terça-feira, 11 de agosto de 2015

Precisava de Você





Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.


Título: Precisava de Você
Autora: Pedro Guerra
Editora: Belas-Letras
Número de Páginas: 224


Esse foi um daqueles livros que eu estava aguardando ansiosamente. Conheci Pedro por conta da parceria com a Belas Letras. Ele sempre respondia os emails com bom humor e sempre foi (e continua sendo) um amor. Quando fiquei sabendo que ele lançaria um livro, fiquei na expectativa. Eu tinha certeza que encontraria uma história fofa, assim como seu autor. E não foi diferente!
Em Precisava de Você conhecemos a fofíssima Lola Tavares, uma garota sonhadora, que no auge dos seus 18 anos se apaixona platonicamente por um cara que viu rapidamente em um ponto de ônibus. Sim, é isso mesmo que você está lendo. Ela ficou encantada quando o viu e não parava de pensar nele, até que um belo dia ela se vê frente a frente com seu "muso", Gabriel Vegas.
Gabriel é um daqueles rapazes encantadores, com um sorriso lindo e um jeitinho que faz o coração de Lola bater mais forte. Porém, ele tem namorada e a garota é uma espécie de "amiga" de Lola. Como se não bastasse, ele não tem boas referências no quesito trato com mulheres. Mas Lola está apaixonada e você, eu e todo mundo (canta junto) sabe que uma garota apaixonada é cega. Os dois começam a ficar mais próximos, ele parece sentir algo por ela, mas continua lá, namorando com a outra menina. Até que um dia o namoro acaba. Sim, o caminho está livre para que ela possa tentar algo com Gabriel e, apesar de todo o código de honra da amizade (ou seja lá mais o que for), ela decide seguir o coração e viver esse romance.
Já começamos a leitura sabendo que tudo deu errado entre o casal. Pois é, isto não é um spoiller, afinal a sinopse já deixa claro que essa história se trata de um (des)romance. Através das lembranças de Lola, nossa narradora, vamos conhecendo essa história que poderia muito bem acontecer com qualquer uma de nós. Isto é, se já não aconteceu. Quantas de nós já se apaixonou e depois se decepcionou ao descobrir que aquele gatinho não era tudo que mostrava ser? Eu já e esse foi um dos fatores que me fez gostar tanto do livro: a possibilidade daquilo acontecer com qualquer uma de nós.
Logo de início eu não simpatizei com Lola, achei-a chata, imatura para 18 anos e, o pior, morria de raiva por ela se deixar iludir por um cara que tinha a palavra "cilada" tatuada na testa. Ai gente, não consigo ficar numa boa em ver alguma garota fazendo papel de boba. E o motivo disso é porque eu também já fiz MUITO papel de boba quando estava apaixonada (só de lembrar da vontade de agarrar meus cabelos e dar umas boas batidas de cabeça na parede - hahaha) e sei bem a sensação de tudo aquilo que Lola estava passando.
Eu estava com expectativas altíssimas e o livro não me decepcionou. A escrita de Pedro é uma delícia, bem atual, dinâmica e contagiante. As páginas praticamente viravam sozinhas e a história me prendeu do início até o final. E por falar em final, achei bem criativo o que o autor fez e serviu para aumentar mais meu apreço pela obra. Não foi algo surpreendente (pelo menos para mim), mas foi diferente e super condizente com o que ele apresentou no decorrer da trama. Adorei! Sem contar que o livro está lindo, cheio de frases lindas e detalhes que deixaram a edição perfeita demais!
Se você também gosta de um romance leve e com aquele frescor de juventude, com certeza vai se encantar por Precisava de Você. Recomendo.


9 comentários:

  1. Neyla!
    Bom quando nos identificamos com a protagonista, por já termos passado pela situação. entendi bem também os motivos de Lola e tudo pelo que passou.
    O livro parece doce e cativante.
    Uma semaninha mais que abençoada!
    “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.”(Machado de Assis)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Gente, é o resumo da minha história, kkkkk
    Conheci meu primeiro namorado do mesmo jeito, mais ou menos na verdade, eu no ponto indo pro curso, ele passava e se engraçava, e se mostrou um belo de um babaca, mas eu não demorei muito pra desapegar não, mas algumas consequências até hoje eu levo.

    ResponderExcluir
  3. Eu querooooooooooooooooooooooooooo!!!! Adorei a ideia do (des)romance!!

    Não entrei na seleção porque não estava conseguindo mais dar conta, e tive que escolher com quais editoras eu queria, mas doeu meu coração sair por causa do Pedro. Ele é fofo demais!!!

    Amei a resenha e amei o livro, amei a história.... Tudo, tudo, tudo!!

    Até divulguei o livro no blog, porque realmente achei lindinho demais!! Vou comprar logo mais!

    Bjksss

    Lelê

    ResponderExcluir
  4. Gosto de leituras que tenham um romance juvenil. Me faz lembrar de quando eu era beeeeem mais jovem,rs.
    Sem contar que é de um autor nacional. Gosto dos nossos autores. E fiquei curiosa em ler um romance do ponto de vista masculino.

    ResponderExcluir
  5. Oi Neyla, quando soube do lançamento não me interessei muito, mas comecei a ler as resenhas e mudei completamente de ideia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto a capa desse livro em algum lugar, não me recordo aonde.
    Mas achei interessante a historia, fiquei curioso para saber o que deu errado.
    Mas eu achava que esse livro era vermelho.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de ler romances adolescente.
    Gostei da historia, e estou curiosa para porque o relacionamento deles não da certo.
    E por ser um livro nacional me da mais animo para ler.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de sua resenha, e concordo com você, quem nunca se decepcionou com algum algum amor em dua adolescência.
    Acho que os jovens vão adorar essa leitura, vão se identificar bastante.
    Parece ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha e a história do livro, já passei pelo que Lola passou, se apaixonar por um cara que seja pura cilada, me encantei e quero ler esse livro o mais rápido possível.

    ResponderExcluir