terça-feira, 4 de agosto de 2015

Predestinadas

Cahill acabou de ser apagada da memória de Finn, o grande amor de sua vida. A responsável por essa traição foi Maura, uma de suas irmãs, e Cate está certa de que nunca vai conseguir perdoá-la. Enquanto isso, Tess, a caçula, está às voltas com visões cada vez mais assustadoras.Como se não bastasse, a Nova Inglaterra vem sendo tomada por uma febre mortal sem precedentes. Preocupada, Cate quer ajudar a todos, mas é impossível fazer isso sem revelar seus poderes e, assim, aumentar a fúria dos Irmãos da Fraternidade, os implacáveis caçadores de bruxas.Em meio a desavenças com suas aliadas em potencial, Cate terá que se desdobrar para conseguir prestar o auxílio que deseja, proteger Tess e Finn e lutar por uma nova ordem que permita que as bruxas sejam representadas no governo de sua cidade e não precisem mais se esconder.Predestinadas é o desfecho de uma saga permeada de delicadeza, cores, magia e fortes emoções. As irmãs Cahill terão que enfrentar os maiores desafios de sua vida, e o amor que sentem uma pela outra será fundamental nessa jornada.
Título: Predestinadas
Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas
Autor (a): Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 288


Me lembro como se fosse ontem do dia que terminei de ler Amaldiçoadas (2º livro das Crônicas das Irmãs Bruxas). A história foi perfeita do início ao fim e, na parte mais tensa do livro ela simplesmente acaba! Minha primeira reação foi gritar: "Cadê o resto do livro, gente?". A segunda foi ler o início do 1º capítulo de Predestinadas que estava nas últimas páginas para logo depois descobrir que foi a maior burrada da minha vida de leitora. O motivo? Ele só me deixou com mais vontade de ler, afinal o capítulo também terminava numa parte tensa. Esperar pelo terceiro e último livro foi algo meio desesperador, mas finalmente ele chegou e eu pude devorá-lo como se não houvesse amanhã. E a espera valeu muito a pena!
Antes de começar a ler, um aviso: esse é o terceiro (e último) livro dessa série fantástica e, possivelmente, você poderá encontrar possíveis spoilers dos outros livros. Portanto, se ainda não leu nenhum dos livros, pula para as minhas considerações. ;)
Predestinadas começa do mesmo ponto em que Amaldiçoadas termina: quando Maura apaga Cate das memórias de Finn e com a chegada das garotas fugitivas de Harwood ao convento. A dor que sente é terrível, afinal o que ela e Finn viviam era o amor mais puro e verdadeiro que podia existir e tudo isso foi apagado em questões de segundos pelos motivos mesquinhos de uma irmã invejosa.
Apesar de toda mágoa, Cate não pode se deixar dominar pelas emoções, afinal as coisas estão saindo do controle. As visões de Tess estão se tornando mais frequentes e têm mexido com seu emocional. Todas já sabem que ela é a bruxa mais poderosa citada na antiga profecia e alguém no convento está usando ilusões para deixá-la confusa e desacreditada entre as demais garotas.  Desde a morte da Irmã Cora a Irmandade tem se encontrado dividida. Muitas estão contra Inez e suas ideias extremistas. Mas há também uma parcela que está a seu favor e que acreditam que a vingança contra a Fraternidade é a melhor solução. E se a situação está feia dentro do convento, imaginem fora?
Desde a fuga das bruxas do hospital de Harwood e o ataque ao conselho dos irmãos, o cerco contra as bruxas está cada vez mais acirrado. Novas medidas são tomadas, a violência é extrema e, como se não bastasse, uma doença começa a assolar a população de Nova Londres. A febre, inicialmente, atinge apenas a população mais pobre, que vive à beira do rio. Mas com a falta de remédios, ela começa a tomar uma proporção maior e mais pessoas passam a ser contaminadas.
Uma guerra está por vir e a profecia, que antes parecia tão distante, mostra-se cada vez mais perto de se cumprir. Estará Cate preparada para lidar com tudo aquilo que aguarda a ela e suas irmãs?
Predestinadas foi um fechamento perfeito para uma série que, em minha opinião é incrível! A história me prendeu do início ao fim, eu não queria parar de ler porque precisava saber o que iria acontecer. E eu sou aquele tipo de leitora que se empolga enquanto lê, portanto gritos, socos na cama, ataques de raiva, lágrimas e risos nervosos não faltaram no decorrer da minha leitura. Desde o início, essa série mexeu muito com as minhas emoções e nesse livro não foi diferente. A narrativa em primeira pessoa sempre me fez sentir um tanto íntima de Cate e a sua dor muitas vezes se tornava minha, assim como os seus momentos bons também eram um pouco meus.
Depois de tudo o que aconteceu em Amaldiçoadas, eu achava que Cate iria perder o rumo. A relação com Maura, que já não era nenhuma beleza, se mostra ainda pior. Nós sabemos que Maura não é uma pessoa fácil de lidar. Egoísta, sempre cheia de caprichos e com uma necessidade de atenção que beira a chatice, a irmã de Cate finalmente encontrou seu lugar ao lado de Inez, uma mulher dura e que não mede esforços para conseguir aquilo que deseja. E, como Cate está contra Inez, é claro que Maura passa a vê-la como uma espécie de inimiga. Se as coisas entre as duas já estão péssimas, no decorrer da história só faz piorar. Porém, mesmo com toda dor, Cate conseguiu me surpreender e se mostrou forte em todo o livro. É notável o amadurecimento e o crescimento da personagem durante a trama e isso muito me agradou.
Predestinadas cumpriu bem o seu papel e encerrou muito bem essa série. Confesso que achei algumas partes um tanto corridas, mas nada que tenha prejudicado a minha opinião final a respeito do livro ou que tirasse o brilho do mesmo. Se você ainda não leu, leia! É uma das melhores séries da atualidade e com certeza vai te encantar!


10 comentários:

  1. Eu não conhecia esse livro. Fiquei um pouco confusa com a sinopse mas mesmo assim gostei do que li.
    Pra mim foi uma surpresa saber que fazia parte de uma trilogia e ainda que era o ultimo livro.
    Acho que vou ler esses livros, eu gosto muito de historia de bruxas.

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu te dizer uma coisa, fiz a mesma burrada, kkkkkk
    Fiquei revolts porque li só o primeiro capítulo e ainda não li o livro, não tenho ainda, e tô morrendo de ansiedade.

    ResponderExcluir
  3. Oie Neyla,
    menina estou doida para ler. Só li o primeiro da série e a amostra do segundo!
    Adorei!!!

    Muito curiosa para ler este lviro

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não li ainda essa série. Mas assim que der vou ler.
    E sei desse seu desespero em ler a sequência dos livros. Já passei por isso com outras histórias,rs.

    Acho todas as capas dessa série lindas! :)

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvir falar desse livro mas não sabia que fazia parte de uma serie.
    Gostei da premissa, li algumas partes da resenha para poder entender melhor a historia. Mas tive receito de receber spoiler por já ser o terceiro livro.
    Gostei do que li, pretendo ler esses livros futuramente.

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia esse livro, gostei da premissa.
    Adoro historia de Bruxas, então já fiquei bem curiosa para ler essa serie.
    Não puder ler tudo porque se não acabaria levando spoiler, mas já estou com esse livro. Ainda mais com você falando que é uma das melhores series da atualidade.

    ResponderExcluir
  7. Ownnn!!! Que delícia de resenha! Que delícia de trilogia!!

    O meu já está aqui, mas como eu ainda estou nessa de hospital, casa, hospital, casa.... Ainda não consegui pegá-lo. Mas quero muito!!!

    Amei a resenha!!!

    Bjkssssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  8. Neyla!
    Você coloca paixão em suas resenhas, adoro!
    Quero demais ler toda a série, acho o mote interessante e as capas belas.
    “A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  9. Oi Neyla, agora que a série já está completa, pretendo mesmo começar a leitura. Que bom que terminou de forma satisfatória, espero gostar também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa série, mas pela forma que você falou parece muito boa. Pulei pro final pra não pegar spoiler.

    ResponderExcluir