementos que entregam que ainda há muito potencial a explorar: o amadurecimento do herói, novos vilões, o emprego no clarim diário (apenas citado), possíveis aliados (?). É claro, todos esses pontos são mais fáceis de serem notados por quem já conhece o histórico do personagem. Mas estão lá.

Como um fã do Homem-Aranha, e também analisando-o como um filme a parte, achei o produto final bem morno, tanto no quesito adaptação quanto inovação. O filme é construído para ser visto em 3D, isso fica perceptível em várias cenas de ação onde há o efeito slow-motion que perdem metade da graça se você está vendo em uma sala convencional. O ritmo do filme não convence, e só melhora quando há ação envolvida. Não posso dizer que não me diverti nada com o filme. Até mais ou menos a metade, estava me divertindo bem, curtindo o clima descompromissado, mais próximo da essência do personagem. Mas conforme a história vai se desenrolando, vai ficando cada vez mais difícil manter o foco. Marc Webb e os roteiristas até tiveram culhões em algumas decisões, mas erraram a mão em alguns pontos. Em resumo: não achei o filme ruim, só não achei que foi lá essas coisas. Sinceramente Capitão América 2 é bem mais divertido, e espero que X-Men não me decepcione.

                                                                  TRAILER                                                                    

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro
Lançamento/Duração: 2014 - 142 minutos - Gênero: Ação
Direção: Marc Webb
Roteiro: Alex Kurtzman, Roberto Orci, Jeff Pinkner
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Jamie Foxx, Dane DeHaan, Colm Feore, Sally Field, Paul Giamatti, Campbell Scott, Felicity Jones



6 comentários:

  1. Tbm assisti \o/
    Gostei mais de Andrew como Homem-Aranha que de Toby Maguire... impossível levar Toby Maguire a sério com aquela cara de chorão hahahahahaha

    Quem não assistiu, assista!!!

    ResponderExcluir
  2. Oie Ace,
    Ainda não assisti nem o filme1, quem dirá o segundo kkk
    Gosto bastante de filmes de heróis, mas confesso que não estou tão empolgada para ver o homem aranha.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ace,
    Concordo com a Jois, também sou mais o Andrew do que o Toby como Aranha.
    Gostei bastante do filme, achei um tanto rápido também, mas melhor que o primeiro por ter mais ação. Vi em 2D e não senti problemas com as cenas em slow....
    Ainda não vi Capitão América, mas estou ansiosa por X-Men!!!

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é ter problemas, é não tirar todo proveito delas, já que em 2D elas não acrescentam nada ao filme. O novo aranha é sim melhor que o primeiro, mas como Peter ainda está um pouco descaracterizado. No entanto essa é a proposta, deixar mais jovial, então acertaram em cheio nisso. Quanto a velocidade eu achei realmente lento: ação empolgante no inicio e no final e o meio uma enorme barriga.

      Excluir
  4. Humm, sabe que eu nunca fui fã de super-heróis?! Não faz muito meu estilo, nem tenho assistido aos últimos filmes que abordam este tema, mas em compensação meu marido adora e j´ame disse que quer assistir este...

    Um beijo, Van - balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Ace,

    Apesar da sua resenha não tão positiva sobre o filme eu ainda fiquei curioso e também ouvi algumas positivas, mas gostei dos detalhes aqui apresentados..abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir