segunda-feira, 13 de outubro de 2014

De Repente, Ana!



Ana decidiu viver permanentemente na Krósvia, e tudo está às mil maravilhas. Além do namoro cada vez mais sério com Alexander, ela tem um emprego fixo na embaixada brasileira e dedica parte de seu tempo às meninas do Lar Irmã Celeste. Mesmo cumprindo tantos compromissos sociais como princesa, Ana nunca foi tão feliz. Porém, de uma hora para outra, tudo muda. Seu pai, o rei Andrej Markov, sofre um grave acidente e vai parar na UTI. Não resta alternativa: Ana vai ter que assumir o trono da Krósvia e governar a nação. Pouco – ou quase nada – familiarizada com a função, ela vai precisar de ajuda não só para reger o seu país, mas também para manter perto de si aqueles que ama. Muita gente está interessada no seu fracasso.

Título: De Repente, Ana!

Série: Simplesmente Ana

Autor (a): Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 320


Quando soube do lançamento de De Repente, Ana! não fiquei muito animada. Li o primeiro livro, gostei da história, mas não entendi o motivo de ter uma continuação. Para mim estava bom daquele jeito, o final foi legal e tudo havia sido concluído da melhor maneira possível. Confesso que demorei a ler o livro por puro medo. Sabe a maldição da continuação? O primeiro livro é sempre bacana, mas o segundo vem e detona com tudo? Era o que eu achava que iria acontecer. Mas, o inacreditável aconteceu: eu gostei muito mais desse segundo livro do que do primeiro! E vou contar agora o por quê.
A vida de Ana parece estar totalmente nos eixos. De férias no Brasil com seu Alex, ela pode enfim matar as saudades da mãe, da avó e de Stela, bem como apresentar as belezas de seu país ao amado. Mas uma notícia lhe rouba toda a alegria das férias: Andrej, seu pai e rei da Krósvia, sofreu um grave acidente e se encontra entre a vida e a morte. Desesperada, Ana parte imediatamente para o país onde agora vive e fica profundamente abalada com o estado de seu pai. E, como se não bastasse todo seu abalo emocional, ela se vê frente a uma grande decisão: assumir o reino da Krósvia.
Claro que Ana não tem experiência alguma. Apesar de ser inteligente, ela é totalmente leiga nos assuntos que envolvem a Krósvia, mas precisa mostrar a todos que é uma boa líder. Você consegue imaginar Ana governando uma nação? Bom, se a sua resposta foi não, seja bem vinda ao clube. Por tudo que já conhecemos da Ana, sabemos muito bem que ela é uma pessoa que se deixa levar mais pelo coração do que pela razão e isso, certamente, não é algo que os políticos, sejam eles aliados ou adversários de Andrej, apreciem. Isso sem contar seu jeito atrapalhado que faz com que muitos acreditem que ela é um verdeiro fiasco e não tem condição algum de assumir um papel tão importante.
E, como se isso não bastasse, Laika (a nome de cachorro) resolve aparecer para tirar a paz de seu namoro com Alex e notícias maldosas são espalhadas pela imprensa, denegrindo a imagem da princesa. Pois é, Ana vai descobrir que, por mais que as coisas estejam ruins, elas sempre podem ficar piores. Ela precisa dar a volta por cima, resta saber como.
De Repente, Ana! é um livro delicioso! Como já falei antes, não esperava muito dele e acabei me surpreendendo. Ana está mais madura (por que, convenhamos: ela é muito dondoquinha no primeiro livro), a história tem um ritmo mais ágil e é inserido um mistério que deixa tudo ainda mais bacana. O livro ainda é narrado por Ana, mas dessa vez temos um diferencial: alguns capítulos são pela visão de Alex e eu achei isso o máximo! Já falei que adoro conhecer os dois lados de uma história e ter capítulos intercalados torna a leitura melhor, afinal você não fica preso apenas a um ponto de vista.
A escrita de Marina é incrível. Gostei do tom divertido que ela deu à trama (o que já é uma característica da autora) e da forma leve como conduziu toda a história. De Repente, Ana! é divertido, encantador e conseguiu me conquistar muito mais do que Simplesmente, Ana!. Devorei o livro em 1 dia e meio (e só demorei esse tempo todo por que precisava trabalhar, né?) e terminei com aquela sensação gostosa após uma leitura prazerosa. Foi uma baita surpresa e, muito embora ainda não veja uma necessidade de um terceiro livro (eu sei, sou chata mesmo), lerei o próximo com muito prazer.
Livro super recomendado!

10 comentários:

  1. Ai que alívio, Neyla!
    Estava morrendo de medo de ler esse livro justamente porque também não via necessidade de continuação. Fico tão mais aliviada de saber que você gostou mais desse do que do outro.
    Também gostei de saber que Alex tem voz aqui. Adoro essas coisas de POV's duplos também.
    Acho que agora posso tirar Ana da estante sem dor no coração. ahuahauha

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Neyla ainda não li o primeiro livro, mas tenho certeza que vou adorar este universo de princesa e príncipe encantado me anima demais, adorei sua resenha!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Já ouvi falar nesse livro quando fui na bienal, até mesmo vi a Marina autografando livros! Ela foi muito simpática! Gostei da sinopse!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ai Neylinha como eu quero esse livro!!!! amei simplesmente Ana e com a sua resenha deu para perceber que a sequência promete ser tão encantadora quanto o anterior!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Neyla

    Também achei que a continuação desse livro era desnecessária, mas tá todo mundo elogiando então estou mais segura de que posso ler sem medo.
    Laika está de volta? Que mulherzinha insuportável.
    Alguns capítulos são narrados pelo Alex? Ai que lindo!!!!!!
    Pretendo ler em breve.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  6. Oi Neyla.
    Eu li Simplesmente Ana e amei. Estava super ansiosa por De Repente Ana apesar de não ver necessidade de continuação, mas li tantas resenhas negativas que desanimei completamente da leitura.
    Sua resenha é a primeira positiva que leio, e agora acho que preciso ler, pelo menos a escrita da autora continua incrível e envolvente.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Neyla! O primeiro livro não atingiu minhas expectativas, mas quero conferir o segundo e ver se curto mais a leitura, se você achou este melhor, então quem sabe desta vez a trama me conquiste,

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Neyla! Que incrível coincidência! Comecei a ler Simplesmente Ana ontem e estou adorando! Bom saber que tem continuação e bom saber que é boa, apesar da cachorra oops, era só o nome rsrsrsrs

    beijocas, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga!

    Depois da novidade da Galera, estou pensando em arriscar a ler os livros da Marina de novo, em especial essa séria. Sua resenha me convenceu muito mais, afinal, você mostrou pontos que fiquei interessada, como o crescimento da Ana e esse mistério, não consigo conter a curiosidade! Enfim, vou dar uma chance, vai que mudo de opinião?

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Neyla. Adorei a resenha e com toda certeza não vejo a Ana a frente de um país! kkkk Ainda não li esse livro, mas ele já está na minha listinha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir