quinta-feira, 5 de junho de 2014

Nós Vimos... - X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido



Os X-Men estão de volta ao cinemas, não só os novos, mas aqueles que o público se acostumou a ver nos cinemas com os filmes dirigidos por Brian Singer, que por sinal retorna a franquia para tentar organizar as pontas soltas deixadas ao longos dos filmes. Uma missão árdua. Quase impossível. Quase.

No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.



O filme conta com um elenco de primeira que faz toda a diferença. Embora não possamos elencar nenhuma atuação digna de um Oscar, todas elas dão liga e credibilidade para o longa. Os personagens são bem trabalhados e tem um foco maior na história do que apenas a ação. Mesmo os mutante que tem breve aparições são bem encarnados, com destaque para a teleportadora Blink no futuro e espetacular participação do velocista Peter Maximoff no passado. Por sinal, é impossível não rir de Maximoff e a combinação de poder e senso de humor. Por mim, teríamos uma participação maior do mutante.
A caracterização em ambas as épocas é muito bem produzida, tantos os uniformes do futuro quanto os detalhes dos anos 70, inclusive o presidente americano Richard Nixon. A fotografia ressalta as características de ambas épocas aumentando a sensação de opressão no sombrio amanhã e de liberdade e esperança na década do "paz e amor". A ação mesmo não sendo o foco do filme quando empregada é feita de maneira empolgante, embora algumas mortes não tenham o impacto que deveriam ter sobre o público por causa dos poderes ativos dos mutantes.
Apesar de ter uma das mais clássicas e importantes histórias do universo mutante da Marvel como base X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido segue um caminho próprio, utilizando alguns elementos como guia (deslocamento temporal, as sentinelas, Kitty Pride). O enredo, protagonistas e acontecimentos são totalmente diferentes, fazendo assim únicas cada uma das obras.

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido é um filme empolgante e divertido e consegue o fazer o que parecia impossível: dar um fechamento válido para os filmes antigos, apagando X-Men 3 - O Confronto Final da cronologia (inclusive com várias surpresas) e dando espaço para novos filmes com o novo elenco (a turma de X-Men - Primeira Classe). Senti falta de um time maior que desse mais ação ao filme, mas como um todo fiquei bem mais satisfeito que com o Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro. Até que estreiem os outros dois filmes baseados em quadrinhos previstos para esse ano (Tartarugas Ninja e Guardiões da Galáxia) X-Men fica atrás apenas de Capitão América - O Soldado Invernal no quesito diversão. 
A cena extra não dá muito a entender a quem nada conhece de quadrinhos e não tem ligação direta com o enredo do filme. Por sorte o diretor Brian Singer já adiantou o mutante que aparece em destaque na cena, En Sabah Nur - o Apocalipse, será o antagonista do próximo filme. Alguém tem dúvida que já aguardo ansioso?

                                                                  TRAILER                                                                    

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido
Lançamento/Duração: 2014 - 131 minutos - Gênero: Aventura
Direção: Brian Singer
Roteiro: Simon Kinberg, Jane Goldman e Matthew Vaughn
Elenco: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Ian McKellen, James McAvoy, Jennifer Lawrence, Michael Fassbender, Nicholas Hoult, Anna Paquin, Ellen Page, Shawn Ashmore, Halle Berry, Peter Dinklage, Omar Sy, Evan Peters, Josh Helman, Daniel Cudmore, Fan Bingbing, Adan Canto, Booboo Stewart, Lucas Till, Evan Jonigkeit

8 comentários:

  1. Não é o meu filme de herói preferido, talvez porque eu gostei muito do HQ e tenha ficado triste pelo o que fizeram com a franquia, mas tenho lido resenha positivas sobre o filme, então eu darei uma nova oportunidade.

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  2. eu acho q a franquia deu uma estragada, mas todo mundo falando bem desse filme. vou ver se dou uma conferida.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei muito do filme. Foi muito blá blá blá e pouca ação. Tem desenhos dessa "época" dos sentinelas q empolgou muito mais. Achei tão fraco quanto homem aranha (q eu não tinha gostado do um e só vi o dois pra agradar o namorado). E não sei se viu, mas tem uma cena de Xmen depois dos créditos de Homem Aranha 2.
    Eu esperava mais dos dois filmes.

    ResponderExcluir
  4. Oie Ace,
    não estava muito empolgada para ver este filme, mas que você disse que vai ser tão bom.... rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah, esse filme eh pra ser visto com meu filho,fã do Wolverine e do Magneto. Adoro me desligar da minha crítica por vezes mordaz, hahaha, e me entregar sem preocupaçoes alem da pura diversão.Qualquer hora vou ver, sim!

    Minha resenha novinha aqui: Ler para divertir

    ResponderExcluir
  6. Eu vi ontem, e embora não tenha sido o melhor no quesito ação, foi o melhor no quesito de junção e até emoção. Sou fã de X-Men e como vocês disseram, deu um fechamento válido, cada detalhe foi bem unido e mostrado de maneira coerente, aquele momento final, onde as cenas do passado e presente estavam dependentes para a salvação dos mutantes foi o mais empolgante. Amei.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. O filme deve ser uma prato cheio para o fim de semana! Eu queria muito poder ir ver, mas infelizmente só vou pode ir no final do mês e acho que até já vai ter saído do cimena. xD

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de X-men, só que ainda não tive uma oportunidade de ver os novos filmes, mas espero gostar deles.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir