sexta-feira, 23 de maio de 2014

Resenha: Sombras de um Segredo















Título: Sombra de um Segredo
Editora: VivaLuz Editora
Autor (a): Berenice Germano
Número de Páginas: 329








Sinopse: UMA HISTÓRIA DE CORAGEM, AMOR E LEALDADE. Neste romance, repleto de ação e mistério, irmã Vitória abre a porta do tempo e nos convida a penetrar a Espanha do século 14. Na região de Castela, ao sul de Madri, em meio a chamas criminosas, a linda e jovem Raquel é arrancada de seu lar e começa uma fuga alucinante para salvar a própria vida. Dom Fernão - um nobre poderoso e enigmático - empreende feroz perseguição, enquanto controla os senhores daquelas terras com ardilosas manipulações, realizando uma verdadeira caça às bruxas. Fugindo sem descanso,Raquel não entende o que aquele homem tem contra ela. Qual o motivo de tanta hostilidade? O ódio e a violência deixam suas marcas. Contudo, a misericórdia divina é mais forte: no alto de uma colina, ela encontra um milagre, uma porta para a luz. Através das páginas deste livro, somos convidados a refletir sobre os efeitos nefastos do rancor e do desejo de vingança, que adoecem almas e destroem existências, acarretando dolorosas consequências para aqueles que os nutrem. Diante da vida, a fé firme em Deus sempre será fonte segura de esperança e forças para o espírito. Somente o amor a libertaria daquelas marcas.

Sombras de um Segredo é um livro que estou querendo ler desde o início do ano. A capa me atraía muito, mas era a sinopse que me fazia desejá-lo cada vez mais. Eu amo livros históricos e quando a trama é repleta de mistérios, com muitas reviravoltas, é impossível não me agradar. E, realmente, não desagradou.
Raquel é uma doce jovem, que vive com seu velho pai, Jacó, em uma vila na região de Castela. Ambos são muito queridos pelos moradores da vila, inclusive pela família de Dom Felipe, conde da região. Jacó possui um grande conhecimento sobre ervas e já salvou muitas vidas de doentes com seus chás e remédios milagrosos, conquistando assim o respeito e gratidão da população. Raquel, por sua vez, é meia e doce, e cuida de seu velho pai com muito carinho.
Porém há um homem que os odeia e que tudo fará para prejudicá-los. Esse homem é Dom Fernão, homem de meia idade, perigoso e cheio de segredos. Um homem que é capaz de eliminar sem dó aqueles que ousarem cruzar seu caminho e atrapalhar seus planos.
Sendo levado por um intenso desejo de vingança, Dom Fernão decide incriminar Jacó e Raquel de um incêndio na vila, onde muitas pessoas perderam tudo e somente a casa dos dois não foi consumida pelas chamas. Alimentando a mente das pessoas com boatos maldosos, Dom Fernão acusa Jacó e Raquel de bruxaria, obrigando-os a fugir da cidade e deixar para trás tudo que um dia possuíram.
Começa então uma verdadeira caçada para encontrar os dois fugitivos. A história de que dois terríveis bruxos estão sendo procurados assustam as pessoas e reduzem as chances de Raquel e Jacó passarem despercebidos. Espertos, decidem se disfarçar, conseguindo apagar seus rastros e conseguir uma determinada vantagem contra seus perseguidores. Mas eles sabem que é preciso ir cada vez mais longe, já que Dom Fernão não sossegará enquanto não os ver mortos.
Em paralelo a essa perseguição, vamos conhecendo a família do conde Dom Felipe e as relações entre eles e Dom Fernão. Felipe e Constância casaram-se por amor e dessa união nasceram três rapazes: Alejandro, Augusto e Carlos. Com o tempo o relacionamento entre Constância e o marido começou a ruir, ele passou a ter amantes e ela só se sentia verdadeiramente bem quando ele se encontrava fora de casa. O homem que ela amara não mais existia e entre os dois havia somente discórdia. A presença constante de Dom Fernão a incomodava, não só a ela mas aos filhos também. Apesar da hostilidade, ele fazia o que queria naquele lar e sempre estava mandando, agredindo e agindo de forma rude com todos. O ódio daquele homem parecia nunca ter fim e o conde e sua esposa pareciam ter algum tipo de segredo compartilhado por ele. Mas o que seria?
Esse foi um daqueles livros que não consegui parar de ler. Eu, que sou conhecida por dormir cedo, me vi indo dormir meia noite por que queria descobrir todos os mistérios que o livro continha. Me apeguei a cada personagem, em especial a Jacó, alma bondosa e que possuía um enorme coração. A humildade desse senhor e a gratidão a Deus que ele possuía me tocaram a alma. 
Experimentei todos os tipos de sentimentos ao ler o livro. Senti raiva das atitudes de Dom Fernão, me emocionei com as provações passadas por Raquel e Jacó, me solidarizei com o drama da condessa Constância e fiquei em êxtase com todas as descobertas finais. Esperava algo, imaginei várias coisas, mas nada do que eu achava realmente aconteceu. O final foi inesperadamente surpreendente, me trouxe lágrimas (de tristeza e de felicidade) eme fez refletir muito, principalmente sobre a ingratidão das pessoas. Passei o livro inteiro pensando no quanto as pessoas foram ingratas ao acreditar nos boatos maldosos sobre Jacó, mesmo ele tendo feito tanto por cada um deles. Partiu meu coração constatar como as pessoas são mal agradecidas e mesquinhas, condenando aqueles que tanto fizeram por ajudá-los.
Sombras de um Segredo é um livro de fácil leitura, com uma história que é fascinante e emocionante. A linguagem é simples, as descrições são na medida certa e não cansam o leitor. É um romance mediúnico, com algumas lições espirituais sutis e uma trama capaz de arrastar multidões. Mesmo que eu tente, não conseguirei passar nem metade do que senti lendo. Tudo que posso dizer é que esqueçam um pouco o preconceito com os livros mediúnicos e se entreguem a esse livro incrível!

