segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Resenha: De Volta à Caixa dos Desejos








Título: De Volta à Caixa dos Desejos
Editora: Tordesilhas
Autor (a): Ana Cristina Melo
Número de Páginas: 301







Sinopse: Prestes a completar 18 anos, Marília está no meio de um terremoto. Seus pais não param de brigar e parecem se encaminhar rapidamente para a separação. Como se isso não bastasse, sua própria vida emocional não anda lá muito tranquila. Às voltas com um namorado ciumento com quem não tem coragem de romper, ela vê nascer uma irresistível atração por outro garoto do colégio, enquanto enfrenta um estranhamento com a melhor amiga. Diante de tantos conflitos, só lhe resta apelar para a caixa de desejos que vó Laurinda lhe deixou antes de morrer e que sempre a ajuda a encontrar novos caminhos. Com um texto inventivo e saboroso, a escritora Ana Cristina Melo constrói com sensibilidade uma história envolvente de jovens reais e de sua passagem para a vida adulta, jovens que lutam para descobrir seu lugar no mundo: seus amores, suas paixões, sua vocação.

Se você leu a minha resenha de Caixa de Desejos certamente já sabe o quanto gostei da história que é leve e bem divertida (se não leu, clica aqui e confere). E com a continuação dele não foi diferente.
Em De Volta à Caixa dos Desejos, encontramos uma Marília, muito mais madura e com problemas bem mais difíceis de lidar do que aqueles que possuía quando tinha apenas 11 aninhos. Além do drama do vestibular, que deixa muita gente de cabelo em pé na hora de escolher o curso, ela ainda precisa lidar com as recentes brigas dos pais (por que seu pai não quer que a esposa trabalhe fora de casa), a chegada de Joca, sobrinho-neto de sua avó Ida, para passar uma temporada em sua casa e com um namorado mega ciumento.
Quando Marília começou a namorar Rafael não imaginava que o garoto fosse tão possessivo e ciumento. A situação entre os dois já não andava muito bem quando ela conheceu Pedro. Dono de um sorriso cativante e muito bonito, ela não entende como nunca antes o havia notado na escola. Ela se sente muito bem ao lado dele, algo que não acontece há muito tempo com Rafael. Aí você pensa comigo: é só ela terminar com o namorado ciumento e se arriscar com o gatinho da escola. E é o que ela realmente pensa em fazer, mas algo a impede de seguir em frente (e eu não vou contar o que é por que estraga tudo).
Mas nem tudo são problemas. Francine, sua meio irmã, está voltando para o Brasil após uma temporada em Paris. Ela sempre teve uma importância enorme em sua vida e seus conselhos sempre lhe faziam um bem enorme. Agora, mais próximas, Marília se sente menos perdida, mas nem por isso com menos problemas.
Com a vida de cabeça para baixo, Marília retoma a escrita no caderninho da caixa de desejos. Será que dessa vez ela também irá ajudar?
Com uma pegada muito mais juvenil, De Volta à Caixa dos Desejos é um livro surpreendente. Assim como o primeiro livro, esse continua a ser narrado em primeira pessoa, só que agora com uma personagem adolescente. As dúvidas e temores que angustiam os jovens são expostos de uma forma bem delicada, mas também divertida. É impossível não se identificar com Marília e seus "grilos".
A história é bem leve, porém ao contrário do primeiro, ele tem um pequeno tom de mistério e aborda a questão do ciúme. Gostei da forma como a autora desenvolveu o relacionamento entre Marília e Rafael, mostrando as consequências do excesso de ciúme. Amizade, lealdade e perseverança também são temas constantes no decorrer da leitura.
Gostei muito mais desse segundo livro. Achei a história mais envolvente, com assuntos atuais e uma trama bem interessante. Ana Cristina Melo, mais uma vez, me encantou com sua escrita ágil e a forma aberta como escreve. Com toda certeza lerei outros livros da autora.
Apesar da classificação infanto-juvenil, eu recomendo o livro para todas as idades. Porém, se quiserem ter uma noção mais exata de toda a história, comecem pelo primeiro livro já que nele conhecemos os personagens mais a fundo. Tenho certeza de que não irão se arrepender.

6 comentários:

  1. AMEI AMEI AMEI!!!!
    Ainda não li por falta de tempo, mas sei que vou amar quando ler!!!
    Se o primeiro eu gostei e você também gostou, e você gostou mais desse, achou mais envolvente, é claro que vou achar também!!

    Resenha lindinha demais da conta amiga!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Neyla! Eu gosto destes livros que trazem os protagonistas crescendo, assim podemos acompanhar suas experiências e passar mais tempo com um personagem querido, eu quero muito ler ambos os livros, suas resenhas fofas só me deixaram mais animada.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oie Neyla,
    menina não conhecia o livro, mas achei a minha cara rsrsrs
    Já estou indo anotar no skoob

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aaaai, como ficou linda a capa desta nova edição!!!

    Eu li os dois livros da autora na outra edição e amei, são muito fofinhos né. Estão aqui guardadinhos para minhas filhas lerem no futuro.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Neyla,
    Eu gostei da trama do primeiro livro, então sem dúvida vou querer conferir essa nova etapa da protagonista, já que podemos ver a evolução tanto dos personagens quanto da escrita da autora.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Neyla,

    Não tenho nem o primeiro e já tem o segundo...kk...mas pelo visto ambos são ótimos, fiquei curioso, gosto do estilo....excelente resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir