segunda-feira, 15 de junho de 2015

Morando Sozinha








"No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?’”
Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!
Título: Morando Sozinha
Autora: Fran Guarnieri
Editora: Belas-Letras
Número de Páginas: 160


Quando a Belas Letras anunciou o lançamento de Morando Sozinha sabia que aquele livro havia sido feito para mim. Não que eu vá morar sozinha, mas pretendo me casar esse ano e as dicas da Fran certamente serviriam para a minha futura vida de casada. Entendam: eu sou uma pessoa muito organizada ...cof-cof-cof...mentira gente! Eu sou desorganizada em vários setores da minha vida, acho que o única coisa minha que é organizada é o blog. Vergonhoso isso, não? Mas nunca é tarde para começar a fazer o que é certo e aprender a me colocar na linha. Portanto, mergulhei na leitura, certa de que alguma coisa de positiva eu tiraria dessa experiência.

Neste livro a Fran, do Morando Sozinha, conta para os leitores a sua experiência morando sozinha. Ela começa contando tudo desde o início, quando essa ideia era apenas uma ideia e ganhou forma com o tempo. Com um bom humor característico, vamos acompanhando tudo, desde como escolher o ap/casa que deseja morar, os móveis, a organização da vida financeira (isso é muito importante), dentre outras coisas que são peça fundamental para quem quer morar só. E quem pensa que tudo é muito fácil, está redondamente enganado.

Vejam bem, nós sempre idealizamos a nossa casa, a decoração, as mil e uma coisas que iremos comprar para decorá-lo, os móveis mega chiques que darão ao ambiente um charme a mais e aquele clima de aconchego...mas peraí, será que tudo vai ser assim, do jeitinho que a gente idealizou? Sonhos são de graça, mas a realização deles custa dinheiro e muitas vezes nossa casa dos sonhos, com nossos móveis dos sonhos custam bem mais do que o nosso bolso assalariado pode pagar.

Eu passei por algo parecido quando eu e Ace estávamos procurando casa para comprar. Ele é bem mais tranquilo que eu, do tipo que não idealiza muito as coisas e que tem o pé no chão. Eu sou o tipo sonhadora, que queria a casa dos sonhos, no bairro dos sonhos, num preço acessível. Claro que as coisas foram diferentes do que imaginei e, até encontrar a nossa casa, foi uma sucessão de pesquisas, de casas que eu amava mas que estavam com preço acima do nosso orçamento, choro (da minha parte, que achava que nunca encontraria uma casa que me agradasse e que tivesse um preço legal)... até que um dia ela surgiu. 
A primeira vez que entrei na minha casa me apaixonei. Claro que ela precisava de uns ajustes e, logo de cara, torci meu nariz para a cozinha (que era a coisa mais horrorosa que já havia visto em minha vida). Mas o restante da casa me fez soltar corações pelos olhos (hahaha) e decidimos que aquela seria a escolhida para ser nosso lar. <3 O passo seguinte foi decoração e, nesse ponto, ainda estamos empacados. Mas, como sou uma pessoa bem frufru, vou deixar que ele conduza e deixe a casa com a cara dos dois e não com o jeito de casinha de bonecas.
E por que estou falando tudo isso? Pra mostrar para vocês que o livro não serve apenas para aqueles que estão pensando em morar só. Serve para quem quer casar/juntar as escovas de dentes ou para quem quer apenas aprender a se organizar. Afinal, venhamos e convenhamos, organização é tudo na vida de uma pessoa. 
Um dos meus capítulos preferidos foi o das finanças. Sou bem econômica (sou pão duro, admito) e sempre procurei administrar bem o meu dinheiro, economizando e depositando o que sobrava para poder realizar planos futuros. Sempre deu certo e foi assim que aprendi a medir o que era importante e o que era apenas um capricho, afinal muitas das coisas que eu queria nem valiam apena serem compradas e me arrependeria depois.
Morando Sozinha é uma leitura rápida e super gostosa de fazer. Fran dá várias dicas legais que podem (e devem) ser usadas no nosso dia-a-dia. É feito na medida certa para você que quer ser mais organizado e agrada por ter uma linguagem jovial e sem rodeios. O fato da autora inserir muito das suas experiências torna a leitura ágil e ela pode ser feita, facilmente, em um dia. Gostei demais e recomendo a todos!

13 comentários:

  1. Neyla!
    Primeiro fico bem feliz por ter encontrando o cantinho de vocês e por saber que vão casar, feliz de verdade mesmo, porque acompanhei esse romance desde o início. Felicidade sempre para vocÊs!
    Quanto ao livro, sempre podemos aprender algo. Sou organizada em várias coisas, mas ao que se refere a esse negócio de casa...kkkkk Desastre total! Só depois de mais de 10 anos de casada foi que comecei a organizar mesmo as coisas da casa, Manoel é muito mais jeitoso que eu para isso..kkk
    E quanto as finanças... só de uns 3 anos para cá que estamos organizados mesmo, porque mesmo trabalhando em banco a vida inteira, tinha um pensamento bem diferente...gostava de gastar. Ainda gosto, mas agora só com o necessário.
    “A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.”(Joseph Addison)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Oownn meu Deus! Não podia ser mais fofo, né?
    Acompanho a Fran há pelo menos dois anos e, nossa... como o trabalho dela desenvolveu! Ela é uma inspiração pra mim.
    E você vai se casar, que coisa boa, parabéns! É super legal viver com quem a gente ama, você vai ver!
    Sobre o livro, quero urgente a minha cópia. Tá a carinha da Fran mesmo!! hehehe
    Bjsss

    www.vivendovivi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Também achei que as dicas do livros são muito válidas pra quem mora de casal ^^ quando me juntei também tive que planejar muito e a gente percebe que nem tudo pode ser como queremos por causa dos gastos.

    ResponderExcluir
  4. poxa vida preciso desse livro!
    estou prestes a sair de casa e nem sei cozinhar! adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  5. Você só pulou a reforma, né amor? XD Essa deu bastante dor de cabeça.
    Mas sim, amor da minha vida, nós vamos arrumá-la juntos e decorar de forma que fique com a cara do casal. Eu tou precisando ler o livro também para pegar algumas dicas principalmente na questão da organização financeira e planos a longo prazo.
    Gostei da resenha, meu amor!

    Te amo,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Neyla. Tudo bem?

    Admito que nunca acessei o "Morando Sozinha", mas vejo tanta gente falando desse blog e, agora com o livro, quero muito conhecer e saber como foi a experiência da Fran. Até mesmo para aplicar essas dicas na minha vida quando, eventualmente, começar a me organizar de verdade para morar sozinha.

    Felicidades para você em sua vida de casada <3

    www.apenasumahistoria.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Neyla. Tudo bem com você?

    Eu não penso em sair de casa tão cedo, apesar disso estar nos meus planos, com certeza. Mas em um futuro distante, no qual eu tenha meu emprego fixo e meu livro publicado hahahaha

    Acredito que esse livro seria uma boa base para eu começar a pensar sobre o assunto. Partido da autoria de alguém que passou por isso e tendo uma resenha tão positiva sua, com certeza me ajudará futuramente.

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Neyla,
    Que legal o modo que você adaptou as dicas do livro, que sei que, mesmo que não morando sozinha, tem muita coisa útil nesse livro da Belas-Letras!

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bem?

    Eu gosto do blog da Fran e achei esse livro um amor!

    A diagramação está linda! E acho bem legal ela dividir as experiências e dar dicas.

    Não pretendo morar sozinha ou casar tão cedo. Mas, esse livro eu compraria com certeza!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  10. Necessito desse livro, menina!
    A dificuldade de quem mora sozinha é um "baque" em todos os âmbitos da vida.
    Amei a resenha e as fotos, só me fizeram desejar ainda mais esse livro.
    Bjo,
    Carol.

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz que vocês tenham encontrado o ninho perfeito para vocês. Que o casamento seja eterno e cheio de felicidades!!!
    Em relação ao livro, entendo que tem dicas importantíssimas, mas confesso que ele não faz meu estilo. Pode até ser pre-conceito meu, mas não rola.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Já me disseram que o livro é legal, que traz muitas dicas úteis e legais, mas não faz o meu gênero de livro.

    ResponderExcluir