segunda-feira, 28 de julho de 2014

Resenha: O Preço de Uma Traição

















Título:   O Preço de Uma Traição
Editora: Petit
Autor (a): Katia Eli Pereira e João Fernandes da Silva Júnior
Número de Páginas: 232







Sinopse: A obra vencedora do Concurso Literário Petit 30 Anos de Literatura – categoria romance – traz uma envolvente e atualíssima história. Richard é um homem rico, tem uma bela casa, uma carreira bem-sucedida e, aparentemente, uma família feliz. Porém, o dinheiro não compra a eterna felicidade e perturbações começam a surgir em sua vida. Rosana, sua esposa tão dedicada à família, sem motivo aparente, começa a dar sinais de depressão e inicia um processo de isolamento, afastando-se do convívio familiar. Anita – uma bonita e insinuante jovem – é contratada como babá para cuidar das filhas do casal. Porém, Rosana sequer imagina como esse “anjo mau” irá destruir a harmonia de seu lar. Anita, ambiciosa, seduz Richard, tornando-se sua amante. Ele não sabe, mas é médium e por suas ações inconsequentes, envolve-se em estranhos fenômenos.

Quando Richard e Rosana se conheceram, ainda muito jovens, se apaixonaram perdidamente. Ela era tudo que ele sempre desejou e juntos construíram uma bela família. Por conta da família, Rosana abdicou do trabalho e passou a cuidar exclusivamente da casa e das filhas. Essa rotina lhe fazia bem, afinal amava as filhas,  mas chegou uma época em que passou a se sentir um pouco frustrada. Nunca havia exercido sua profissão e isso muito a incomodava. Passou então a desenvolver um quadro de depressão profunda e, por vezes, mal saía da cama tamanha era seu desânimo e desmotivação.
De início Richard mostrou-se compreensivo, mas após um tempo a situação começou a chateá-lo. E as coisas pioraram depois que ele decidiu contratar uma babá para cuidar de suas filhas, já que não podia contar com a esposa no cuidado das duas. Após uma seleção, a jovem Anita foi a escolhida. Bonita e extremamente ambiciosa, ela logo decide que aquela casa é o seu lugar. De origem humilde, sempre sonhou com uma vida luxuosa e, ao conhecer Richard, decide que aquele homem e aquela casa serão dela. 
Por ser bastante simpática, Anita consegue conquistar a todos, menos a dona da casa. Rosana sente verdadeira aversão pela jovem, mesmo sendo tratada muito bem pela mesma, e o mesmo acontece do outro lado. Anita acredita que Rosana está apenas fingindo estar doente e que tudo que a patroa possui deveria ser dela. Cada dia mais decidida, ela usa de todas as suas artimanhas até, finalmente, conseguir seduzir Richard. Os dois dão início a um caso que, mais tarde, trará sérias consequências à vida de ambos.
O Preço de Uma Traição foi um livro que dividiu minha opinião. Eu gostei muito da história, achei a escrita ágil, bem dinâmica e, em nenhum momento, massante. Apesar de ser escrita por dois autores, não senti diferença alguma na forma de escrever e achei que a trama manteve um ritmo constante. 
Foram as atitudes dos protagonistas que, realmente, me desagradaram. Eu sei que se não houvesse a traição não teria história, afinal esse é o foco. Mas a forma como Richard se vê, como um homem que caiu em tentação, me tirou do sério. Anita usou suas armas para seduzi-lo, mas se ele se deixou levar foi por que quis e não por que ela o obrigou. Rosana também não conquistou minha simpatia e, muito embora não tenha torcido contra, também não torci para que ela e Richard se acertassem. Eu esperei mais atitude da parte dela durante todo o livro e, quando finalmente deu a volta por cima, foi tão forçado que fiquei decepcionada. 
O livro tem  mensagens belíssimas e a leitura foi bem rápida. Apesar das críticas às atitudes dos protagonistas, a história é muito bacana. Achei que teve emoção na dose certa e, apesar de não ter entrado para os favoritos, foi uma leitura agradável. Recomendo.


8 comentários:

  1. Não. Definitivamente não gosto de livro assim. Mesmo sabendo que sem traição não teria o livro. Esse não. Eu passo, rsrs.
    Amei a resenha e a sinceridade. O que me deixou uma margem grande para decidir.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Neyla, tudo bem?
    Concordo com você, ele é culpado pois aceitou ser seduzido. Eu acredito que ninguém pertence a ninguém, não existem amarras, só o amor. E quando ele acaba, acho que as pessoas deveriam ser honestas e se separarem, não precisa trair, não tem desculpas.
    Não conhecia o livro, parece ser uma boa leitura.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Neyla,

    Esse é ais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, mas confesso que não me chamou atenção....mas sua resenha esta ótima...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pela sinopse até tinha me interessado por esse livro mas depois de começar a ler sua resenha vi que não sou mto fã de livros que tem como tema central a traição e mesmo sem ler o livro fiquei com nojo e raiva dessa anita kkk
    Beijos,

    Amanda
    www.divaliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. hun, parece bom...
    a capa dele é bonita... mas não gosto de personagens passivos demais... não sei se é o caso da mulher de Richard...
    quem sabe eu leia algum dia...
    bj, Neyla :D

    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/07/lancamentos-v-editoras.html

    ResponderExcluir
  6. Já havia lido uma outra resenha desse livro, igualmente positiva,
    confesso que essa promessa de lições importante me atrai muito.. . Estou querendo lê-lo, mas infelizmente em minha cidade é muito difícil encontrar livros dessa editora, estou pretendendo comprá-lo pela internet, mas preciso escolher alguns outros para comprar junto, porque como moro em uma cidade do interior o frete é bem salgado.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tento evitar livros que foram escritos por dois autores porque temo sentir muita diferença na escrita e me causar confusão. Não posso negar que fiquei muito atraída - principalmente pela capa - e acredito que, como você também irei ficar bastante irritada kkkk.
    Beijos
    http://livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Neyla,
    Não costumo ler livros dessa editora, mas fiquei curiosa para saber as conseqüências da traição do protagonista. Dica anotada!!

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir