quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Anjo de Quatro Patas







Uma linda história de amor e amizade entre um homem e seu cachorro.
Neste livro, o escritor Walcyr Carrasco registra os momentos mais engraçados e comoventes vividos ao lado de Uno, um cão que, além de um simples companheiro, tornou-se um verdadeiro amigo, ensinou-lhe a enxergar as pessoas de outra maneira e, sobretudo, devolver-lhe a alegria de viver. Entre mordidas e lambidas, você irá rir e se emocionar com as aventuras desse anjo de quatro patas que renovou a rotina e os sentimentos de seu dono.


Título: Anjo de Quatro Patas
Autor: Walcyr Carrasco
Editora: Gente
Nº de Páginas: 200
"Só chora quem realmente amou, e sem amor a vida é apenas uma passagem desolada."
É ainda soluçando de chorar que começo a escrever essa resenha... Mas o meu choro é um misto de tristeza e alegria que só quem já teve um cachorro é capaz de entender a dor e a alegria que é relembrar dos momentos maravilhosos que eles nos permitem compartilhar quando vem morar em nossas casas.
Sou suspeita para dizer que amei o livro do Walcyr Carrasco. Quem me conhece (e acredito que até quem não me conheça muito bem) sabe que sou cachorreira de carteirinha. Daquela que anda com água e ração na bolsa na expectativa de encontrar algum animal faminto para alimentar. Então, como não gostar de “Anjo de quatro patas”? Mas não é só por isso que amei.
O escritor nos conta a história de Uno, o que por si só já era a garantia de ser um ótimo livro. Acompanhamos o nascimento de Uno, a chegada dele à sua casa, as peripécias de um husky arteiro e comilão (coitados dos patos do condomínio!!!), o poder de sedução de um verdadeiro cão com pedigree quando seduz a cadelinha virgem da vizinha, as demonstrações extremas de afeto de um animal extremamente carinhoso e, inclusive, a sua carreira como escritor.
"Sua presença me impediu que o deserto tomasse conta de mim, que me tornasse um ser estéril."
Além disso, o escritor abre o seu coração para nos falar sobre a perda de uma pessoa que amamos e sobre a sua solidão que é, aos poucos, aplacada com a presença de Uno. Em uma amizade construída entre silêncios, olhares, luz da lua e afagos. Como se sentir completamente só com a presença de um ser que exige a sua atenção e amor?
"Quem ama os cães sabe do que eu estou falando. É um sentimento profundo. Adoro agarrar suas patinhas. Abraçá-las. Encostar a orelha em seu focinho. Eu poderia contar mil histórias, mas todas terminariam falando do amor que se tem por um cão."
Muitos já passaram pela minha vida, hoje o meu anjo se chama Sadam. Ele me escolheu, literalmente, quando eu mais precisei acreditar que o amor existe. 
Se você ama animais como eu e o Walcyr, TEM QUE LER esse livro: é apaixonante. Mas se você ainda não se rendeu ao charme de um peludo, aí sim é que você PRECISA LER, para tentar recuperar o tempo perdido que você passou sem o convívio de um anjo de quatro patas.


7 comentários:

  1. Ai, histórias de cachorro sempre me fazem chorar igual uma criancinha. Amo animais e eles são companheiros pra tudo <3
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb choro horrores, mas n deixo de ler. Elas me fazem acreditar que os humanos um dia descobrirão como os animais são especiais.

      Adriana Medeiros

      Excluir
  2. Adri, parece totalmente emocionante, comovente e uma linda história, sem dúvidas.
    Poxa, que linda você, eu também faria a mesma coisa. Quando saio para algum lugar e vejo um cachorrinho parado com cara de cão sem dono, já quero dar água, ração e brincar com ele.
    Realmente, quem já teve cachorro sabe como é. Eu já tive e sei o quanto dói perder.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom encontrar mais uma viciada em cães!!! Faça sempre, e contagie as pessoas ao seu redor!!! Ah, e tenha outro sim, dê esse amor q vc tem para tornar um cão só seu.

      Adriana Medeiros

      Excluir
  3. Li esse livro no ano passado e me apaixonei por ele.
    Adoro animais e ler essa história linda do Walcyr foi um presente.

    Bjs!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriana. Adorei a resenha e com toda certeza irei ler. Sou apaixonada por cachorros e tenho um em casa que é como um filho! <3 Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir