terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Belonave Supernova Vol.1












“Não existe a arma para acabar com todas as armas…”
Belonave Supernova. A maior e mais poderosa arma de guerra da Constelação do Sabre, capaz de sozinha definir qualquer conflito. Perdida por décadas, está prestes a ser encontrada por milicianos que irão usar o poder dela para tiranizar planetas e populações. A menos que um grupo de heróis possa impedi-los…
O universo de Brigada Ligeira Estelar orgulhosamente apresenta uma saga de vinte e seis episódios, na tradição clássica dos melhores animes de ficção científica e robôs gigantes. Belonave Supernova Vol. 1 traz os primeiros 13 episódios, com material suficiente para manter seu grupo ocupado por meses!
Título: Belonave Supernova Vol. 1
Série: Brigada Ligeira EstelarAutor: Alexandre Lancaster
Editora: Jambô
Ano: 2014
Páginas: 80


Sempre que falo sobre algo relacionado a Brigada Ligeira Estelar faço questão de relembrar e destacar o quão rico é o cenário, e insisto em falar de seu potencial para ser um produto multimidiático. Mesmo se mantendo ainda apenas como RPG, Brigada já apresenta um imenso número de possibilidades a cada detalhe apresentado, e é muito dificil quem se arrisca a conhecê-lo não desejar por algo mais. No entanto não esperavamos algo tão singular quanto Belonave Supernova.
Após apresentar o cenário e aprofundá-lo nos três primeiros livros, Alexandre Lancaster traz para o público um livro que irá envolver os jogadores em uma série de aventuras estruturadas como uma tradicional série animada japonesa com 26 episódios. Sendo as treze primeiras apresentadas no volume inicial de Belonave Supernova. 
A trama resgata todos os elementos que fizeram de Brigada Ligeira Estelar em tão pouco tempo um cenário instigante e tão querido entre os fãs: intrigas palacianas, aventuras no espaço, robôs gigantes, sabres de energia. Na história, um grupo de pessoas com habilidades distintas é acidentalmente colocado em uma verdadeira corrida contra o tempo para recuperar uma nave incrivelmente poderosa antes que ela caia nas mãos de milicianos inescrupulosos que pretendem utilizá-la para o mal. Os inimigos estão dispostos a tudo para colocar as mãos na Belonave Supernova, mas diversos coadjuvantes estarão prontos para auxiliar os heróis. Os jogadores serão, agora mais do que nunca, os verdadeiros protagonistas e suas ações mudarão para sempre a história do cenário. 
O enredo é dividido em três atos separados por dois pequenos interlúdios, sendo que o primeiro livro vai até os primeiros episódios do segundo ato, terminando em um momento crucial que ditará os rumos da sua metade final. Cada uma das aventuras apresenta estrutura fechada, mas ligados entre si, e seguem um divertido padrão de roteiro que permite o jogador entrar no clima de uma verdadeira série animada com direito ao angustiante: continua no próximo episódio. Mas é importante salientar que, apesar da de possuir uma estrutura pronta, as aventuras servem apenas de guia e também apresentam diversas soluções para se chegar aos finais propostos. Fica ao cargo do mestre seguir a risca ou soltar sua criatividade com maior intensidade na trama.
Uma diagramação funcional, ilustrações bacanas e textos simples e didáticos.

O padrão gráfico do livro segue com a alta qualidade empregada pela Jambô  Editora em todos os livros de 3D&T e Brigada Ligeira Estelar. O formato wide-screen permite uma boa utilização das imagens e caixas de texto com informações adicionais sem interferir no texto principal deixando a leitura dinâmica. As ilustrações encontradas durante todo o livro são todas excelentes e ajudam a dar o clima perfeito à obra. Parabéns a todos envolvidos nesse quesito!!
Não é preciso ser expert em RPG ou em Brigada Ligeira para poder reunir um grupo de amigos e se envolver nessa aventura. Basta apenas uma das pessoas (a que provavelmente fará o papel de narrador/diretor) conhecer as regras do jogo com o mínimo de domínio para garantir o controle de tudo e garantir a diversão de todos. O livro possui uma grande capacidade didática oferecendo constantes dicas e truques para construção da narrativa, e até aqueles com pouca ou nenhuma experiência poderão aproveitar plenamente tudo que Belonave Supernova tem a oferecer.
Para quem ache que os 13 primeiros "episódios" se passarão muito rápido, o autor ainda dá dicas de como criar episódios extras fora da saga principal, algo que acontece regularmente em animes: os conhecidos fillers. Com tanta possibilidade e adaptabilidade, Belonave Supernova tem a vantagem de tornar-se uma campanha diferente a cada mesa, criando algo único e particular para cada grupo.
Belonave Supernova é com certeza recomendado para quem já ficou curioso com os lançamentos anteriores, e também para apaixonar aqueles que ainda não tinham tido contato com o cenário. Para quem como eu é fã de Brigada Ligeira Estelar, esse é um livro imprescindível! Em breve a Editora Jambô lançará a segunda parte. ;)


3 comentários:

  1. Não conheço, mas parece ser bem interessante
    Acho que o meu irmão pode gostar

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ace,

    Como já mencionei algumas vezes, a cada resenha que leio sobre RPG, espero um dia poder entrar nessas aventuras também, mais uma ótima dica...abraço capitão!



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só montar um grupo, arranjar uns dados e começar meu caro ^^

      Excluir