11 comentários:

  1. Olá Neyla,

    Não conhecia esse livro a sinopse é boa e sua resenha mostra que o conteúdo do livro é bem escrito, mas não faz meu estilo de leitura, mas gostei de saber sobre o livro....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da capa desse livro e achei a sinopse bem interessante. Acho que a ingratidão é o pior dos defeitos. Pena que esse é o defeito da maioria das pessoas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Combinações bem interessantes e até singulares,
    fiquei super curiosa pelo enredo geral, suas impressões me deixaram mais do que interessada na história, ainda não tinha lido nada a respeito dele, mas me parece ser um bom livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Neyla!
    Já gosto de romances e mediúnicos ainda melhor.
    Fiquei encantada com o enredo e gostaria muito de um dia poder ter a oportunidade de apreciar a leitura.

    Agradeço a visita feita ao blog, obrigada!
    Bom final de semana!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.
    Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer.”(Bob Marley)

    ResponderExcluir
  5. menina o enredo promete conquistar e emocionar!
    gosto de romances médiuns
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oie
    amei a capa. Nunca me aventurei nesse estilo, mas fiquei curiosa para saber porque o tal do Dom Fernão detesta tanto a pobre moça. Ainda mais ao saber que o desfecho comoveu. Quero ler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Neyla!
    Não costumo ler romances espíritas, mas também gosto de romances históricos. Dica anotada!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Nossa gostei da resenha, não conhecia esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Neyla,
    não conhecia este livro, mas parece ser bom. Se dá para sentir todas essas emoções em uma leitura, vale a pena arriscar.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro. Apesar de ter gostado da sua resenha, acho que não leria a obra no momento. Minha lista de leituras está imensa já. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  11. No caso deste livro não é preconceito... É muita emoção pro meu coração!!!!
    Que resenha foi essa mulher???? Choquei.
    Não conhecia o livro e fiquei encantada com tudo! Principalmente com esse enredo todo e mais ainda com sua palavras para descrevê-lo.

    Adorei ♥

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir