quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Fogo Fátuo


Fogo Fátuo, conto inicial da coletânea, narra a história de Gilmar da Silva, um ribeirinho que cuida de três netos, além da esposa, um dia seu amigo de longa data bate à sua porta, no qual jura ter visto uma criatura de fogo. Para convencer Gilmar da verdade, seu amigo propõe uma aposta para saírem à noite em busca da criatura. O que seria a visão? Realidade ou loucura de suas mentes? Seres de fogo, uma mensagem de outro mundo, um fóssil misterioso e até uma guerra iminente, são alguns dos elementos abordados. Tudo pode acontecer nas páginas desse volume.


Título: Fogo Fátuo
Editora: Novo Romance
Autor (a): Maurício Coelho
Número de Páginas: 170

                                                                            SKOOB

Fogo Fátuo foi um conto que eu não queria que terminasse. Sabe quando a história engrena, te prende e faz com que esqueça que é um conto? Ele é assim! Comecei a ler, fiquei vidrada na história e de repente... acabou! Minha primeira reação foi gritar: Como assim acabou? Não pode acabar dessa forma, eu preciso de mais. Ficou curioso? Pois vou contar um pouquinho da história pra vocês.
Gilmar é um homem humilde, que vive em uma casa à beira do rio junto com a esposa e os netos. Logo de imediato somos inseridos em sua rotina e conhecendo cada um dos moradores da pequena casa. Cada morador tem características marcantes e personalidades bem distintas, o que achei bem bacana. Mas, embora sejamos apresentados a todos, é Gilmar o grande foco da narrativa.
Em um dia pacato, Gilmar recebe a visita de seu amigo Ramiro e este lhe conta uma história bem fantasiosa, que logo de imediato deixa-o desacreditado. Não que Ramiro seja um mentiroso, mas como Gilmar pode crer que ele viu uma bola de fogo serpenteando nas águas do rio? Certamente o amigo estava vendo o que não existia. Porém, após a insistência de Ramiro, ele decide tirar a prova com seus próprios olhos. E o que ele encontra? Você vai precisar ler para descobrir.
Foi impossível não me deixar contagiar pela leitura. Logo nos primeiros parágrafos eu já me senti totalmente inserida na história. A narrativa do autor é ágil, bem fluída e extremamente simples. As páginas passavam praticamente sozinhas e quando o conto terminou, bom, vocês já sabem o que aconteceu. O livro é narrado em terceira pessoa e nos dá uma visão bem abrangente de tudo que se sucede no decorrer da trama.
O final foi surpreendente! O rumo que a história tomou foi totalmente o oposto do que eu imaginava, fiquei de boca aberta com o que o autor fez. Foi muito bem bolado e me fez pensar: Como é que eu não tinha pensado nisso antes? Li o conto duas vezes e penso em ler a terceira, afinal ainda estou inconformada.
Este é apenas um dos contos do livro e me pego imaginando se os outros possuem essa mesma pegada com um tom de suspense e mistério. Torço para que o autor tenha seguido por essa linha, certeza de que fará muito sucesso.

6 comentários:

  1. Oi Neyla,
    adoro quando isso acontece e o final é inesperado neh?
    Fiquei curiosa com o livro
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Neyla, quase te peguei pelo cabelo agora e rodopiei na parede. Aaaaaaaaaaaah... Raiva, mulher!
    (Tá, eu sei, não faria isso nunca, mas bem que você merecia, néeeeeee).
    Quando eu achei que você iria contar, você parou :(
    Mas acho que ele vai encontrar a bola de fogo também e o Ramiro vai acreditar no pobre coitado do Gilmar.
    Gente, que deliciosa parece ser a leitura desse conto, afinal, para você ler duas vezes.
    Fiquei curiosa para ler *O*

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ele pode ser adquirido no site da Editora Novo Romance ou no site da Livraria Cultura. A antologia contém 25 contos.

      Excluir
    2. Naaaat, bem que eu senti minha cabeça e o corpo doendo. Foi vc puxando meus cabelos e me jogando na parede em seus pensamentos, né?
      kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Vale MUITO a pena ler. É rapidinho e uma delícia, vc vai gostar. ;)

      Excluir
  3. Eu adoro contos Neyla e sempre me pego lendo algumas coisas assim, alias deveria resenha-los lá no blog com mais frequência, adorei eu adoro mistérios daqueles que te prendem do inicio ao fim!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir