quarta-feira, 13 de maio de 2015

Escambo de Livros - Navegue no Bem


Oi pessoal!

Quem me acompanha pelo instagram sabe que no dia 26/04 eu participei de um Escambo de Livros promovido pelo pessoal do Navegue no Bem. 
Sempre fui uma pessoa muito apegada aos meus livros e, mesmo quando não gostava do livro, deixava-o na estante tomando um verdadeiro chá de cadeira (ou de poeira se preferirem). Com o tempo fui percebendo que essa minha atitude era bem nada a ver e comecei a colocar alguns (bem pouquinhos). No início não foi muito fácil, mas depois que comecei a praticar o desapego tudo foi ficando mais fácil. 
Minhas trocas iniciais se resumiam ao PULA, Skoob e Livra Livro. Para minha sorte, conheci o Navegue no Bem, que é um grupo aqui de Salvador, que promove trocas de livros super bacanas. Essa foi a segunda vez que participei e fiz trocas incríveis. Aproveitei pra bater um papo com Maria Isabel, que é uma das pessoas que está a frente do movimento e vou contar para vocês um pouco da história do Navegue no Bem.
O Movimento nasceu no seminário do DIJ (Departamento de Infância e da Juventude) na Casa de Oração Bezerra de Menezes em Salvador, no mês de agosto de 2011. Na atividade de encerramento, o Prof. Ney Wendell organizou uma comissão com a proposta inicial de construir um blog para divulgar a ação social dos jovens no espiritismo para a sociedade, como um farol iluminando mais pessoas a se integrarem no fazer o bem.
Na primeira reunião, as coisas cresceram. Ao invés de divulgar uma doutrina, por que não divulgar as pessoas, inclusive os jovens, que lutam todos os dias a favor do bem, com ações criativas, ousadas e com energias para novos movimentos, e etc? Como poderia-se usar a rede social para unir estes jovens em prol de mais ações do bem? E assim nasceu esse movimento tão bacana!
Me encantei pelo projeto na primeira vez que fui levar meus livros para troca. Achei o pessoal super simpático e o fato de estarem a frente de uma ação tão bacana já ganhou mil pontos para a Grifinória (hahaha). E neste dia eles estavam com uma oficina de origami, distribuindo barquinhos de papel com mensagens lindas. Eu ainda tenho o meu guardado, acreditem! Achei tão delicado (quantas pessoas as vezes precisam de uma mensagem bacana pra tornar seu dia especial, né verdade?) que deixei guardado na minha caixinha de lembranças fofas. *-* 
Voltando ao escambo do dia 26/04: fui um pouco mais tarde por conta da chuva e carregada de livros. Levei 10 ao todo, alguns para doação e outros para troca. Não sei quanto a vocês, mas eu fico louca no meio de tanto livro. Quero ver todos, mexer e remexer, pegar, cheirar... é uma verdadeira relação de pura paixão (fez até rima). E tinham várias opções para todos os gostos e escolher aqueles que eu queria foi uma aventura deliciosa! Tinha até Nora Roberts nesse meio e é claro que peguei pra mim, né gente? Amo essa mulher! <3
O próximo escambo acontecerá no dia 31/05 no Dique do Tororó (pertinho da minha casa, ô coisa boa). Se você é aqui de Salvador e tem livros que não vai ler ou reler, ou que leu e não gostou tanto quanto imaginava, essa é a sua chance de fazer trocas bem bacanas e, de quebra, conhecer essa galerinha que é super simpática e aproveitar a paisagem linda do Dique.
Espero que tenham curtido. Aproveitem para conhecer e seguir o Navegue no Bem nas redes sociais:

10 comentários:

  1. Confesso que assim como você eu também era muito apegada aos meus livros, os que eu não gostava eu não lia e também não passava para frente dando a oportunidade de outra pessoa gostar e aproveitar mais do que eu k Ultimamente eu tenho praticado o desapego e passado para frente os que eu não gosto, apenas eles porque também tenho que ir aos poucos k, e vejo que vários tem gostado e apreciado o que eu não conseguia fazer! Achei muito legal essa atitude e é uma pena que aqui em Bsb não tem ou eu não tive a chance de ter contato ): E que essas trocas te tragam leituras incríveis e maravilhosas <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie Neyla,
    poxa que ação bacana. Não conhecia.
    Minha troca se resume ao skoob só, vou ver os outros que você comentou.
    Trocas pessoalmente nunca fiz, mas deve ser muito divertido.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Neyla,

    Muito legal esses eventos e encontros literários, que possui livros para troca é bem legal, gostei das suas e aguardarei as resenhas...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi neyla, muito legal isso. Acho válido para trocas e doações até porque eu também deixava na estante a agora troco para ler coisas novas! Parabéns pelo incentivo e continue! Quero ver se na minha cidade tem algo parecido com isso!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Achei isso muito legal e acho super certo trocar livro, pois muitas vezes depois que lemos acabamos deixando ele na estante en vez de passar para outro que quer.
    Infelizmente na minha cidade não tem isso, mas seria muito legal se fizessem eu com certeza iria lá trocar uns livros.

    ResponderExcluir
  6. Neyla!
    A ação deveria ter pontos em todos os estados, porque com certeza eu iria.
    Agora me conta como é feito o escambo... um livro por outro? Ou você leva os seus e tem direito de escolher os que quer?
    Muito interessante de verdade essa história do escambo...
    Desejo uma ótima semana!!
    “Busque sempre fazer as coisas com alegria, mesmo que sejam difíceis, dê o máximo de si, e acredite, isso muda o futuro.”(Allan Rocha)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Então, no escambo você leva seu livro e troca por qualquer outro que desejar. Tem livro de vários gêneros, muita opção bacana... gosto demais!
      Beijos

      Excluir
  7. Não pude ir ao Escambo mas pretendo me organizar para o próximo, estou aqui babando no seu livro Zona Morta.

    Beijos.

    www.notamentaal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar muito bem do Bezerra de Menezes e ainda não tive a oportunidade, mas tenho muito interesse em conhecer a casa deles, amo de paixão essa doutrina <3. Fiquei muito feliz em saber que eles divulgam o espiritismo dessa forma, juntando então fazer o bem + livros + espiritismo carambaaa três coisas que amo em uma só :O. Ainda não tenho muitos livros pra troca ou doação (imagino como deve ser a dor de ter que se ‘despedir’ dos livros no inicio rsrsrs), mas adoraria conhecer esse projeto, ME LEVAAA :D

    ResponderExcluir
  9. Acho esta ideia muito legal, queria que tivesse qui na minha cidade, mas ´uma pena que não tenham feito nada parecido.
    Você podia fazer um post incentivando as pessoas a fazer algo do genero na cidade deles, eu ia amar,
    beijos.

    ResponderExcluir