segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Para Onde Ela Foi

Para Onde Ela Foi - Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.
Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.


Título: Para Onde Ela Foi
Autor(a): 
Gayle Forman
Editora: Novo Conceito

Páginas: 328


Quem leu a minha resenha de Se Eu Ficar sabe que eu gostei do livro com muitas ressalvas. Não foi uma história que me cativou, achei a Mia uma personagem sem graça e não senti sentimentos da parte dela para com Adam. Adam, por outro lado, se mostrou um homem apaixonado e foi somente por causa dele que consegui gostar do livro. Quando soube do lançamento de Para Onde Ela Foi fiquei bem ansiosa, afinal a narração do livro seria feita toda sobre o ponto de vista de Adam. Confesso que minhas expectativas não eram altas, mesmo com tanta resenha positiva, mas tinha esperanças de que ele fosse melhor. E realmente foi, porém não consegui ser arrebatada pela história novamente.
Para Onde Ela Foi se passa três anos após o acidente que mudou para sempre a vida de Mia. Nele encontramos um Adam diferente daquele rapaz do primeiro livro. Sua banda, a Shooting Star, alcançou o sucesso tão almejado, suas músicas são conhecidas por milhões de pessoas e eles venderam milhões. Fama, dinheiro, sucesso! Mas nada disso pode trazer brilho à vida de Adam, afinal Mia não está mais ao seu lado.
Após a partida de Mia para a Juilliard a relação entre ela e Adam sofreu um baque. O afastamento foi gradativo e, como era de se esperar, ele praticamente afundou. Entendam: além da música, Mia era tudo na vida de Adam. Em Se Eu Ficar já ficava visível que o amor que ele sentia por ela era algo inigualável e intenso, ele fria tudo para estar com ela. Em 3 anos as notícias que recebeu dela foram mínimas e ele não mais a viu. Porém o destino decide dar mais uma chance a esse casal e, em uma noite, ele a vê. Não ela propriamente dita, mas sim um cartaz informando que aquela noite ela faria uma apresentação. E o que ele faz? Decide assistir, claro!
Não precisa ser um mestre em deduções para saber o que vai acontecer a partir daí. Os dois se reencontram, saem juntos e começam a conversar sobre tudo que aconteceu. Logo no início você sente que há uma tensão no ar (afinal não foi pouco tempo o que eles passaram sem se ver, né?), mas o gelo vai se quebrando e as emoções aflorando. O que acontece após isso você terá que descobrir lendo.
Quando Ela Se Foi é um livro repleto de sentimentos intensos e eu não esperaria menos dele, afinal estamos falando de uma narração sob o ponto de vista de Adam e ele é pura emoção. Acho incrível a forma como a autora nos mostra o interior dele com tamanha facilidade que as vezes me senti uma intrusa lendo os pensamentos mais torturantes que ocupavam sua mente. Mia, infelizmente, continua a mesma pessoa sem graça do primeiro livro. Não sei quanto a vocês, mas eu não consigo nutrir simpatia por essa garota, não há aquela ligação que por ventura tive a sorte de ter com Adam.
Como já falei no primeiro parágrafo, infelizmente não consegui me envolver com a história. Sei que muitas pessoas devoraram o livro, mas eu levei 5 dias me arrastando com ele. Boa vontade eu tive, juro! E também não me faltaram incentivos e resenhas positivas para me deixar esperançosa. Porém não funcionou comigo.
As vezes acho que o meu maior problema é com a escrita da Gayle. Ela escreve bem, sabe como despertar sentimentos no leitor, mas suas histórias não conseguem me deixar vidrada, querendo ler o mais rápido possível para ver o que vai acontecer. Ainda pretendo dar mais uma chance à autora, afinal preciso saber se o meu problema é realmente com ela ou com esses dois livros específicos.
Apesar de não ter sido um livro tão bom para mim, eu recomendo a leitura para aqueles que leram o primeiro livro. Ele é melhor que Se Eu Ficar e, apesar de ter imaginado uma conclusão totalmente diferente e de ter achado o final meio forçado, achei bacana a forma como as coisas se desenvolveram até chegar àquele ponto. Vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões.

16 comentários:

  1. Neyla, tudo chegou em Para Onde Ela Foi?
    Nem terminei Se eu ficar. Que livrinho mais bosta.
    O outro lançamento da Gayle pela NC parece legal. O Léo leu e adorou. Oremos, haha.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei desse!!! Poxa, achei o Adam tão tchuco!!
    Que pena que não funcionou com você.

    Mesmo assim amei a resenha ♥

    Bjkssssssssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Ooi,

    Eu não li nenhum dos dois livros, fiquei com muito receio de ler depois de muitas resenhas negativas para a obra, dai eu pensei em assistir o filme e odiei, sério, achei muito ruim e daí larguei de vez.
    Vi muita gente falando sobre o livro ser muito sofrido por ser o ponto de vista dele, pode ser que mude e tals, mas mesmo assim vou fugir dele!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Neyla.
    Não li nenhum dos dois, e fiquei encucada para saber o motivo deles terem se afastado.
    Amei sua resenha amiga, ótima como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Tive um sentimento de amor e ódio com 'Se eu ficar' e também comecei 'Para onde ela foi' sem muitas expectativas. Diferente de você eu acabei gostando mais desse segundo livro, achei que muitos pontos foram explicados e torci pelo casal do início ao fim.

    Mil beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Gostei bastante das resenhas que li desse livro. Umas tem crítica positiva, outras negativas.
    Não tenho muito o que dizer dessa porque não li o primeiro livro, então...
    recebi um spoiler do final desse e só pretendo ler a duologia (esse nome existe?) por causa do final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. flor, eu gostei bem mais dessa trama do que se eu ficar, Adam foi um contador de histórias melhor
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Neyla, tudo bom?

    Estou com o primeiro para ler, mas falaram tão mal que estou com um pé atrás, confesso. Depois disseram que melhora um pouco no segundo. Está na lista do "lidos um dia" mas não posso opinar muito, afinal não li nenhum deles.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Neyla!
    Sabe, eu até gostei de Se Eu ficar... Também tenho algumas ressalvas, mas, no geral, acho a obra bem "fofinha". Aí que eu comprei esse segundo livro e confesso que ando com muita preguiça de começar a ler... Provavelmente porque não amei o primeiro... Mas agora fiquei curiosa! rs.
    Vamos ver se eu gosto mais, né?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Neyla! Este livro é pura emoção, o Adam consegue transmitir com maestria seus sentimentos, a Mia não, mas ele me fez sentir a agonia que vivia na pele. O outro da autora é muito bom, leia também.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bom?

    Adorei sua resenha! Eu só li Se Eu Ficar e to mega ansioso pra ler Para Onde Ela Foi, mas ainda não tive a oportunidade de adquirir o livro. Tá na lista!

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Que bom que esse conseguiu ser melhor que o primeiro. Eu ainda não li nenhum. Eu não iria ler, pois não iria comprar, mas como ganhei vou dar uma chance a autora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante de saber que esse livro é melhor que o primeiro mas desanimei ao saber que o primeiro não é tão bom.
    É uma história que eu tenho certa curiosidade, porém não sei se leria.
    Um dia talvez, mas no momento não é prioridade....
    Beijossss,

    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu também não curti tanto Se eu Ficar por causa da Mia e quero ler Para Onde ela Foi em breve. A protagonista pelo visto continua sem empolgar, mas quero muito rever o Adam. Gosto da forma com que ele se dedica ao amor e a música. Sei que Para Onde ela Foi tem seus problemas de narrativa, mas quero ler para fechar essa dualogia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Neyla,

    Li muitas resenhas positivas que me animaram com esse livro, pois achei o primeiro um pouco fraco, agora sua resenha me deixou com dúvidas, mas vou ler para ver....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie Neyla! :D
    Eu li Se Eu Ficar e gostei muito da história mesmo, quanto do Adam quanto da Mia! *-*
    Estou bem ansiosa para ler esse segundo Livro pois todos dizem que é melhor que o primeiro e mesmo Você não sendo capturada pela história também disse isso! Acredito que irei gostar bastante do Livro então, porquê gostei muito do primeiro!!!! *-*
    Quem dirá desse né!?

    Beijooos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir