segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Ivvi


“Ivvi” é um livro de poemas que conta a história de amor entre o poeta e Ivvi, sua musa. A paixão do poeta, os encontros, os desencontros, as mágoas e toda a história são contados através de poemas extremamente líricos, dotados de musicalidade em cada verso, ornados com lindas rimas e elaborados com a mais preciosa métrica e ritmo, garantindo ao leitor um prazer a cada poema lido. A história é contada ao longo de cinco capítulos, terminando com uma bela e rara coroa de sonetos. Ivvi é um livro feito para ser degustado, poema a poema, seduzindo o leitor a cada pedaço dessa linda história. Como diz no próprio livro, são versos que vão te fazer suspirar!
Título: Ivvi
Editora: Pandorga
Autor (a): Leandro Andreo
Número de Páginas: 115


Meu gosto por poesias nasceu quando eu era ainda bem pequena e minha mãe lia Uma Palmada Bem Dada, da Cecília Meireles, antes de eu dormir. As rimas exerciam um verdadeiro fascínio em mim e, depois que cresci, adquiri o hábito de sempre ler um livro de poesia. Quando o Leandro entrou em contato comigo para falar de Ivvi, eu não imaginava o que iria encontrar e fiquei muito feliz com tudo que li.
Eu sei que muitas pessoas não curtem poesias por acharem maçante e, algumas vezes, repletas de palavras rebuscadas que fazem um nó em nosso cérebro. Fico imensamente grata quando encontro um livro com linguagem fácil e bela, com versos que emocionam e fazem refletir. E foi o que encontrei durante a leitura.
Ivvi é mais que uma reunião de poesias de amor. É um romance contado em forma de poemas, dividido em cinco partes: O Amor, Sobre Ivvi, Para Ivvi, Sem Ivvi e Coroa de Sonetos. Em cada uma delas vamos conhecendo um pouco mais sobre o relacionamento do narrador com sua musa inspiradora. Em certas passagens cheguei a ficar boba com a vastidão do sentimento dele por Ivvi. É intenso, por vezes até assustador já que ele se mostra tão apaixonado e submisso. E é difícil encontrar homens tão românticos e com sentimentos tão firmes. O narrador é um homem que se entregou ao amor e com isso irá experimentar tudo que ele poderá lhe proporcionar, do êxtase do amor reconhecido, ao desespero do sentimento perdido por aquela a quem jurou amor eterno.
Achei as poesias de Leandro de extremo bom gosto, daquelas que faz suspirar e sonhar acordada. A leitura é ágil e flui com muita facilidade. As rimas possuem uma deliciosa harmonia e a vontade que se tem é de recitá-las em alto e bom som para que todos aqueles também possam perceber o quão melodiosas são. 
É um livro fino, com uma diagramação extremamente linda e detalhes que fazem toda uma diferença na hora da leitura.  A editora está de parabéns pelo trabalho gráfico.
Sem sombra de dúvidas uma leitura super recomendada.


5 comentários:

  1. Neyla, com certeza o leria. Adoro essa temática de poemas! <3

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Neyla,

    conheci este livro hoje de manhã com outra resenha.
    Achei a capa linda, mas fiquei na dúvida se iria realmente gostar do livro

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Neyla! Eu não costumo ler livros de poesia, mas gostei de saber que a obra é de qualidade, se uma hora dessas eu resolver me aventurar por este tipo de leitura vou lembrar de sua dica.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Nossa, só 5 capítulos? O bom é que deve dar pra ler numa tacada só, né?! Eu amo poesias. Quando era adolescente eu escrevia um monte. Mas não faço mais isso....
    Gostei da dica, e fiquei curiosa pra ver essa história de amor contada em poesia!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  5. Olá Neyla,

    Não leio poemas, mas admiro muito e gostei de saber da qualidade do livro....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir