terça-feira, 18 de agosto de 2015

O Príncipe de Westeros e Outras Histórias


Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.

Título: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias
Título Original: Rogues
Autor(a): Neil Gaiman, Gillian Flynn, Scott Lynch, David W. Ball, Paul Cornell, Plyllis Eisenstein, Joe R. Lansdale, Patrick Rothfuss, Connie Willis e George Martin
Editora: Saída de Emergência - Páginas: 480
Lançamento: 2015


Canalhas. Personagens que amamos odiar e/ou que geralmente nos odiamos por amá-los tanto. Não adianta tentar negar, pois esse é um fato inevitável, bastante se responder: quem em sã consciência prefere Luke Skywalker a Han Solo, Jack Sparow a Will Turner, Jack a Sawyer, Wolverine a Ciclope? Seja ele herói, anti-herói, ou até vilão, esses personagens especiais acabam nos cativando,  e ficando para sempre gravados em nossas mentes, corações e pele no casos de algumas pessoas extremamente apaixonadas. 
A antologia de contos O Príncipe de Westeros e Outras Histórias reúne alguns nomes aclamados  e conhecidos do público, e outros nem tanto, em torno da posposta de mostrar o melhor dos canalhas. Antes mesmo de começar a nos deleitar nas páginas e histórias, somos agraciados por uma fantástica introdução ao tema por George Martin, um dos organizadores da obra, deixando clara a origem se sua paixão por personagens fora do patrão preto ou branco, canalhas em tons de cinza...
Sem se prender a um único gênero literário, o livro reúne contos que vão do mistério ao chic-lit, alguns brincando com múltiplos elementos, temperando as jornadas de seus canalhas com o sabor que mais agrada ao autor. Cada um deles enfatiza, destaca e reforça seu estilo ao criar sua obra especialmente pensada para a antologia. 
Alguns dos autores optaram por revisitar personagens e universos já conhecidos por obras anteriores, enquanto outros deram vida a novos amáveis vigaristas, golpistas sedutores e canalhas dúbios. A ação de escolher o conto favorito se torna quase impossível a medida que a leitura avança, não importa se já havia tido contato prévio com o trabalho do autor: mesmo os desconhecidos irão te surpreender com suas palavras. 
É preciso destacar que todos os autores são devidamente apresentados, com premiações e obras elencadas antes de cada um dos contos para que possamos conhecer um pouco mais sobre as mentes por trás da refeição que nos é dada. Sim. Digo refeição, pois cada um dos contos, apesar de curtos alimentam nossa alma, coração, criatividade e curiosidade. Não necessariamente tudo ao mesmo tempo, mas as vezes até mais do que isso.
Não há como falar de todos os contos em minúcias sem alongar a postagem ou entregar demais de cada estória, muito menos traduzir o que senti a cada leitura. O que dizer de Gaiman e seu jeito de viajar pelo onírico e pelo surreal, voltando a Londres de Baixo já vista em Lugar Nenhum. Ou mesmo das palavras dançantes, da maldade inocente e juvenil nas palavras de Patrick Rothfuss nos dando um pouco mais do personagem Bast, das Crônicas do Matador do Rei. Quantos elogios teria que fazer a Phyllis Eisenstein e seu bardo Alaric, a quem pouco conheço e já tando estimo. Como agradecer a Connie Willis por me fazer ler um chic-lit, algo que nunca achei que faria. Como expressar como me senti ao conhecer a escrita e estilo de Gillian Flin. Difícil dizer que não entendo todo aquele que já é fã Scott Lynch, e por aí vai...
O Príncipe de Westeros e Outras Histórias é uma obra que irá agradar - sem a menor sombra de dúvidas - os amantes da boa literatura. E digo isso sem restringir gêneros! Uma obra que recomendo para ler, reler, e expor em sua estante com o orgulho e o sorriso digno de um Canalha.



8 comentários:

  1. Olá,
    Eu não costumo ler obras do tipo, mas sempre procuro sair da zona de conforto e tentar ler de tudo, tanto que já solicitei livros da SdE e gostei muito, a verdade é que não tenho dúvidas de que gostaria desse, estou só esperando um momento propício pra ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, falam que os contos são ótimos.
    Estou querendo muito ler o conto do Neil Gaiman, tenho certeza que perfeito como são todas as suas obras.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei essa capa, ficou linda!
    Esse livro já esta na minha lista de desejos a muito tempo. Os autores são muito bons, preciso ler logo esses contos.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a ideia desse livro muito interessante. Gosto muito quando fazem um livro contos de alguma serie. Os fãs agradecem ne? rsrs
    Achei essa capa muito bonita!

    ResponderExcluir
  5. Ace!
    Gosto demais de contos porque podemos ter a visão de vários autores sobre um mesmo tema e aqui é um tema que adoro.
    E ainda mais organizada por George R.R Martin, deve ser muito bom mesmo.
    “A vida é muito importante para ser levada a sério.”(Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Amei a capa, achei muito linda. Não é muito o meu estilo literário, mas sou apaixonada por livros com contos, acho muito legal histórias curtas e que marcam.

    ResponderExcluir
  7. Como não se apaixonar pelo menos um pouco por um canalha literário?
    E esse livro já é um dos meus mais desejados.
    Estou louca para ler o conto Qual sua Profissão?
    Adoro um suspense! ;)

    ResponderExcluir
  8. A capa é maravilhosa! Gosto de livros com esse estilo, que reúnem contos com vários autores, são ótimos para que possamos conhecer novas caras da literatura. Me interessei pelo livro, parece ser muito bom!

    ResponderExcluir