terça-feira, 29 de julho de 2014

Um Toque Masculino: Conhece o Catarse?












Se você assim como eu acompanha o surgimento de ferramentas na internet já deve conhecer essa marca aqui em cima e sabe a importância que ela tem para o desenvolvimento de projetos independentes (ou não) em diversas áreas. Se você ainda não sabe do que se trata o Cartase e está "boiando" no assunto, não se preocupe: é exatamente isso que irá descobrir ao continuar lendo a postagem.
O Catarse é uma ferramenta que possibilita artistas (músicos, autores, ilustradores), designers, gamers, empreendedores, ativistas, e quem mais tiver uma boa ideia conseguirem viabilizar financeiramente seus projetos através de financiamentos coletivos. A partir da identificação com o projeto qualquer um pode contribuir para que saia do papel. Mas isso não ocorre de qualquer maneira, muito menos o apoiador fica de mãos abanando.
Os projetos são enviados ao Catarse por realizadores de diversas áreas sendo que cada um deles é completamente responsável pelo seu projeto. Eles gastam um bom tempo preparando um vídeo da campanha, bolando recompensas atrativas (que variam a depender do valor investido) para oferecer aos apoiadores, pensando no orçamento do projeto (e na parte que passada ao Catarse) e em como comunicar-se para o público. Quando o projeto é aprovado, ele é aberto para a captação e os realizadores compartilham sua ideia para o mundo. Todos os projetos tem que ter um objetivo de arrecadação e um prazo (entre 1 e 60 dias). Se as pessoas gostarem do projeto, elas podem apoiá-lo financeiramente para que ele possa sair do papel. Quando acabar o prazo final, teremos duas opções, o que a gente chama de Tudo ou Nada. Se alcançada a meta o projeto é financiado. Caso não alcance, o dinheiro é devolvido para o apoiador.

São várias as categorias disponíveis com projetos dos mais variados: quadrinhos, livros, documentários, teatro, cinema, séries, eventos, circo, educação, jogos de tabuleiro. Com certeza você encontrará um que seja do seu interesse se procurar bem. Opções não faltam.
Alguns podem ainda não ter se dado conta da importância da ferramenta, mas o mercado já se deu conta disso. Empresas estão cada vez mais adotando o Catarse para trazer ao mercado novos produtos e/ou testar sua aceitação pelo público. E editoras e autores também já começaram a usar: a Editora Wish já arriscou seu primeiro projeto, a JBC (Editora de Mangás) teve sucesso junto com o Fábio Yabu na volta de seus combo rangers, e vários outros vem tentando. Isso pode fomentar não somente o mercado editorial, como tantos outros mercados.
Eu mesmo já apoiei três projetos (todos jogos, me julguem =p) e estou esperando a conclusão dos trabalhos para que sejam entregues de acordo o prazo. Por falar nisso: é importante o apoiador ficar de olho a todas as irregularidades no projeto para denunciar ao Catarse qualquer problema. O site não se responsabiliza pela entrega do produto oferecido, mas auxilia na cobrança dos direitos caso seja necessário.

Para conhecer mais sobre o Catarse, seu funcionamento e os projetos expostos lá acesse o site catarse.me. Você não vai se arrepender. Quem sabe não é a hora de tirar da gaveta aquele projeto em prática e colocar a mão na massa? Ou quem sabe aquele projeto que é a sua cara não está lá te aguardando para ser financiado?




4 comentários:

  1. Quando li "catarse" tinha certeza que já tinha ouvido esse nome em algum lugar e agora me lembrei de onde. Uma amiga minha, escritora, colocou o livro dela lá, como projeto e tudo mais. Ela me passou o link, mas nem me dei muito o trabalho de olhar além do que ela me passou. Agora vou até dar uma olhadinha.
    É algo bem legal, pois tantas ideias boas por aí, que não chegam a ser conhecidas por falta de oportunidade. 'Tá aí, curti. Vale a pena apoiar algum projeto de interesse, é ;P

    Abraços,

    Cabeças de Vento

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu já tinha ouvido falar em Catarse também, mas não lembro de onde, já estou indo dar uma conferida, adoro novidades.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2014/07/sorteio-de-um-diario-da-serie-diario-de.html

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço porque você me apresentou!!!
    Acho a iniciativa super válida. Apoio totalmente!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    já tinha ouvido falar em algo do tipo, mas não lembro se o nome era esse.
    Acho bacana a iniciativa, mas não sei se colocaria meu projeto em um site assim.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir