quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Star Wars: Livro dos Sith

Ao longo dos séculos, à medida que os Lordes Sith ascendiam ao poder, alguns deles registravam sua filosofia e seus esquemas para assumir o controle da galáxia. Ao serem derrotados, esse conhecimento desapareceu. Ou, pelo menos, era o que parecia.
Seus escritos foram passados entre Sith selecionados - e até mesmo Jedi -, que acrescentaram suas reflexões a essas raras páginas. Na busca por domínio, Darth Sidious foi atrás do que sobrou dos cinco textos mais lendários do lado negro. A partir desse conhecimento, ele escreveu um sexto texto - seu próprio manifesto. Reunidos, esses documentos formam o Livro dos Sith.
Nele são apresentados os maiores mestres, o surgimento do clã, os armamentos, o vestuário, os segredos obscuros, entre outros.
Título: Livro dos Sith
Autor: Daniel Wallace
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2014
Páginas: 160



As origens e segredos do Lado Negro da Força. Tudo que que foi oculto agora é revelado graças a Luke Skywalker...
Star Wars: Livro dos Sith segue a mesma premissa do livro anterior - O Caminho Jedi - e expande a mitologia Sith na forma de uma coletânea de registros feitos por diversos Lordes Sith feito ao longo dos séculos reunidos por Darth Sidius ainda em sua juventude. E nesse pequeno detalhe reside a principal diferença entre os livros da Ordem Jedi e dos Sith: enquanto um é um compilado de doutrina com informações e ensinamentos necessários para todo um grupo, o segundo são arquivos não relacionados diretamente que mostram a história, habilidades e facetas do Lado Negro que segundo o Imperador são imprescindíveis para um Sith. Cada um dos autores - Sorzus Syn, Dath Malgus, Darth Bane, Mãe Talzin, Darth Plaegueis e o próprio Darth Sidius - acrescenta informações sobre a Ordem dos Sith. Desde quando ainda eram apenas Jedi Negros, passando pelo domínio e perversão de raças, técnicas e planetas, as guerras contra a República, até a a criação da regra de dois e a suposta extinção. Esses registros antes de serem reunidos passaram pelas mãos de outros personagens, incluindo Jedis, e cada um deles, incluindo o Skywaker, Vader e Yoda, fazem anotações "a mão" sobre detalhes narrados ao longo das páginas. Acrescentando assim mais informações e personalidade ao livro.
Além disso o livro contém diversos detalhes sobre a visão Sith da Força, seu código de conduta e seus preceitos, suas profecias, a construção dos Sabres de Luz e outras armas Sith, seus poderes e habilidades, hierarquia e divisões internas. Uma coleção de informações que somente os mais aficionados em Star Wars alegará já ter conhecimento. E pode apostar que muitos deles já terão sido tentados pelo Lado Negro e estarão mentindo descaradamente para não assumir a falha. 
No quesito gráfico Star Wars: Livros dos Sith consegue a proeza de ser ainda mais bonito que o O Caminho Jedi. Graças ao fato do livro ser uma reunião de escritos de diferentes épocas e pessoas cada uma dessas partes tem diagramação, cortes de página e artes diferentes tornando o livro verdadeiramente único. Graficamente o livro é impecável. Da capa dura ao tipo do papel, do corte das páginas e ilustrações e detalhes como esses acima, tudo é impecável. Novamente a edição nacional da Bertrand Brasil não deixa ABSOLUTAMENTE NADA a dever para a americana.
Vale ressaltar mais uma vez a seguinte questão: várias anotações no livro levam em consideração o material publicado no universo expandido (livros e também quadrinhos), que não é mais considerado canônico (parte da cronologia oficial), e com a chegada do sétimo filme - O Despertar da Força - muito disso poderá ser modificado ou desconsiderado. Por sorte, esse material referenciado está, após mais de 20 anos de sua última publicação, voltando a ser lançado pela Editora Aleph e nos quadrinhos pela Planeta DeAgostini. Mas ainda existe muita coisa perdida por aí, quem tiver interesse deve correr atrás!
O Livro dos Sith é mais que um livro obrigatório para quem curte Star Wars, é uma verdadeira peça de colecionador. E a coleção acaba de crescer, pois recentemente foi lançado O Código do Caçador de Recompensas (ainda me falta grana para comprar, então a resenha deve demorar). Desbravar a história dos inimigos da Força é com toda certeza fascinante, mas por mais tentador que o livro do Lado Negro seja, meu coração será sempre Jedi. ;)

12 comentários:

  1. Oi Ace.
    Tenho que confessar que tenho uma queda pelo Darth. Meu coração é do Lado Negro da Força! kkkkkk
    Amei esse livro, é simplesmente fantástico. Preciso imediatamente de um desses. Na verdade de toda a coleção, pois sou uma verdadeira vergonha. Acredita que não tenho nenhum livro ou quadrinho sobre o Star Wars. Sempre li emprestado e mesmo amando nunca adquiri os meus. Mas isso vai mudar e vai ser esse ano! kkkkk :D :D
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  2. Oie Ace,
    ohhh adorei, parece ser mto bom. Gosto bastante da saga e o livro me interessa.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Infelizmente este não é um gênero que me agrada mas a arte do livro está linda!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu nem preciso comentar que quero esse livro, né? Qualquer fã da série com certeza está louco por essa obra.
    O melhor de tudo é esse gráfico que está demais. A editora realmente caprichou na edição.

    http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bom?
    Nunca me interessei por Star Wars, mas esse livro parece muito bom. A edição está muito bem feita pelo o que posso ver.
    Gostei da resenha ^^ Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Sempre me interessei por Star Wars, mas vivo com preguiça de ver os filmes.
    Já tentei assistir, mas de uma forma ou de outra acabava parando antes da primeira hora do filme
    To só esperando sair verba pra comprar os livros ><
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ace, tudo bem?
    Adorei o post <3
    (se chegar outro comentário não repara, travou aqui hahahahhaahh)
    Tenho o livro e acho ele fantástico =3 só preciso ler o Jedi agora, adorei a forma como o livro foi feito, mesmo que algumas coisas não entre no universo principal, adorei os rabiscos, as imagens, só não gostei de comprar o livro e depois surgir uma promoção dos 2 por 29,90 hahahahahahahah
    Mas uma hora eu lei o lado dos Jedis (apesar de preferir os Siths hahahahah)
    Uma ótima tarde!
    [Resenha Literária #11] A Mão Esquerda de Deus – Paul Hoffman
    Top 5 - Como ganhar dinheiro na internet, o que saber!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ace ! Adorei a resenha.

    Digamos que eu descobri Star Wars recentemente e ando me interessando por esse universo, especialmente por ele estar sendo abordado em livros. Sua resenha veio no momento certo ! Espero pôr minhas mãos nessa coletânea (?) o mais rápido possível.

    www.apenasumahistoria.com

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bom? Adorei a resenha.
    NUNCA li nada de Star Wars, mas pretendo sim! E nossa, o que é esse livro, né?! Sempre fico olhando ele na livraria. Espero ler logo =D

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Ace tudo bem,

    Como já mencionei no seu blog, esse livro parece uma obra prima com ilustrações lindas, espero ler um dia....ótima dica...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Eu nunca tive um grande interesse por Star Wars, mas ultimamente venho tendo uma certa vontade de ler os livros, a edição desse livro é linda *-*
    Até mais!

    ResponderExcluir
  12. Oie Ace! :D
    Você viu a edição única que saiu pela Dark Side!? O.O Com o Darth na capa ( que não posso negar que tenho uma queda por ele! kkkkk ) Lindaaaaa! *-*
    Tenho certeza que Você vai querer comprar, eu ainda não li os Livros mas aquela edição eu to louca para ter! :D

    Abraços e até logo!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir