sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Ex-Patriotas


Já se passaram dois anos desde que o apocalipse de ex-humanos praticamente exterminou a raça humana. Dois anos desde que os últimos sobreviventes de Los Angeles foram reunidos pelo grupo liderado por Stealth e St. George, passando a viver entre as muralhas de sua fortaleza, o Monte. Durante esse tempo, os super-heróis lutaram com todas as suas forças – e contra inimigos poderosos – para garantir aos refugiados um mínimo de paz e esperança. Mas agora os suprimentos vêm se tornando cada vez mais escassos, e a horda de zumbis parece cada vez mais perto de invadir o último refúgio de Hollywood. Eis que surge um lampejo de esperança, quando um batalhão do Exército americano entra em contato com os super-heróis. E não é apenas um batalhão comum: os homens e as mulheres do Projeto Krypton sobreviveram à catástrofe mundial por serem supersoldados, criados para serem mais rápidos, mais fortes e mais inteligentes que qualquer outro espécime da raça humana. Mas um segredo sombrio e extremamente poderoso se esconde no coração do Projeto Krypton. Em quem os super- heróis deverão depositar sua confiança?
Título: Ex-Patriotas
Série: Ex-Heróis 
Editora: Novo Século
Autor (a): Peter Clines
Número de Páginas: 344


Após a eletrizante conclusão de Ex-Heróis, com a vitória sobre os Seventeens, a perda de um dos heróis e a descoberta da origem do vírus Ex, Stealth e St. George precisam lidar com as consequências de estar na liderança da resistência da humanidade. Os antigos membros da gangue do vilão Peasy que decidiram se unir aos heróis fizeram a população do monte aumentar e com isso o consumo de recursos precisou ser maior. Era preciso mais água, comida, segurança. A tensão de conviver com antigos inimigos fazia crescer o temos entre os habitantes, novas defesas precisavam instaladas para assegurar que a horda de zumbis ficasse fora do Monte. Ao passo que as responsabilidades cresciam, insegurança e outros medos passam a abalar os heróis. No fundo todos queriam um reforço na esperança.
E isso acontece quando o exército americano ressurge com seus próprios super-humanos. Mas talvez eles não sejam exatamente o que se esperava....
Através do mesmo esquema narrativo dividido entre capítulos do passado e do agora é que somos arrastados pela trama de Ex- Patriotas. No passado somos apresentados aos novos personagens, os militares do Projeto Krypton e tomamos dimensão do quão grande foi a onda de surgimento de super-seres (até o Vladmir Putin ganhou superpoderes), as corridas entre os países para conseguir os seus próprios campeões e o tamanho da expansão do vírus ex-humano. Além disse compreendemos alguns elementos que movem a trama. No agora acompanhamos os nossos cansados heróis enfrentando uma série de conflitos internos entre desejo de compartilhar o peso com alguém, confiar ou não em outras pessoas, ter ou não importância dentro de um grupo. E também tendo que lidar com uma possivél ameaça vinda por parte de seus novos aliados.
Enquanto o primeiro livro da série é movido em quase toda sua trama por ação e apresentação dos personagens, o segundo volume tenta torná-los um pouco mais densos e acrescentar um clima mais dramático e ligado a tensão. Os heróis estão mais humanos, com questionamentos e aflições, com desejos e paixões. Fraquezas que mostram que apesar de seus poderes eles são humanos. Mas seus inimigos estão atentos a tudo isso. Um clima de intriga, segredos, reviravoltas permeiam a maior parte da trama e apenas para culminar em um final repleto de ação daqueles dignos de cinema.
Como não poderia faltar, o livro faz diversas referências a cultura pop e ao mundo da cinematografia. Indo de citações diretas feitas personagens e outras sendo os próprios personagens. Quem não lê o nome Krypton e pensa no Superman ou compara um supersoldado do governo ao Capitão América?
Peter Clines conseguiu fazer uma continuação empolgante para a série, embora não tenha o mesmo ritmo eletrizante por conta do clima psicológico que permeia o livro. Sem dúvida a série Ex-Heróis consegue prender o leitor tanto pela diversão descompromissada quanto pelo fator multimidiático. É impossível lê-lo sem imaginar a história nas folhas de uma HQ, nas telas de cinema ou mesmo em uma série. Assim como o primeiro, o livro é altamente recomendado para quem é fã de super-heróis, para os de zumbis, para os de ação, para quem procura diversão descompromissada e para todo aquele que não quer perder um bom livro. Se ficar de preconceito vai deixar uma boa dose de diversão de lado.


7 comentários:

  1. Vixi!! Vixi!!! Só consigo pensar isso!!

    Ai, preciso ler este livro logoooooooooooo!!!!

    Adorei a resenha. E como não adorar?? Tem tudo que eu gosto!! Gostei desse esquema de mais ação no primeiro e mais psicologia no segundo. Chesus! O que virá no terceiro??

    Amei!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que demais.
    Gostei de conhecer esse livro, fiquei empolgada pra ler
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Oie Ace
    desde o primeiro livro tenho curiosidade de ler, mas não é aquela vontade enorme, sabe? Vou deixar para o ano que vem.
    Parabéns pela resenha.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    É muito legal quando a continuação de uma série mantém o nível, mesmo que o ritmo não seja igual ao do primeiro. Gostei da premissa da série e fiquei curiosa pelo livro.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha ouvido falar dessa série! Curti muito a temática, parece super interessante :D Agora fiquei curiosa pra ler, já que tem uns assuntos que curto bastante :D
    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ace,
    dessa vez vou deixar passar.
    Não me pareceu muito meu estilo de livro

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acho que nunca li nada parecido... Assistir filmes assim eu já assisti, mas ler não.... Acho que vou tentar qualquer dia desses. Se gosto dos filmes nesse estilo, devo gostar dos livros tb!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir