quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A Formatura











O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!

Título: A Formatura
Editora: Única
Autor (a): Joelle Charbonneau
Número de Páginas: 320


Estou assustada? Estou. Como a aluna mais nova da universidade, acho difícil acreditar que minhas ações possam mudar o curso da história do meu país. Que eu seja tão esperta a ponto de superar as ideias do doutor Barnes e de seus oficiais, e possa salvar vidas. No entanto, não existe outro jeito. As probabilidades são de que eu fracasse, mas mesmo assim preciso tentar.
A Formatura é o terceiro e último volume da trilogia distópica O Teste, iniciada com O Teste e seguido por Estudo Independente, ambos já resenhados aqui no blog. Por ser uma sequência, é possível haver spoilers dos primeiros livros mas evitarei ao máximo!
Vamos encontrar Cia após os turbulentos acontecimentos de Estudo Independente. Agora Cia sabe demais e não poderá fingir que nada está acontecendo. Divida entre uma rebelião prestes a ser deflagrada contra Tosu City e os organizadores do Teste e o desejo de proteger sua família, seus amigos e a sua colônia, Cia, mais uma vez, será peça chave para a destruição do Teste evitando que mais mortes de adolescentes inocentes, inclusive seus amigos, aconteçam.
Os desafios serão muitos e ela não esquecerá do conselho de seu pai: “Nunca confie em ninguém”. Mas dessa vez ela precisa de aliados para executar a tarefa final que a presidente Collindar lhe delega. Tendo que correr contra o tempo para pôr o plano da presidente em ação, Cia terá que escolher em quem confiar e terá muito pouco tempo pra isso. O coração e seus instintos ainda serão seus aliados para tomar decisões, mas ela terá que agir como uma verdadeira líder, muitas vezes agindo com a razão e sendo estrategista para conquistar o que deseja.
Ele me ensinou que mesmo o mais contaminado torrão de terra pode ser transformado em um lugar onde coisas vivas se desenvolvam, desde que alguém se dedique a essa causa. Está é a minha causa. Não posso fazer com que as plantas cresçam, mas posso me comprometer a eliminar a corrupção neste solo. talvez, se eu tiver sorte, algo forte e bom crescerá neste lugar.
Narrado em primeira pessoa por Cia, você acompanha, ao mesmo tempo, o seu dilema e seu amadurecimento na hora de fazer as suas escolhas. A vida de Cia não tem sido fácil e ainda não será agora, mas o amor de Tomas, a presença de seu irmão e a esperança de voltar para Cinco Lagos e rever a família e amigos, mais o desejo de vingar a morte de amigos queridos fará com que ela seja forte e não desista, mesmo quando não acredite muito em sua própria vitória.
Muitas revelações acontecerão ao longo da história, desde descobrir verdadeiramente o que é o Redirecionamento e o que aconteceu com os alunos vítimas desse processo à verdadeira personalidade dos líderes e mentores do Teste. Como sempre, nem tudo é o que parece.
Como em todos os livros, o símbolo da capa tem um significado, mas o dessa é muito especial, pois será o símbolo de uma nova era surgindo.
Cia foi fantástica! Da menina inocente do primeiro livro sobrou apenas os princípios, os quais nunca abandonou, e o amor por Tomas. Hoje, depois de tudo o que viveu, ela é uma mulher decidida, realista, estrategista sem ser insensível.
Mas nem só de Cia vive A Formatura. Stacia, Raffe, Will e Tomas também dão o tom da história. A amizade deles fortalece Cia nas horas difíceis e amor de Tomas, muito bem dosado, nos oferece cenas de um amor doce mas maduro.
Não tem nada que eu queira mais do que me sentir assim pra sempre. Permito-me mais dois beijos, antes de me afastar do seu toque. Se se tratasse apenas desse momento, eu me deixaria perder no abraço de Tomas. Se fôssemos apenas nós, esqueceria o que o amanhã pode trazer. Entretanto, quero um futuro que depende de nosso sucesso no que pretendemos fazer.
A história de surpreende a cada capítulo e confirma as minhas expectativas de que essa seria uma das melhores trilogias do ano! A minha expectativa crescia a cada página e o final foi surpreendente. A autora foi fantástica, fez tudo se encaixar e ainda trouxe elementos novos sem se perder, fazendo com que cada novo elemento, novo personagem tivesse uma razão de estar ali, contribuindo para algo melhor do que o esperado.
A Única está de parabéns!!! Não só pela bela capa, pela diagramação e revisão perfeitas mas, principalmente, pelo respeito aos seus leitores que não precisaram passar meses a fio esperando pala publicação dos três livros. Sou fã de vocês!!!!
Joelle deixa no ar a insinuação de que o mundo não se resume à Comunidade Unida. Será que isso é uma deixa para uma possível continuação???? Vamos aguardar.


9 comentários:

  1. Oi Adriana,
    buaa ainda não li nada da série. O primeiro livro esta em casa me esperando, mas ainda não consegui lê-lo.

    Este livro parece ser muito bom, o que me anima ainda mais para ler a série rsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa,

      vc não sabe o q está perdendo. eu literalmente devorei a trilogia!!!

      Adriana Medeiros

      Excluir
  2. Aiiiiiiiii, eu preciso ler logo!!!!
    Melhor trilogia do ano?? OMG!!!! Só tenho o primeiro aqui, mas vou encarar assim mesmo.
    Fim de ano é complicado, mas vai assim mesmo, nem que eu tenha que ler no banho, rsrs.

    Amei a resenha!!!!! Adriana arrasou!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uau... Melhor trilogia do ano foi forte, hein... Forte porque a agonia para ler foi enorme.
    Eu já conheço a trilogia só de ler resenhas, Adri, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum volume. É bem gostoso quando pegamos o suposto livro "desfecho" e temos uma história bem eletrizante e envolvente. Que bom se deixou aberto para uma possível continuação. Seria ótimo, rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei sim, é muito bom! Incrível, e o final é fantástico!!!

      Excluir
  4. Olá Adriana,

    Só leio resenhas positivas dessa série, e gostaria muito de ler futuramente.....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nem li a resenha nem a sinopse pq não quero nem um dedinho de spoiler, ainda não consegui ler O Teste mas, pretendo colocado entre os dez primeiros para 2015.

    Beijos.
    http://livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir